1. Os gêneros literários são
empregados com finalidade estética. Leia os textos a seguir.
Busque Amor novas artes, novo engenho,
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.
(Camões, L. V. de. Sonetos. Lisboa: Livraria Clássica Editora. 1961.
Fragmento.)
Porém já cinco sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca doutrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece.
(Camões, L. V. Os Lusíadas. Abril Cultural, 1979. São Paulo. Fragmento.)
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação
dos textos.
(A) Épico e lírico
(B) Lírico e épico
(C) Lírico e dramático
(D) Dramático e épico
2. Sobre os gêneros
literários, afirma-se:
I. O gênero dramático abrange textos que tematizam o sofrimento
e a aflição da condição humana.
II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.
III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.
IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.
II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.
III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.
IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) III e IV
(B) I e IV
(C) I e II
(D) II e III
3. Identifique a
alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
(A) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
(B) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e
do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
(C) Universalismo e racionalismo.
(D) Formalismo e perfeccionismo.
(E) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.
4. Assinale a
alternativa falsa,
sobre Monteiro Lobato:
(A) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca
Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador de casos”
(B) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a
devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada
(C) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase
sempre finais trágicos e deprimentes
(D) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da
agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café
5. Nas duas primeiras décadas de
nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes
entre si, têm como elemento comum:
(A) A expressão de aspectos até então negligenciados da realidade
brasileira
(B) A prática de um experimentalismo linguístico radical
(C) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante
(D) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico
(E) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão
6. Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a
natureza:
(A) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos
humanos do autor
(B) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do
determinismo cientifico de fins do século XIX
(C) é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona como
elemento determinante da ação
(D) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que
podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados
(E) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contraste entre
o meio inerte e o homem agressivo.
7. A obra de Lima
Barreto:
(A) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da
nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa
problemática
(B) É pré- modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande
consciência critica de problemas brasileiros
(C) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada
precursora do romance regionalista moderno
(D) É considerada pré- modernista, uma vez que reflete a vida urbana
paulista antes da década de 20
(E) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e
ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira
geração modernista
8. No inicio do
século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus
trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental
com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo
uma nova concepção do amor e da mulher.
(A) Falso
(B) Verdadeiro
9. Assinale a afirmação falsa
sobre as cantigas de escárnio e maldizer:
(A) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas
dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da
linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
(B) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos
sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as
mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios
poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a
corrupção e a própria arte de trovar
(C) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na
condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do
“equívoco”, da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
(D) Não havia diferença entre essas duas modalidades satíricas
(E) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia
contida nos cancioneiros galego-portugueses. Isso revela que a liberdade da
linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou
pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a
repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
10. Enquanto no sul da Europa, nas proximidades
do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação
do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro,
épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
(A) Verdadeiro
(B) Falso
RESPOSTAS:
1. B
2. D
3.
E
4.
B
5. A
6.
B
7.
B
8.
B
9.
D
10. A
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