CLASSES
DE PALAVRAS
Na
língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:
1
– SUBSTANTIVO.
2
– ARTIGO.
3
– ADJETIVO.
4
– NUMERAL.
5
– PRONOME.
6
– VERBO.
7
– ADVÉRBIO.
8
– PREPOSIÇÃO.
9
– CONJUNÇÃO.
10
– INTERJEIÇÃO.
1
– SUBSTANTIVO
é toda palavra que denomina
um ser, seja animado ou inanimado e ou
sentimento. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo:
cavalo,
sapato, Paulo, amor, etc.
Os
substantivos classificam-se em:
ü Substantivo Simples - formado por
uma só palavra: pássaro
ü Substantivo Composto - formado por
mais de uma palavra: beija-flor
ü Substantivo Comum - refere-se a
todos os seres da mesma espécie: menino
ü Substantivo Próprio - refere-se
apenas a um ser da mesma espécie: Mário
ü Substantivo Concreto - o que tem
existência real, que tem uma forma concreta, ou imaginária: sapato, Deus,
vento, alimento, etc.
ü Substantivo Abstrato - aquele cuja
existência depende de outro ser. Não tem um corpo físico, nem imaginário. São
todos os sentimentos, ações, qualidades: saudade, felicidade, corrida, beleza, etc.
ü Substantivo Primitivo - o que não
tem origem em outro já existente na língua: livro
ü Substantivo Derivado - o que tem
origem em outro já existente na língua: livraria
ü Substantivo Coletivo - nome que,
apesar de estar no singular, designa um grupo de seres da mesma espécie.
exército: das forças
militares de uma nação
legião: de anjos
boiada: de bois
cardume: de peixes
semana: os sete
dias.
EXERCÍCIOS
01 - Classifique
os substantivos em destaque (comum
ou próprio, simples ou composto, primitivo ou derivado, concreto ou abstrato ou coletivo) nas orações abaixo:
a. Esta é minha flor favorita.
b. A honestidade é essencial nas relações
humanas.
c. O cardume migrava para a desova.
d. O ferreiro ensinava-lhe o ofício.
02 - Assinale a
alternativa que possui um substantivo comum,
simples, concreto e primitivo:
a. ( ) casebre
b. ( ) girassol
c. ( ) Helena
d. ( ) honestidade
e. ( ) menina
03 - Relacione
as colunas de acordo com a classificação dos substantivos em destaque:
I. Substantivo abstrato
II. Substantivo concreto
a. ( ) Minha aliança
de casamento é de ouro.
b. ( ) O crescimento econômico depende de uma nova aliança comercial.
04 - O vocábulo caravana é substantivo coletivo de:
a. ( ) ônibus.
b. ( ) atores.
c. ( ) pessoas.
d. ( ) ciganos.
e. ( ) viajantes.
05 - A palavra livro é um substantivo
a. ( ) próprio,
concreto, primitivo e simples.
b. ( ) comum,
abstrato, derivado e composto.
c. ( ) comum,
abstrato, primitivo e simples.
d. ( ) comum,
concreto, primitivo e simples.
06 - As palavras
TIETÊ e PESCA são, respectivamente, substantivos:
a. ( ) próprio e
concreto.
b. ( ) comum e
próprio.
c. ( ) concreto e
próprio.
d. ( ) comum e
abstrato.
e. ( ) próprio e
abstrato.
07 – Indique,
circulando, os substantivos compostos presentes na relação de palavras abaixo:
Girassol rouxinol passatempo pernilongo
moleque mandachuva semianalfabeto madrepérola
bem-te-vi lobisomem
GABARITO
1) a) comum/simples/primitivo/concreto
b) comum/simples/derivado/abstrato
c) comum/simples/primitivo/concreto/coletivo
d) comum/simples/derivado/concreto
2) e
3) a) II
b) I
4) e
5) d
6) e
7) girassol / pernilongo /
semianalfabeto / bem-te-vi / passatempo / mandachuva / madrepérola / lobisomem
2
–
ARTIGO é a palavra que colocamos diante do substantivo
para determiná-lo ou indeterminá-lo.
