quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ATIVIDADES HISTÓRIA – ENSINO MÉDIO

1- Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
A) Foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
B) Ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, à partir desta para a América.
C) Como tantas outras invenções teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
D) Ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
E) De todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

2- Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
A) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
B) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
C) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
D) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
E) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

3- Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico:
A) A utilização de metais como cobre e bronze.
B) O nomadismo típico dos povos caçadores e coletores.
C) A revolução agrícola.
D) A revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.
E) A formação de religiões monoteístas.

- Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
A) Permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
B) Sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
C) Suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
D) A capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

5- A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:
A) Ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
B) Ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
C) Apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
D) Possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
E) Abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

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- A Mesopotâmia, estreita faixa de terras, foi assim denominada pelos gregos por estar entre os rios:
A) Assur e Lagash;
B) Tigre e Eufrates;
C) Nilo e Eridu;
D) Jordão e Kish;
E) Tibre e Akkad.

7- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte. - Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto." O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:
A) Corpus Juris Civilis.
B) Código de Hamurabi.
C) Código de Direito Canônico.
D) Código Napoleônico.

 

8- Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
A) A importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
B) A civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
C) A importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
D) Os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
E) A antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

9-  Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.
Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religião dos hebreus:
A) Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto, fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema. 
B) O Deus hebreu era transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza. 
C) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal. 
D) Deus para os hebreus era uno, soberano, transcendente e bom. 
E) Para os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte dela.

10- A sociedade hebraica teve a religião como suporte fundamental para a construção da identidade cultural.  Não se pode esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII a.C., que a religião:  
A) Era politeísta, tendo em Abraão seu grande líder e intermediário nas revelações divinas.  
B) Adotou a monoteísmo, com a liderança corajosa de Moisés, que enfrentou a perseguição egípcia.  
C) Dividiu-se em três: a dos essênios, a dos saduceus e a dos fariseus.  
D) Sofreu influência dos persas, acreditando na ressurreição da alma e no paraíso.  
E) Adquiriu um conteúdo ético, pois os profetas denunciaram as injustiças sociais.

11-  Região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.
O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
A) Fenício.
B) Hebreu.
C) Sumério.
D) Hitita.
E) Assírio.

12- Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:
A) Monoteísmo
B) Patriarquismo 
C) Monarquia
D) Arquitetura
E) Suas artes e cultura.

13- O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:
A) Passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais;
B) Ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza;
C) Adoraram a ideia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus;
D) Abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia;
E) Conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades  próprias dos homens.

14- Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:
A) Êxodo
B) Cisma
C) Diáspora
D) Sionismo

15- Quando Ciro, O Grande, conquistou para o Império Persa a cidade da Babilônia, ele libertou do cativeiro, imposto por Nabucodonosor, um conhecido povo antigo, habitante da região palestina. Qual foi este povo libertado:
A) Os fenícios.
B) Os sírios.
C) Os libaneses.
D) Os hebreus.
E) Os filisteus.

16- Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:
A) Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.
B) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
C) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
D) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
E) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.

17- Em relação ao pensamento científico e filosófico grego, é correto afirmar:
A) Os sofistas percorriam as cidades ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
B) A Escola Pitagórica acreditava que o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.
C) Na Grécia não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência.
D) Heráclito lançou as bases da concepção dialética do mundo ao afirmar que tudo está em movimento e transformação.
E) Todas as alternativas estão corretas.

18- A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:
A) A importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.
B) A democracia espartana era representativa.
C) A escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.
D) Os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.
E) Poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.

19- O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
A) Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B) Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C) Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D) Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.
 
20- Na Roma Antiga, a expressão "até tu Brutus?" foi atribuída a Júlio César que, de acordo com fontes históricas, a teria proferido no momento de seu assassinato, em 44 a.C. Nesse contexto da história de Roma, Júlio César tornou-se conhecido porque
A) Iniciou o processo de expansão romana, desencadeando as chamadas guerras púnicas, por meio das quais Roma se converteu em potência marítima.
B) Criou o primeiro código escrito, denominado "Leis das Doze Tábuas", que tratava de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.
C) Adquiriu grandes poderes e privilégios especiais, como os títulos de ditador perpétuo e de censor vitalício, suscitando lutas políticas pelo poder, sobretudo no Senado Romano.
D) Contribuiu, com as suas leis abolicionistas, para crise geral do escravismo romano, que abalou as atividades agrícolas de todo o Império Romano.
E) Propôs à Assembleia Romana o seu projeto de reforma agrária, limitando a ocupação de terras públicas aos cidadã.

