Texto: O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o
espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta
não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos
recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano.
Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores
fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada
mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização
significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das
terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não
passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há
muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza. Afrânio Primo. Jornal
Madhva (adaptado).
01) Segundo o
Texto, o cientista americano está preocupado com:
(A)
a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
02) Para o autor,
a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
03) Da maneira
como o assunto é tratado, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado
por quê?
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
04) A afirmação:
“Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer
que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
05) Se o homem cuidar da natureza _______
mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
06) Enumere as
sentenças abaixo de acordo com a flexão em modo dos verbos sublinhados.
Assim,
(1) Para verbos flexionados no Indicativo;
(2)
Para os que estiverem flexionados no Subjuntivo e (3) Para os que
estiverem flexionados no Imperativo.
(
3) Vá ao colégio!
(
2 ) Espero que ele vá ao colégio.
(
1 ) Eu fui ao colégio.
(
1) Eles estariam felizes.
(
2) Se eu vendesse meu carro, teria mais dinheiro.
(
3 ) Não matarás!
07) Identifique as regras de acentuação utilizadas nos
vocábulos abaixo( oxítona- paroxítona -proparoxítona)
a) xícara: paroxítona
b) razão: oxítona
c) hífen: paroxítona
d) parabéns: oxítona
e)mandíbula: proparoxítona
f) água: paroxítona
g) deixar: oxítona
08) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à
mesma regra de acentuação gráfica:
(A) terás / límpida
(B) necessário / verás
(C) dá-lhe / necessário
(D) incêndio / também
(E) extraordinário / incêndio
(B) necessário / verás
(C) dá-lhe / necessário
(D) incêndio / também
(E) extraordinário / incêndio
09) Use A para antônimo e
S para sinônimo. Lembrete: antônimos são palavras com significado contrário (oposto ou inverso) umas das
outras; sinônimos são palavras que têm significados idênticos ou
muito semelhantes.
( A) amigo, inimigo
( S) salto, pulo
( S) casa, lar
( A) extrovertido, tímido
( S) aluno, estudante
( S) dor, sofrimento
( A) problema, solução
( S) grande, amplo
( S) salto, pulo
( S) casa, lar
( A) extrovertido, tímido
( S) aluno, estudante
( S) dor, sofrimento
( A) problema, solução
( S) grande, amplo
TEXTO: VISITA
Sobre a minha mesa, na redação do jornal,
encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de
quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças
de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha
mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia
morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas.
Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o
até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei
que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. É, não
tem mais jeito — pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca
molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la
ao seu alcance sem, contudo afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito.
Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
Mas a
memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava
esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com
uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na
fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água
escura. Mas que diabo fazia na avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria
ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha
mensagem da natureza a este desertor?
Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que o servente o matasse. “Não
faça isso com o coitado!” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença.”
Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu,
sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser.
Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos,
notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira. O menino e o
arco-íris e outras crônicas.
QUESTÃO 01 - Ao encontrar um
inseto quase morto em sua mesa, o homem
(A) colocou-o dentro de um pote de água.
(B) escondeu-o para que ninguém o matasse.
(C) pingou água sobre sua cabeça.
(D) procurou por outros insetos no escritório.
(E) não lhe deu muita importância.
(A) colocou-o dentro de um pote de água.
(B) escondeu-o para que ninguém o matasse.
(C) pingou água sobre sua cabeça.
(D) procurou por outros insetos no escritório.
(E) não lhe deu muita importância.
QUESTÃO 02- O homem interessou-se pelo inseto
porque
(A) decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.(B) estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
(C) percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
(D) resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.
(E) era um inseto perigoso e contagioso.
QUESTÃO 03- A mudança na rotina do homem deu-se
(A) chegada do inseto na redação do jornal.
(B) ao intenso calor daquela tarde de verão.
(C) à monotonia do trabalho no escritório.
(D) à transferência de local onde estava o inseto.
(E) devido ao cansaço do dia.
QUESTÃO 04 - Em “Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de
(A) maldade
(B) crueldade
(C) desprezo
(D) esperança
(E) afeição
QUESTÃO 05 - A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem
(A) curiosidade científica.
(B) sensação de medo.
(C) medo de pegar uma doença.
(D) lembranças da infância.
(E) preocupação com o próximo.
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