Os artigos classificam-se em:
ü DEFINIDOS: o
/ a / os
/ as
ü INDEFINIDOS: um
/ uns / uma
/ umas
OBSERVE: o
cavalo, os sapatos, a vida, as meninas, um amor, uns jovens, uma senhora, umas respostas
08 - Das orações
abaixo, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere
ao artigo que acompanha o substantivo:
Eu acompanhei a garota até sua casa.
Encontrei uma garota por onde eu
passava.
09 - Classifique
as orações de acordo com o código representado:
A – artigo definido
B – artigo indefinido
a.
Uns
alunos chegaram mais cedo à escola ( ).
b.
O
bem sempre vencerá o mal ( ).
c.
Preciso
de uma explicação para isto ( ).
d.
Chegaram
as encomendas ( ).
e.
Nesta
loja vendem-se uns artigos importados (
).
GABARITO
08 – a garota – está definido
a qual garota se refere.
uma garota – não está definido a qual garota se refere, pode ser
qualquer uma.
09 -
a ( B ) b ( A ) c ( B ) d ( A ) e ( B )
3
– ADJETIVO
é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: bonita,
alto, rica, estudiosos, etc.
Uma senhora bonita.
A vida rica
Uns jovens estudiosos
O cavalo alto
11 - Sobre os adjetivos, é correto
afirmar:
a.
( )
Classe
de palavras que se caracteriza por delimitar o substantivo, atribuindo-lhe
qualidades, estados, aparência etc.
b.
( )
Classe
de palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do
advérbio.
c.
( )
Classe
de palavra que vem antes do substantivo, indicando se ele é determinado ou indeterminado.
d.
( )
Classe
de palavra invariável que exprime estados emocionais.
e.
( )
Conjuntos
de verbos que, em uma determinada frase, desempenham valor de um único verbo.
12 - Assinale a
oração em que o termo cego(s) é um
adjetivo:
a.
( )
Os
cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir...
b.
( )
O
cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…
c.
( )
Todos
os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d.
( )
Naquele
instante era só um pobre cego.
e.
( )
...
da Terra que é um globo cego girando no caos.
13 - Sublinhe os
adjetivos presentes nas frases a seguir:
a. O sapo verde
deu um pulo engraçado.
b.No meu pequeno jardim florescem
violetas perfumadas.
c. A viagem a
Ouro Preto foi instrutiva.
d.Quantos meninos eu vi, com roupas
rasgadas e sapatos gastos!
e. Os belos e
cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
GABARITO
4
- NUMERAL
é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração. Ele pode
ser:
ü CARDINAL: seis, oito, cem, etc.
ü ORDINAL: primeiro, segundo,
décimo,
etc.
ü MULTIPLICATIVO:
dobro, triplo, quádruplo, etc.
ü FRACIONÁRIO: meio, terça
parte, um sexto,
etc.
14
- Agora
que você já sabe o que cada classificação dos numerais representa, está na hora
de pôr a mão na massa e mostrar o que você aprendeu. Vamos lá?
Leia as frases a seguir e complete com
o numeral adequado para elas.
a - Aqui na receita, pede
_____________ de açúcar. (Numeral Fracionário)
b - O resultado da corrida mostra que
Beatriz chegou em _________ lugar. (Numeral Ordinal)
c - Hoje faz ________ do nosso namoro.
(Numeral Coletivo)
d - Minha avó precisa de _________ de
ovos. (Numeral Coletivo)
e - Eu comprei __________ biscoitos
para você. (Numeral Cardinal)
f - Eu estudei o ____________ do comum
para esta prova. (Numeral Multiplicativo)
g - A cidade completa o seu
____________ aniversário. (Numeral Ordinal)
h - Eu tenho _______ cachorro, _______
gatos e o ________ de peixes. (Numeral Cardinal, Numeral Coletivo e Numeral
Multiplicativo)
i - Mesmo eu estudando o ______ do
comum, eu tirei nota ______ na prova de Ciências. (Numeral Multiplicativo e
Cardinal)
5
- PRONOME
é
a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. O pronome pode ser:
ü PESSOAL – são os que substituem as três pessoas
gramaticais:
1ª pessoa
– o falante
2ª pessoa
– o ouvinte
3ª pessoa
– aquela de quem se fala
pessoas
|
pronomes do caso reto
|
pronomes do caso oblíquo
|
pronomes de tratamento
|
1ª
|
Eu
|
me, mim, comigo
|
-
|
2ª
|
Tu
|
te, ti, contigo
|
-
|
3ª
|
Ele (ou Ela)
|
se, si, consigo, o, a, lhe
|
você,
senhor,
Vossa
Excelência,
Vossa
Santidade,
Vossa
Senhoria,
Vossa
Magnificência,
Vossa
Majestade,
Vossa
Reverendíssima,
Vossa
Alteza,
Vossa
Reverendíssima,
Vossa
Eminência,
|
1ª
|
Nós
|
nos, conosco
|
-
|
2ª
|
Vós
|
vos, convosco
|
-
|
3ª
|
Eles (ou Elas)
|
se, si, consigo, os, as, lhes,
|
vocês,
senhores,
Vossas
Excelências, ... (conforme singular acima)
|
Uso dos pronomes oblíquos átonos
Os
pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: “Eles me
respeitam.” (respeitar alguém - objeto direto) ou “Entregaram-te o documento
ontem.” (entregar a alguém - objeto indireto).
Os
pronomes o, a, os e as são empregados como objetos diretos.
“Fechou-a e saiu.” (fechou algo - objeto direto).
Os
pronomes lhe e lhes são empregados como objetos indiretos. “Devolverei se estas
coisas pertencerem-lhes.” (pertencer a alguém - objeto indireto)
Quando
seguidos de verbos que terminam em z,
s ou r, os pronomes o, a, os,
as assumem as formas lo, la, los, las. Neste caso, a terminação verbal é
retirada.
“faz
+ o = fá-lo
comes
+ os = comê-los
estudar
+ a = estudá-la”
Mas,
quando seguidos de verbos que terminam em som nasal, os pronomes assumem as
formas no, na, nos, nas.
“leram
+ o = leram-no
retém
+ a = retém-na
põe
+ os = põe-nos
ouvem
+ as = ouvem-nas”
Regras
ü POSSESSIVO: meu, minha, meus,
minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas,
nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas.
Ex.
ü DEMONSTRATIVO: -> este(s),
esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), isto, isso, aquilo.
ü Regras
ü INDEFINIDO: algum, alguns,
alguma, algumas, alguém, nenhum,
nenhuns, nenhuma, nenhumas, ninguém, todo, todos, toda, todas, tudo, outro,
outros, outra, outras, outrem, muito, muitos, muita, muitas, nada, pouco,
poucos, pouca, poucas, cada, certo, certos, certa, certas, algo, vário, vários,
vária, várias, tanto, tantos, tanta, tantas, quanto, quantos, quanta, quantas, qualquer,
quaisquer.
ü Ex.
ü INTERROGATIVO: são usados na formulação de
perguntas, sejam elas diretas ou indiretas.
São eles: que, quem, qual, quais, quanto,
quanta, quantos, quantas.
ü Ex.
ü RELATIVO: é uma palavra que substitui um termo da
oração anterior e estabelece relação entre duas orações.
Não
conhecemos o aluno. O
aluno saiu.
Não
conhecemos o aluno que saiu.
Como
se pode perceber, o que, nessa frase, está
substituindo o termo aluno e está
relacionando a segunda oração com a primeira.
Os
pronomes relativos são os seguintes: o qual, a qual,
os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas, que (quando
equivale a o qual e flexões), quem (quando equivale a o qual e flexões), onde
(quando equivale a no qual e flexões).
Regras.
1. Os pronomes
relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar.
preposição
|
pronome
relativo
|
termo regente
|
|
Havia condições
|
a
|
que
|
nos
opúnhamos. (opor-se a)
|
Havia condições
|
com
|
que
|
não concordávamos.
(concordar com)
|
Havia condições
|
de
|
que
|
desconfiávamos.
(desconfiar de)
|
Havia condições
|
-
|
que
|
nos
prejudicavam. (= sujeito)
|
Havia
condições
|
em
|
que
|
que insistíamos. (insistir em)
|
2. O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada.
Não conheço a médica de quem
você falou.
Esse é o livro a quem
prezo como companheiro.
3.
Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é
classificado como pronome relativo indefinido.
Quem atravessou, foi multado.
4.
Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de
preposição.
João era o filho a quem
ele amava.
5.
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de
relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no
singular ou no plural.
Conheço bem a moça que saiu.
Não gostei do vestido que comprei.
Eis os instrumentos de que necessitamos.
6.
O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o a, os, as.
Sei o que digo. (o pronome o
equivale a aquilo)
7.
Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que.
Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).
Aquele é o machado com que trabalho.
Aquele é o empresário para o qual trabalho.
8.
O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo
equivale a do qual, de que, de quem. Deve concordar com a coisa possuída.
Cortaram as árvores cujos troncos estavam podres.
9.
O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes
relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.
Recolheu tudo quanto viu.
10.
O relativo onde
deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que,
no qual.
Esta é a terra onde habito.
a) onde é empregado com verbos que não dão ideia de movimento. Pode ser usado sem
antecedente.
Nunca mais morei na cidade onde
nasci.
b) aonde é empregado com verbos que
dão ideia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da
preposição a + onde.
As crianças estavam perdidas,
sem saber aonde ir.
6
– VERBO é
a palavra que podemos conjugar (flexionar) em PESSOA, NÚMERO, TEMPO e
MODO.
Assim, na forma verbal ESTUDEI, temos:
- Flexão
de número
– ESTUDEI (é forma do singular: EU) –
todo verbo tem SINGULAR
(ESTUDO,
ESTUDAS, ESTUDA)
e PLURAL (ESTUDAMOS,
ESTUDAIS, ESTUDAM).
- Flexão
de pessoa
– ESTUDEI (é forma da 1ª pessoa: EU) – todo verbo tem a PRIMEIRA (EU, NÓS), a SEGUNDA (TU, VÓS) E A TERCEIRA (ELE, ELA, ELES, ELAS ).
A PRIMEIRA
pessoa é a que fala (emissor ou falante); a SEGUNDA é a pessoa com quem se fala (receptor ou ouvinte); a TERCEIRA pessoa é a de quem se fala (também
chamada de assunto).
- Flexão de tempo – ESTUDEI (é forma do pretérito perfeito) – é o momento ou a época em que se realiza o fato. São três os tempos: PRESENTE, PRETÉRITO (PERFEITO, IMPERFEITO, MAIS QUE PERFEITO) e FUTURO (DO PRESENTE, DO PRETÉRITO).
- Flexão de modo – ESTUDEI (é forma do modo indicativo) - indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia; a maneira, o modo como o fato se realiza. São três os modos: INDICATIVO (quando o falante tem a certeza de sua atitude, o fato é ou será uma realidade – EU ESTUDO); SUBJUNTIVO (quando o falante não tem certeza da atitude; o fato é duvidoso, incerto. Há uma possibilidade de que aconteça – SE EU ESTUDASSE); IMPERATIVO (quando o falante expressa uma ordem, pedido, conselho, advertência, sugestão, convite – ESTUDE!)
·
Além
dos modos, existem também as FORMAS NOMINAIS: o INFINITIVO, o GERÚNDIO e
o PARTICÍPIO. Recebem o nome de
FORMAS NOMINAIS, porque também funcionam como nome (principalmente substantivo e adjetivo).
·
Quando
o infinitivo funciona como substantivo: “o cantar dos passarinhos / o saber dos mestres”. (O
infinitivo sempre termina em ar, er(or), ir )
·
Quando
o gerúndio funciona como adjetivo:
“água fervendo / menino estudando”; ou advérbio “vendo a filha, chorou
/namorando, ela ficará mais doce”. (O gerúndio sempre termina em ndo)
·
Quando
o particípio funciona como adjetivo
“camisa rasgada / missão cumprida”
(O
particípio normalmente termina em ado/ido
ou ada/ida).
·
Além
das flexões verbais, temos de considerar as vozes verbais, que são três:
·
VOZ ATIVA – quando a
ação é praticada pelo sujeito, que, por isso, se chama agente - aquele que age:
“EU ESCREVI UM LIVRO.” – nessa frase EU é um sujeito que age, que pratica a
ação de escrever, por isso é um sujeito agente.
·
VOZ PASSIVA – quando a ação
é recebida pelo sujeito, que, por isso, se chama paciente – aquele que recebe,
que sofre. “O LIVRO FOI ESCRITO POR MIM.” – nessa frase, o livro é um sujeito
que recebe a ação de escrever, por isso é um sujeito paciente.
***********************
·
O
verbo pode indicar, entre outros processos:
ação (correr) – Ele corre todos os dias.
estado (ficar) – Todos ficaram felizes.
fenômeno
(chover)
– Choverá muito na semana que vem.
ocorrência (nascer) – Minha filha nasceu ontem.
desejo (querer) – Nós queremos um sorvete.
·
Há
três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais:
RADICAL - VOGAL TEMÁTICA
- DESINÊNCIAS
·
O radical
é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Observe
o exemplo de alguns verbos e seus radicais....
Reagir - Reag
Entender - Entend
Participar - Particip
Supor - Sup
·
A vogal temática é o elemento que permite a ligação entre o
radical e as desinências. Em português reconhecemos três vogais temáticas:
A - que
caracteriza os verbos da primeira conjugação: participar,
determinar, ofertar;
E - que
caracteriza os verbos da segunda conjugação: entender,
surpreender, aquecer.
Nesta conjugação incluem-se ainda os verbos que derivam de pôr (supor, compor),
visto que sua vogal temática é E, cuja
origem está na forma arcaica da língua portuguesa poer,
do latim ponere;
I - que caracteriza os verbos da terceira
conjugação: reagir, partir, sorrir.
Ao conjunto formado pelo radical e pela vogal
temática de um verbo dá-se o nome de tema.
ü A
desinência
(ou terminação), é o elemento que, acrescentado ao tema,
indica as flexões do verbo, que podem ser de número,
pessoa, modo
e tempo.
AMAREMOS
o radical AM
a vogal temática A
a pessoa (primeira) e o número (plural)
MOS
o modo (indicativo)
e o tempo (futuro de presente) RE
AMÁVAMOS
o radical AM
a vogal temática A
a pessoa (primeira) e o número (plural)
MOS
o modo (indicativo)
e o tempo (pretérito imperfeito) VA
O verbo pode sofrer variações de
acordo com suas flexões. Possui as flexões de:
MODO (indicativo,
subjuntivo e imperativo),
TEMPO (presente,
pretérito e futuro),
NÚMERO (singular e
plural),
PESSOA (1ª, 2ª, ou
3ª) e
VOZ (ativa,
passiva e reflexiva).
“Ele corre todos os dias.”
MODO: indicativo
TEMPO: presente
NÚMERO: singular
PESSOA: 3ª
VOZ: ativa
ü MODO
–
o modo verbal indica a atitude do falante em relação à ação que anuncia:
Eu corro
todos os dias. (MODO INDICATIVO) - quando o falante tem a certeza de sua
atitude; o fato é ou será uma realidade.
Talvez eu corra
todos os dias. (MODO SUBJUNTIVO) - quando o falante não tem certeza da atitude;
o fato é duvidoso, incerto. Há uma possibilidade de que aconteça.
Corra todos os
dias! (MODO IMPERATIVO) - quando o falante expressa uma ordem, pedido, conselho,
advertência, sugestão, convite.
ü TEMPO
-
os tempos, como o próprio nome evidencia, expressam o momento em que ocorre o
fato indicado pelo verbo. São três tempos verbais: o PRESENTE
(o fato ocorre no momento da fala); o PRETÉRITO
ou passado (o fato ocorre antes do momento
da fala) e o FUTURO (o fato ocorre depois do
momento da fala). Vale frisar que os tempos PRETÉRITO
e FUTURO se ramificam nos modos indicativo e
subjuntivo, conforme veremos a seguir.
Tempos
do modo indicativo
PRESENTE:
tem relação com um fato ou ação que ocorre no momento em que se fala.
PRESENTE
|
|
EU
|
ESCREVO
|
TU
|
ESCREVES
|
ELE
|
ESCREVE
|
NÓS
|
ESCREVEMOS
|
VÓS
|
ESCREVEIS
|
ELES
|
ESCREVEM
|
TEMPO PRETÉRITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
(fato
inacabado no passado)
|
PRETÉRITO PERFEITO
(fato
concluído no passado)
|
PRETÉRITO MAIS-QUE-
PERFEITO
(fato
anterior a outro passado)
|
ESCREVIA
|
ESCREVI
|
ESCREVERA
|
ESCREVIAS
|
ESCREVESTE
|
ESCREVERAS
|
ESCREVIA
|
ESCREVEU
|
ESCREVERA
|
ESCREVÍAMOS
|
ESCREVEMOS
|
ESCREVÊRAMOS
|
ESCREVÍEIS
|
ESCREVESTES
|
ESCREVÊREIS
|
ESCREVIAM
|
ESCREVERAM
|
ESCREVERAM
|
Futuro:
tem relação com um fato ou ação que irá ocorrer posterior à fala:
Exemplo:
A professora estará mais bonita amanhã, pois
é nossa formatura.
VOZ
A
voz do verbo faz referência ao tipo de relação entre sujeito e verbo. Observe:
Voz
ativa: acontece quando o sujeito pratica a ação; o sujeito é o agente da ação.
Exemplo:
O aluno respondeu a pergunta da professora.
Voz
passiva: acontece quando o sujeito sofre ação.
Exemplo:
A pergunta da professora foi respondida pelo
aluno.
•
A voz passiva pode ser analítica, como no caso acima ou sintética, como no
caso: Aluga-se apartamento.
Voz
reflexiva: acontece quando o sujeito pratica e sofre a ação.
Exemplo:
O aluno cortou-se com o estilete.
10 – Complete com a preposição adequada:
a) Saí com meus pais.
b) Estamos sem luz
há alguns minutos.
c) Minha família
morou em Pernambuco vários anos.
d) Minha mãe gostava
de conversar sobre arte.
e) Perante o juiz,
ele não abriu a boca.
f) Estarei em
Curitiba na próxima quinta-feira.
g) Deteve-se um
instante para observar o movimento de pedestres.
11 – Sublinhe as conjunções:
a) Saiu cedo, mas
não voltou ainda.
b) Estava estudando,
quando você me telefonou.
c) Você reage ou
será dominado pela doença.
d) Não compareceu à
reunião nem justificou a falta.
e) Não se afobe,
pois dispomos de bastante tempo.
f) Ele falava e eu
ficava ouvindo.
g) Compre um jipe ou
um caminhão.
h) Esperei-o até
tarde, mas ele não veio.
12 – Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem
olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não
pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família
reunida de novo. Viva!
d) Você vai
conseguir. Força!
13 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do
quadro abaixo:
ALEGRIA – ABORRECIMENTO – SAUDAÇÃO – DESEJO – ADVERTÊNCIA –
ADMIRAÇÃO.
a) Caramba! Como ela
samba! – Admiração.
b) Cuidado! Trecho
sem acostamento! Advertência.
c) Oxalá os pais saibam
compreendê-lo. Desejo.
d) Olá! Como passou
a noite? Saudação.
e) Oba, as férias
estão aí. Alegria.
f) Xi! Esse cara
aqui de novo. Aborrecimento.
Exercícios:
Exercícios:
2 – Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá
um presente de aniversário?
O = artigo
definido, masculino, singular.
Um = artigo
indefinido, masculino, singular.
a) Ganhei uma caneta
dourada.
Uma- artigo indefinido, feminino, singular.
b) Os irmãos
ganharam doces.
Os – artigo definido, masculino, plural.
c) A gaita era
verde.
A – artigo definido, feminino, singular.
Exercícios:
4 – O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos:
bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma
negativa:
a) Camarada: legal –
positiva / egoísta - negativa
b) Gesto: fraterno –
positiva / brutal - negativa
c) Roupa: nova –
positiva / rasgada - negativa
d) Mulher: simpática
– positiva / arrogante – negativa
Exercícios:
5 – Classifique os numerais sublinhados em cardinal,
ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um
terço da torta. - Fracionário
b) Esse filme é de
segunda categoria. Ordinal
c) Lucas agora tem o
dobro de trabalho na escola. Multiplicativo
d) Maria e Ana
convidaram seis amigas para jantar em sua casa. Cardinal
e) Aproximadamente
cinquenta mães participam da reunião. Cardinal
INTERJEIÇÃO
são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento. As interjeições
mais comuns são:
· De alegria:
ah! oh! oba!
· De
advertência: cuidado! atenção!
· De aplauso:
viva! bis! bravo!
· De alívio:
ufa! Arre!
· De
chamamento: ó! olá! alô!
· De admiração:
ah! oh! puxa! nossa!
· De dor: ui!
ai!
· De desejo:
oxalá! tomara!
· De silêncio:
silêncio! psiu!
· De saudação:
salve! viva! olá!
· De surpresa:
oh! ah!
· De terror:
ui! credo! cruzes.
Exercício:
6 – Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
a) Este animal não
vai participar da exposição. Demonstrativo
b) Vários atletas já
chegaram. Indefinido
c) Quantos ainda não
voltaram? Interrogativo
d) Há poucos erros
na redação. Indefinido
e) Ela sempre gostou
de ler. Pessoal
f) Nosso povo está
despertando. Possessivo
Exercícios:
7 – Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a) Chegarei: chegar
b) Subiram: subir
c) Coube: caber
d) Fizeste: fazer
e) Pudesses: pôr
f) Sumiu: sumir
g) Estávamos: estar
h) Amássemos: amar
i) Perceberdes:
perceber
j) É: ser
8 – Identifique e classifique os advérbios conforme o
modelo.
Luiza e Marcos
viajaram bastante pelo mundo.
Bastante:
advérbio de intensidade.
a) Não engoli coisa
nenhuma.
Não – advérbio de negação.
b) Convoquei
imediatamente a família.
Imediatamente – advérbio de tempo.
c) Os pais de Amanda
gostavam muito de viajar.
Muito – advérbio de intensidade.
d) A velhinha
passava rapidamente pela fronteira.
Rapidamente – advérbio de modo.
e) Os meninos
hospedaram-se aqui.
Aqui – advérbio de lugar.
9 – Sublinhe as preposições:
a) Conversamos sobre
nossos estudos.
b) Sempre lutamos
contra a má vontade de alguns.
c) Estou mais uma
vez sem meu ajudante.
d) A criançada
partiu para o acampamento.
e) Aquela chácara é
de meus tios.
f) Você já viajou
de avião?
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