21-"Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar, a luz e mais nada (...). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu." 
Os irmãos Tibério e Caio Graco, Tribunos da Plebe romana, pretendiam: 
A) Limitar a área de terras públicas (Ager Publicus) ocupadas por particulares e distribuir as mesmas aos cidadãos pobres. 
B) Limitar a área de latifúndios e distribuir as terras públicas aos Patrícios. 
C) Limitar o direito de cidadania romana aos habitantes do Lácio, Etrúria e Sabínia. 
D) Limitar a excessiva expansão territorial derivada de uma prolongada política de conquista e anexação de terras. 
E) Limitar a expropriação dos latifúndios e estabelecer propriedades coletivas. 

22- Quanto à história de Roma, pode-se considerar que:
A) Roma conheceu apenas dois regimes políticos: a República e o Império;
B) Na passagem da República para o Império, Roma deixou de ser uma democracia e transformou-se numa oligarquia;
C) Os irmãos Tibério e Caio Graco foram dois tribunos da plebe que lutaram pela redistribuição das terras do Estado (ager publicus) entre todos os cidadãos romanos;
D) No Império Romano, todos os homens livres – os cidadãos – eram proprietários de terras;
E) No Império Romano, a base da economia era o comércio e a indústria.

23- Sobre a origem do Feudalismo, é correto afirmar:
A) Ele teve início ainda no Império Romano, durante o governo do imperador Nero.
B) Ele começou no século XV, com o início das conquistas marítimas de Portugal e Espanha.
C) Ele teve início na África durante o século V e espalhou-se pela Ásia e Europa no século VI.
D) Ele começou a se formar na Europa no século V, com a invasão do Império Romano pelos povos germânicos.

24- Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?
A) A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas.
B) A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).
C) A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.
D) A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.

25- Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que:
A) A conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção do empreendimento.
B) A conquista da Baía de Argüim permitiu a Portugal montar uma feitoria e manter o controle sobre importantíssima rota comercial intra-africana.
C) A instalação da feitoria de São Paulo de Luanda possibilitou a montagem de grande rede de abastecimento de escravos para o mercado europeu.
D) O domínio português de Piro e Sidon e o conseqüente monopólio de especiarias do Oriente Próximo tornaram desinteressante a conquista da Índia.
E) A expansão da lavoura açucareira escravista na Ilha da Madeira, após 1510, aumentou o preço dos escravos, tanto nos portos africanos, quanto nas praças brasileiras.

26- O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente:
A) A posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.
B) O Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.
C) O desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.
D) A procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.
E) Essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

27- A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do novo mundo. Com respeito a esta "visão do paraíso" nos trópicos, é correto afirmar:
A) Os europeus esperavam encontrar monstros e outras entidades mitológicas, o que se confirmou na presença de animais pré-históricos e seres humanos estranhos.
B) Os temores com relação ao inesperado levavam muitas vezes os europeus a demonstrar uma violência desumana contra os nativos do chamado Novo Mundo.
C) As descrições dos novos territórios, com suas florestas exuberantes e seus pássaros exóticos, vinham confirmar as expectativas de descoberta do Paraíso na Terra.
D) O encontro com seres de uma nova cultura, em um ambiente natural diferente, criou um clima propício ao entendimento mútuo e ao respeito pela vida humana, como era pregado pelos religiosos europeus.

28- O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das monarquias absolutistas europeias. Uma das características do sistema mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como:
A) Os metais só tinham validade nas trocas comerciais entre as Metrópoles e suas Colônias.
B) Os metais só tinham validade para nações com grande capacidade de navegação, como Espanha.
C) A riqueza de uma determinada nação era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas.
D) A riqueza de uma determinada nação era determinada pela quantidade de metais preciosos que ela depositava nas bolsas de valores de outras nações.

29- O Renascimento foi o período de renovação de idéias. Teve início na Itália e depois se espalhou pelo Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade grego-romana chamados de humanistas.
O Renascimento teve como características, EXCETO
A) Inspiração na Antiguidade Clássica
B) Valorização do homem
C) Desejo de romper com a cultura Medieval
D) Valorização da cultura teocêntrica

30- Ousados foram os artistas do Renascimento, que inventaram novas formas, cores e idéias e que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “Primavera” são, respectivamente, obras de:
A) Leonardo da Vinci – Michelângelo – Botticelli
B) Michelângelo – Rafael – Leonardo da Vinci
C) Botticelli – Michelângelo – Rafael
D) Leonardo da Vinci – Donatelo – Michelângelo

31- Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
A) O Príncipe - Shakespeare
B) Dom Quixote - Miguel de Cervantes
C) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan
D) Hamlet - Dante Alighieri
E) Utopia - François Rabelais.

