(A) A Literatura
permite-nos entrar em contato com nossa história para compreendermos melhor o
presente, o passado e o futuro.
(B) A arte literária está
relacionada à produção e à leitura de textos verbais escritos.
(C) Os textos
ficcionais têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos
leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece
porque a Literatura nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da
fantasia.
(D) Enquanto arte, a
Literatura é capaz de registrar a realidade e fazer com que os
leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos.
(E) A literatura é
uma forma de arte que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O
trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou
conotativo/figurado.
02.. – Marília de Dirceu, famosa obra arcádica
brasileira, inspirada em Maria Dorotéia de Seixas Brandão, foi escrita por:
(A)
Manuel Inácio da Silva Alvarenga.
(B) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
(C) Tomás Antônio Gonzaga.
(D) José Basílio da Gama.
(E) Cláudio Manuel da Costa.
(B) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
(C) Tomás Antônio Gonzaga.
(D) José Basílio da Gama.
(E) Cláudio Manuel da Costa.
03. O gênero dramático, entre outros
aspectos, apresenta como característica essencial:
(A) a presença de um narrador.
(B) a estrutura dialógica.
(C) o extravasamento lírico.
(D) a musicalidade.
(E) o descritivismo.
04. Os escritores
desse movimento literário, ao contrário dos românticos, não se envolviam
emocionalmente. Não existia mais aquele sentimentalismo do Romantismo. Estavam
mais preocupados em representar a realidade da forma mais concreta e fiel
possível. Por isso, suas narrativas eram bem detalhadas e seus personagens eram
trabalhados psicologicamente (análise psicológica). A sociedade tinha que ser
observada do modo mais real, concreto e objetivo possível (sem a interferência
das emoções), analisando os valores da sociedade e criticando suas instituições
e os comportamentos da época.
O trecho acima apresenta características do seguinte movimento literário:
(A) Parnasianismo
(B) Realismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo
05. Movimento literário caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:
(A) Barroco
(B) Trovadorismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo
O trecho acima apresenta características do seguinte movimento literário:
(A) Parnasianismo
(B) Realismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo
05. Movimento literário caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:
(A) Barroco
(B) Trovadorismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo
06. Em poesia, para determinar a
medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento
tem o nome de
(A) redondilha.
(B) dístico.
(C) escansão.
(D) métrica.
(E) quintilha.
07. “A
feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes
bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma
coisa, nem de mostrar suas vergonhas.”
Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de
Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o
povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar
que:
(A) os textos dessa época têm grande valor
literário.
(B) registra apenas o choque cultural entre colonizadores
e colonizados.
(C) toda essa produção está diretamente relacionada
à intenção de catequizar os selvagens.
(D) os textos quinhentistas fazem parte do
movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
(E) a literatura da época está relacionada ao espírito
aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.
08. Em "A arte _______________
é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da
época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?
(A) clássica
(B) barroca
(C) romântica
(D) árcade
(E) parnasiana
09.A “literatura jesuíta”, nos
primórdios de nossa história:
(A) tem grande valor informativo;
(B) marca nossa maturação clássica;
(C) visa à catequese do índio, à instrução do
colono e sua assistência religiosa e moral;
(D) está a serviço do poder real;
(E) tem fortes doses nacionalistas.
10. Sobre o Arcadismo brasileiro só
não se pode afirmar que:
(A) tem suas fontes nos antigos grandes autores
gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas.
(B) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante
que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da
lírica amorosa.
(C) nos legou os poemas de feição épica Caramuru
(de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se
reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
(D) norteou, em termos dos valores estéticos
básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás
Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local
dos temas pelo autor.
(E) apresentou uma corrente de conotação
ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos
abusos de poder da Coroa Portuguesa.
11. O Naturalismo foi um movimento
estético muito influenciado pelo pensamento cientificista da época. As teorias
que interpretaram a realidade nesse tempo foram:
(A) determinismo, positivismo, futurismo,
surrealismo.
(B) determinismo, socialismo científico,
expressionismo e futurismo.
(C) evolucionismo, positivismo, dadaísmo e
surrealismo.
(D) determinismo, positivismo, evolucionismo e
socialismo científico.
(E) evolucionismo, futurismo, socialismo científico
e surrealismo.
12. A
estética antirromântica iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o Realismo
e aprofundou-se com o Naturalismo. Sobre esses movimentos, analise as
proposições a seguir em verdadeiros ou falsos.
( ) As transformações econômicas, científicas e ideológicas possibilitaram a revolução industrial, na qual os valores burgueses e capitalistas suplantaram os valores românticos: a fantasia e o mito da natureza entram, assim, em crise.
