quarta-feira, 6 de março de 2019

LITERATURA


O que é Literatura?
Representa a comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima daliteratura são as palavras, assim como as tintas são  a matéria prima do pintor.
De tal maneira, o conceito de literatura também pode compreender o conjunto de estórias fictícias inventadas por escritores em determinadas épocas e lugares, sejam poemas, romances, contos, crônicas, novelas.
Os textos literários possuem uma função muito importante para o ser humano, pois provocam sensações e produzem efeitos estéticos os quais nos fazem entender melhor a nós mesmos, nossas ações, bem como a sociedade em que vivemos.
Com efeito, o conceito de Literatura foi se ampliando e abrangendo assim, diversos textos que englobam os gêneros literários que hoje conhecemos: literatura infantil, literatura de cordel, literatura marginal, literatura policial, dentre outros.

Função da Literatura
A arte literária representa recriações da realidade produzidas de maneira artística, ou seja, que possui um valor estético, donde o autor utiliza das palavras em seu sentido conotativo (figurado) para oferecer maior expressividade, subjetividade e sentimentos ao texto.
Dessa forma, a Literatura possui um importante papel social e cultural envolvido no contexto em que foi criada, pois abrange diversos aspectos de determinada sociedade, dos homens e de suas ações e, portanto, provoca sensações e reflexões do leitor.


Gêneros Literários

Os gêneros literários são categorias da Literatura que englobam os diversos tipos de textos literários segundo sua forma e conteúdo.
Tanto o conceito de Literatura se modificou ao passar do tempo como o de gênero literário.
Atualmente, o gênero épico, que envolvia as narrativas históricas baseado nas lendas e na mitologia, foi substituído pelo gênero narrativo. Sendo assim, os gêneros literários são classificados em:
·         Gênero Lírico: possui um caráter sentimental com presença do eu-lírico, por exemplo, as poesias, odes e sonetos.
·         Gênero Narrativo: possui um caráter narrativo, ou seja, envolve narrador, personagens, tempo e espaço, por exemplo, os romances, contos e novelas.
·         Gênero Dramático: possui um caráter teatral, ou seja, são textos para serem encenados, por exemplo, tragédia, comédia e farsa.


Texto Literário e Não Literário

Nem todo texto possui uma linguagem literária, ou seja, não possui um caráter ficcional, subjetivo e cheio de significados (plurissignificação), emoções, sensações e desejos. Para compreender melhor essa diferença vejamos os exemplos abaixo:

Exemplo 1


Poema tirado de uma notícia de jornal” de Manuel Bandeira
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.”

Exemplo 2

“Foi encontrado essa manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas, o corpo do carregador de feira livre conhecido como João Gostoso. Testemunhas afirmam que João era habitante do morro da Babilônia e na noite passada, estava no bar Vinte de Novembro, do qual saiu bêbado. As autoridades analisarão as provas para verificar se o ocorrido se trata de homicídio ou suicídio.”
Segundo os exemplos acima podemos notar a diferença entre os textos literários e não literários. De tal maneira, o primeiro exemplo envolve uma linguagem literária e subjetiva em forma de poema, a qual possui uma expressividade induzida pelo escritor.
Já o segundo exemplo nos informa sobre o acontecimento, a partir de uma linguagem utilizada nos textos jornalísticos, que possui uma função informativa e não literária.
 Na Literatura, as palavras podem não ter o mesmo valor das palavras que utilizamos na vida diária. Em nosso cotidiano,as palavras têm um valor utilitário, ao passo que, se usadas no texto literário, adquirem valor artístico, podendo criar um mundo poético ou ficcional, por meio da maneira como são usadas.
O artista da palavra pode nos retratar uma realidade ao seu modo. A realidade literária (a criação literária – texto 1) pode estar em desacordo com a realidade tal qual ela é.
A linguagem literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que geralmente possuem. Há  a preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.
A linguagem não literária é denotativa, é objetiva e preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
Portanto, a Literatura é de grande importância, porque é a expressão do ser humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes e ideias.


Exercícios
01.Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, exceto:
a) É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo.
b) Sua principal característica é a objetividade.
c) Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais amplos do que elas realmente possuem.
d) Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas.

02.Com relação às representações artísticas, como a literatura, a pintura e o cinema, é incorreto afirmar que:
a) Muitas formas de arte são criadas e desenvolvidas a fim de promover uma (re)construção/criação dos mundos real e ficcional, bem como para registrar e representar nossa cultura e nossa história.
b) Os primeiros registros artísticos dos seres humanos são desenhos e escritas rupestres nas paredes das cavernas, por meio dos quais é possível compreender como era o mundo e as formas de organização social.
c) Toda produção artística está integrada em um tempo, cultura, história e tradições. O trabalho com as palavras representa nossa história a partir de construções simbólicas.
d) A obra artística pode ser considerada como sendo um exemplar da expressão de sua época, de sua cultura.
e) A música é reconhecida como sendo a principal representação artística, pois relaciona a Literatura à instrumentalidade.

03.Marque a alternativa que apresenta um equívoco com relação à arte literária:
a) A Literatura permite-nos entrar em contato com nossa história para compreendermos melhor o presente, o passado e o futuro.
b) A arte literária está relacionada à produção e à leitura de textos verbais escritos.
c) Os textos ficcionais têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece porque a Literatura nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.
d) Enquanto arte, a Literatura é capaz de registrar a realidade e fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos.
e) A literatura é uma forma de arte que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado.
04.É possível afirmar que a essência da arte literária encontra-se nas:

a) letras
b) rimas
c) livros
d) histórias
e) palavras

05.O gênero narrativo, na maioria das vezes, é expresso pela:
a) Poesia.
b) Show.
c) Jornal.
d) Romance.
e) Ode.

A partida
Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor.
Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e,voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras… Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?
LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2003.

06.No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho:
a) “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir”
b) “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco”
c) “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama”
d) “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor”
e) “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras…”

GABARITO:
01. C
02. E
03. B
04. E
05. D
06. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário