terça-feira, 28 de abril de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

PROF. CRISTINA
                                                          ATIVIDADES

1- O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:
(A) Indústria de bens de consumo
(B) Indústrias extrativas
(C) Indústrias de bens de produção
(D) Indústrias de equipamentos 

2- O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.
(A) Indústria moderna
(B) Indústria de ponta
(C) Indústria tradicional
(D) Indústria de bens de consumo
(E) Indústria de bens intermediários

3- Relacione as duas colunas abaixo, enumerando a segunda de acordo com a primeira:
1- Indústria de Base
2- Indústria de Bens de Capital
3- Indústria de Bens de Consumo

( 3 ) Produção de materiais duráveis
( 3 ) Produção de materiais não duráveis
( 2 ) Produção de peças para indústrias
( 1 ) Transformação de matérias primas para produção industrial
( 2 ) Produção de máquinas industriais

4- Quanto à dinâmica da Revolução Industrial, julgue os itens a seguir:
(V) O capital acumulado com a exploração das colônias americanas foi fundamental para que a Inglaterra promovesse a primeira Revolução Industrial.
(V) A Revolução Industrial foi também uma evolução energética. A descoberta de novas fontes de energia impulsionou e revolucionou a produção fabril.
(F) Com o advento da terceira Revolução Industrial, a exploração da mão de obra chega ao fim. O desenvolvimento tecnológico atual exige trabalhadores qualificados e bem remunerados.
(F) A terceira Revolução representa o momento de eliminação das barreiras tecnológicas entre os países. Eles se tornam equânimes, independentes do seu posicionamento geográfico.
(F) O Brasil, em função do seu posicionamento na divisão internacional do trabalho, participou ativamente da dinâmica das três revoluções.
                                                              
5- A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
(A) A ruralização das sociedades.
(B) A contenção da migração pendular.
(C) O recuo na oferta de matérias-primas.
(D) O aumento da migração campo-cidade.
(E) A descaracterização da hierarquia urbana.

6- A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX. Sobre a Primeira Revolução industrial, assinale a alternativa incorreta:
(A) Acúmulo de capital, adquirido com o mercan­tilismo.
(B) Controle do Estado pela burguesia.
(C) Importantes reservas de petróleo.
(D) Matérias primas fornecidas pelas colônias.
(E) Mão de obra em excesso.

7- “No mundo capitalista a preocupação primordial é obtenção de lucros cada vez maiores. É dessa busca incessante de lucros máximos que resultam as estratégias de localização geográfica das empresas industriais, que em inúmeros fatores têm de ser considerados isoladamente e em conjunto.” A partir do texto acima conclui-se que os fatores mais importantes são, exceto:
(A) Mercado consumidor.
(B) Energia.
(C) Matéria prima.
(D) Legislação ambiental.
(E) Mão de obra.

8- O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da _____________ na Revolução Industrial. BOULOS Jr, p.421
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
(A) Alemanha
(B) Holanda

(C) Itália
(D) Inglaterra
(E) Espanha


9- A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
(A)  Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
(B)  Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
(C)  Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
(D) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

10- Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
(A)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
(B) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
(C)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
(D) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).

HISTÓRIA - BRASIL COLÔNIA

PROF. CRISTINA

BRASIL COLÔNIA – Continuação

INVASÕES HOLANDESAS
- Entre  1580 e 1640, período da União Ibérica, o Brasil ficou sob domínio espanhol.
- Entre 1624 e 1654, o Brasil foi invadido por holandeses.
- Durante a União Ibérica, o comércio entre Brasil e Holanda estava proibido. Os holandeses decidiram invadir a região nordeste com o objetivo de restabelecer a compra e venda de açúcar.
- A primeira tentativa de invasão foi em 1624, na cidade de Salvador. Durante quase um ano a capital do país foi dominada pelos holandeses. Os espanhóis conseguem retomar a  cidade.
- Em 1630, uma segunda tentativa em Olinda. No local, estabeleceram um governo e retomaram o comércio do açúcar.
- Em 1654, depois de inúmeros conflitos, foram expulsos do território.