( ) Surge, na literatura, o Realismo, movimento em que o artista é, ao mesmo tempo, um participante e um observador do mundo. Esse aspecto conduz à representatividade histórico-social e à análise psicológica dos personagens, examinados à luz do racionalismo e da contemporaneidade.
( ) Entre as características do Realismo brasileiro, estão a objetividade, a impessoalidade e o uso da linguagem regional.
( ) O Naturalismo é um prolongamento do Realismo, pois acrescenta uma visão cientificista da existência, a qual inclui o determinismo do meio ambiente, do instinto e da hereditariedade.
( ) O Realismo teve sua primeira manifestação importante com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e o Naturalismo, com "Dom Casmurro", do mesmo autor, ambos em 1881.
V- V- F – V - F
13. No Brasil, o Barroco foi
introduzido com o poeta:
(A) Gregório de Matos
(B) Jerônimo Baía
(C) Bento Teixeira
(D) Bento Gonçalves
(E) Camões
14. Com referência ao Barroco, todas
as alternativas são corretas, exceto:
(A) O Barroco estabelece contradições entre
espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
(B) O homem centra suas preocupações em seu próprio
ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
(C) O Barroco apresenta, como característica
marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado,
o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
(D) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
(E) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura,
uso de muitas figuras de linguagem.
15. São características parnasianas:
(A) perfeição formal, preciosismo linguístico,
objetivismo e desprezo pela arte útil.
(B) preocupação excessiva com a forma, análise
determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
(C) desprezo pela forma requintada, preocupação
político-social, objetivismo e individualismo.
(D) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo
exacerbado e análise psicológica do homem.
(E) impassibilidade (distanciamento das emoções),
“poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.
16. O uso
de pseudônimos tornou-se necessário em função do envolvimento político dos autores
na luta pela libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa. O bucolismo e o
pastoralismo também foram características deste período. O texto acima
refere-se ao:
(A)Romantismo.
(B) Barroco.
(C) Modernismo.
(D) Arcadismo.
(E) Realismo.
(B) Barroco.
(C) Modernismo.
(D) Arcadismo.
(E) Realismo.
Uma nova estrada para o turismo de natureza
“ Existe um paraíso escondido no interior do país
com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060. A
nova rota é conhecida como Estrada Turística e fica próxima da fronteira entre
o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, no Mato Grosso. O desafio dessa região é
similar ao de muitas áreas naturais do Brasil: implementar o turismo de
natureza para gerar desenvolvimento sócioeconômico e o empoderamento das
comunidades locais. Seria possível trilhar esse sonho em uma região tão
distante dos grandes centros urbanos?
O Brasil tem em seu território alguns dos
ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. O Pantanal, com seus
250 mil quilômetros quadrados de extensão, é um desses exemplos. Segundo
o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o líder em um ranking de 140 países
em belezas naturais. (...)”.
Revista Época. Acesso no
dia 11/09/14. Disponível em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/09/uma-nova-estrada-bpara-o-turismo-de-naturezab.html
17. A notícia veiculada em uma
revista de grande circulação apresenta fatos relacionados com o turismo
ecológico. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da
linguagem predomina porque o autor do texto prioriza:
(A) as suas opiniões baseadas em fatos.
(B) os aspectos objetivos e precisos.
(C) os elementos de persuasão do leitor.
(D) os elementos estéticos na construção do texto.
(E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
18. Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:
(A) A conotação é
utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser
encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios
publicitários, entre outros.
(B) Uma palavra ou
expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes
significados dependendo do contexto da enunciação.
(C) Os textos não
literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o
receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e
metáforas.
(D)
A conotação e a denotação são as variações de significado
que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de
um significante (letras e sons) e um significado (conceito,
ideia).
(E)
nenhuma das alternativas a cima
19. Sobre a poesia, é correto
afirmar:
(A) A poesia é um gênero literário com
características bem definidas, portanto, é facilmente possível identificá-la na
literatura.
(B) A poesia é exclusividade da literatura e não
pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a pintura ou a
música.
(C) A poesia apresenta forma fixa e não admite
variações em sua estrutura. Os moldes clássicos obedecem aos princípios
hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e
agradável.
(D) A poesia pode ser encontrada em diversas
manifestações artísticas, como na música, na literatura, na fotografia e até
mesmo em situações corriqueiras de nosso cotidiano.
(E) nenhuma das alternativas a cima
20. Sobre as diferenças entre a
poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas:
I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por
uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma
quantidade de versos e estrofes.
II. A poesia pode estar presente em paisagens e
objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.
III. Não existem diferenças entre a poesia e o
poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.
IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser
traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição
mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos.
(A) II e IV.
(B) Todas estão corretas.
(C) I e III.
(D) I e IV.
(E) III e IV.
21. A Semana de Arte Moderna
(1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas
manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo
mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava
sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-se dizer que:
(A)
romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos
românticos da vida sertaneja.
(B) a
escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos
clássicos.
(C)
movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e
reinterpretando nossa realidade.
(D) os
modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do
barroco português.
(E) a preocupação
dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
22. "A identificação da natureza
com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem
andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista.
E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por
certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e
concepções existenciais dos poetas:
(A) barrocos.
(B) arcádicos.
(C) românticos.
(D) simbolistas.
(E) parnasianos.
23. São todas características do Pré-Modernismo, exceto:
(A) É considerada
literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX,
problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
(B) A busca por uma
linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores
pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais
representantes.
(C) O período
pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas,
ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.
(D) O Pré-Modernismo
sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX,
gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
(E) nenhuma das alternativas a cima
24. Dos
tipos textuais abaixo, qual NÃO pode ser classificado como prosa?
(A) Crônica
(B) Conto
(C) Romance
(D) Verso.
(E) Notícia
(B) Conto
(C) Romance
(D) Verso.
(E) Notícia
Poetas Velhos [Paulo Leminski]
Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.
Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.
Dia vai vir que os saiba
tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite.
tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite.
25. Assinale
a alternativa correta:
(A) o poema tem dois versos e nove estrofes
(B) este texto é um soneto
(C) o poema tem duas estrofes e nove versos
(D) O poema está errado, pois ele usa pontuação e nesse tipo de texto não há uso deste recurso.
(B) este texto é um soneto
(C) o poema tem duas estrofes e nove versos
(D) O poema está errado, pois ele usa pontuação e nesse tipo de texto não há uso deste recurso.
(E) nenhuma das alternativas a
cima
26.
“Eu,
Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças,
Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
Graças à minha Estrela!”
A
presente estrofe reflete a temática predominante no período:
(A)
romântico
(B) parnasiano
(C) arcádico
(D) simbolista
(E) modernista
(B) parnasiano
(C) arcádico
(D) simbolista
(E) modernista
27.
Publicados quase simultaneamente, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e
"O Mulato", ambos os romances praticamente inauguram dois movimentos
literários no Brasil. Num deles predomina a profundidade da análise psicológica
e, no outro, a preocupação com as leis da hereditariedade e a influência do
ambiente sobre o homem.
Esses movimentos foram:
(A) O Modernismo e o Pós-modernismo.
(B) O Futurismo e o Surrealismo.
(C) O Barroco e o Trovadorismo.
(D) O Romantismo e o Ultrarromantismo.
(E) O Realismo e o Naturalismo
Esses movimentos foram:
(A) O Modernismo e o Pós-modernismo.
(B) O Futurismo e o Surrealismo.
(C) O Barroco e o Trovadorismo.
(D) O Romantismo e o Ultrarromantismo.
(E) O Realismo e o Naturalismo
28.“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
O mesmo
texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma
qualidade presente nesta estrofe é:
(A) o
bucolismo;
(B) o misticismo;
(C) o nacionalismo;
(D) o regionalismo;
(E) o indianismo.
(B) o misticismo;
(C) o nacionalismo;
(D) o regionalismo;
(E) o indianismo.
29. A escola realista, que contou com nomes como Machado de
Assis, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, teve como principais características:
(A) retorno aos
ideais românticos defendidos pela literatura indianista de José de Alencar;
(B) preocupação com a
métrica e com a metalinguagem na arte literária;
(C) retratar a
sociedade e suas mazelas, em uma linguagem irônica e impiedosa sobre o homem e
suas máscaras sociais
(D) confronto direto
com o ideário religioso, estabelecendo um paradoxo com a literatura barroca.
(E) defesa da cultura
popular brasileira, resgatando símbolos e arquétipos do folclore nacional.
30. “(...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura
o legado de nossa miséria. (...)”.
De acordo com a
leitura da célebre frase que integra o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”,
podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se à tendência:
(A) Modernista.
(B) Naturalista.
(C) Árcade.
(D) Positivista.
(E) Realista
31.O soneto é uma das formas
poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa,
quase sempre, conteúdo:
(A) dramático.
(B) satírico.
(C) lírico.
(D) épico.
(E) cronístico.
GABARITO
01
|
B
|
02
|
C
|
03
|
B
|
04
|
B
|
05
|
D
|
06
|
C
|
07
|
E
|
08
|
B
|
09
|
C
|
10
|
E
|
11
|
D
|
12
|
V-V-F-V-F
|
13
|
C
|
14
|
B
|
15
|
A
|
16
|
D
|
17
|
B
|
18
|
B
|
19
|
D
|
20
|
A
|
21
|
C
|
22
|
C
|
23
|
D
|
24
|
D
|
25
|
C
|
26
|
C
|
27
|
E
|
28
|
A
|
29
|
C
|
30
|
E
|
31
|
C
|
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