32-Vários artistas italianos se destacaram no Renascimento Cultural. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de artistas italianos renascentistas?
A) Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto.
B) Pablo Picasso, Van Gogh, Galileu Galilei e Lucas Mantovanni.
C) Pitágoras, Renoir, Portinari, Monet e Laurentino Schiatti.
D) Lucas Mantovanni, Pablo Picasso, Monet, Girondinelli e Renoir.

33-  Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?
A)  França
B)  Itália
C)  Espanha
D)  Holanda

34- Qual das alternativas abaixo aponta uma das causas da Reforma Protestante do século XVI?
A) O enfraquecimento da burguesia comercial no século XV.
B) A crise enfrentada pela Igreja Católica desde o final da Idade Média.
C) O fortalecimento das religiões politeístas na Europa desde o começo da Idade Média (século V).
D) A Peste Negra do século XIV que afastou a maioria dos europeus da Religião Católica.

35- Sobre a Reforma Luterana é correto afirmar:
A) A Reforma Luterana teve início na Inglaterra e teve forte apoio dos camponeses e monges franciscanos.
B) A Reforma Luterana foi idêntica à Reforma Calvinista, pois ambas eram contrárias a grande parte dos valores cristãos.
C) Lutero condenou os dogmas da Igreja Católica, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria apenas pela fé.
D) Ela teve pouco impacto na Europa no século do século XVI, pois quase ninguém aderiu aos ideais de Martinho Lutero.

36- As civilizações pré-colombianas que se desenvolveram na região da Mesoamérica (onde hoje está parte do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua) – civilização asteca e civilização maia – foram consideradas bastante avançadas para os europeus que com elas travaram o primeiro contato. Aponte a alternativa abaixo que contenha alguns dos aspectos definidores desta característica de “civilização avançada”:
A) Astecas e maias possuíam uma sofisticada tecnologia de navegação ultramarina que possibilitou a exploração das regiões litorâneas da América do Sul.
B) As grandes cidades destas civilizações, como Teotihuacán, possuíam um grande sistema de infraestrutura, tendo desenvolvido grandes templos, grandes vias e praças para comércio e comportavam até mais de 100.000 habitantes dentro de seus domínios.
C) Astecas e maias não faziam sacrifícios cruentos (morte de pessoas ou animais), pois já havia entre essas civilizações um avançado sistema religioso, como o Cristianismo e o Budismo.
D) Essas duas civilizações tinham em comum o fato de possuírem um sofisticado sistema astronômico e um exímio domínio da pólvora.
E) As cidades pré-colombianas da Mesoamérica não tinham templos grandiosos, pois haviam concebido um tipo de estado laico, com administração burocrática isenta de interferências religiosas.

37- A civilização maia, floresceu na região que hoje corresponde ao(s):
A) Uruguai, Argentina e sul do Chile.
B) Paraguai e Bolívia.
C) Brasil e Venezuela.
D) Norte de Guatemala, Honduras Britânica e sudeste do México.
E) Andes peruanos.






Gravura de Potosí, localizada no Vice-reino do Peru, durante a colonização espanhola


38- Potosí foi um dos principais locais de exploração de riquezas naturais utilizadas pela coroa espanhola durante a colonização da América. Em Potosí, os espanhóis fizeram com que os indígenas extraíssem cerca de metade:
A) Do ouro explorado nas Américas.
B) Do mercúrio necessário à obtenção da prata.
C) Do sal comercializado na Europa.
D) Dos diamantes que enriqueceram a coroa espanhola.
E) Da prata conseguida pelos espanhóis na América.

39- Assinale a opção que contém um dos objetivos de Simón Bolívar:
A) Emancipar a América Latina como uma associação comercial unitária, que, posteriormente, daria a origem à ALALC.
B) Desenvolver a industrialização no continente sob a hegemonia norte-americana para fazer frente à forte economia inglesa.
C) Desenvolver a solidariedade continental em torno da hegemonia do Canadá, estabelecendo um intercâmbio direto deste com todos os países latino-americanos.
D) Estabelecer uma política separatista respeitando as diferenças culturais e até linguísticas entre os países latino-americanos.
E) Criar uma Confederação dos Estados Americanos face à possível contraofensiva da Europa apoiada pela Santa Aliança.

GABARITO EXERCÍCIOS DE HISTÓRIA

01-D
02-E
03-C
04-A
05-C
06-B
07-B
08-C
09-E
09-E
10-E
11-A
12-A
13-C
14-A
15-D
16-B
17-E
18-E
19-C
20-C
21-A
22-C
23-D
24-A
25-A
26-A
27-C
28-C
29-C
30-A
31-B
32-A
33-B
34-B
35-C
36-B
37-D
38-E
39-E






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