OS BANDEIRANTES
- Os bandeirantes eram homens que iam sertão adentro para capturar indígenas para uso como mão de obra escrava.
- Os Bandeirantes empreenderam várias expedições denominadas de Bandeiras. Nas primeiras expedições, o armamento  utilizado era arco e flecha.
- Durante a União Ibérica, os bandeirantes ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas e aumentaram dos domínios portugueses
- Na segunda metade do século XVII, o açúcar brasileiro enfrentava a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas. Assim, a Coroa portuguesa estimulou a procura por metais preciosos em suas colônias. Com isso surgiram as expedições chamadas de Entradas.
- As Entradas eram expedições oficiais de exploração do território na busca de riquezas.
- As Bandeiras eram fortemente armadas e organizadas por particulares. Os principais objetivos eram a escravização de indígenas, também a localização e destruição dos Quilombos, formados por negros e indígenas e a busca por metais preciosos.
- Os mais conhecidos bandeirantes eram, em sua grande maioria, da região paulista. Dentre eles se destacaram: Antônio Raposo Tavares e Domingos Jorge Velho 
- Os bandeirantes encontraram ouro por volta de 1695. Fizeram outras descobertas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
- Os bandeirantes invadiam as Missões Jesuíticas (locais de catequização dos índios) atrás de nativos para escravização.

O CICLO DO OURO
- Primeiras descobertas de ouro: em torno de 1690, no século XVII.
- O auge das atividades auríferas foi no século XVIII.
-  As principais áreas foram :  em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
- Nesse período Portugal passava por uma grave crise econômica, aumentando a exploração na colônia.
- A Coroa determinou a arrecadação do quinto, um imposto que estabelecia a cobrança de 20% de todo o ouro produzido. Toda  produção era fiscalizada pelas casas de fundição.

REBELIÕES COLONIAIS
- A cobrança de altos impostos e o desejo de independência foram os maiores motivos de explosão de rebeliões nesse período.
- Entre as principais, podemos citar quatro:
* Guerra dos Emboabas (1708 – 1709):  ocorreu em Minas Gerais porque os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração do ouro recém descoberto. Os portugueses chegavam à colônia para investir na exploração. A tensão terminou em conflito.
* Revolta de Felipe dos Santos (1720):  o líder foi  Filipe dos Santos e ocorreu em Vila Rica. A revolta representou a insatisfação dos donos de minas com a cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição.  Filipe dos Santos foi condenado à morte e o  movimento terminou.
* Guerra dos Mascates (1710 – 1711):  ocorreu  em Pernambuco  e envolveu  senhores de engenho de Olinda  e comerciantes portugueses de Recife. A cidade de Recife foi transformada em vila. Isso desagradou a aristocracia rural de Olinda, gerando um conflito. O conflito  chegou ao fim com a intervenção de Portugal e equiparação entre Recife e Olinda.
* Inconfidência Mineira (1789):  com caráter  separatista. A revolta dos mineiros  pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal. O movimento foi descoberto antes de iniciar. A punição foi rígida. Tiradentes foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo.
* Conjuração Baiana (1798): de caráter separatista. Ocorreu na Bahia e pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa.

https://escolaeducacao.com.br/brasil-colonia/
https://www.infoescola.com/historia/revoltas-do-periodo-colonial-brasileiro/
https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/bandeirantes/

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

PROF. EDUARDO

Aceleração média
    Quando a velocidade de uma partícula varia no decorrer do tempo dizemos que ele apresenta uma aceleração. A aceleração média é o cociente entre a variação de velocidade e o correspondente intervalo de tempo.
am = ∆v
∆t
am =aceleração média ( m/s2 )
∆v = variação de velocidade ( m/s)
∆t = variação de tempo ( s )

Exemplos:
1. Um móvel parte do repouso e atinge a velocidade de 20 m/s em 5 s. Qual a sua aceleração média?
am =  20 = 4 m/s2
          5
2.  A aceleração média de um trem, sabendo que sua velocidade varia de 3 m/s para 9 m/s em 2 s , vale:
am =9 - 3=  6   = 3m/s2
         2        2
EXERCÍCIOS
1. Um automóvel parte do repouso e atinge a velocidade de 15 m/s ao final de 3s. Qual a sua aceleração média?

2. Qual o intervalo de tempo gasto para que um móvel cuja aceleração média é igual a 5 m/ s2 , sofra uma variação de velocidade de 25 m/s.

3. A aceleração média de um carro, sabendo que sua velocidade varia de 6 m/s para 12 m/s em 2 s , vale:

4. Um móvel aumenta sua velocidade de 30 m/s para 80 m/s entre os intervalos de 3s e 4 s. Calcule sua aceleração.

5. Um automóvel parte do repouso e atinge a velocidade de 10 m/s ao final de 5s. Qual a sua aceleração média?

6. A velocidade de um carro aumenta de 20 m/s para 120 m/s em 4s. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

7.  Qual o intervalo de tempo necessário para que um móvel cuja aceleração média é igual a 10 m/ s2,sofra uma variação de velocidade de 20 m/s.

8. Um móvel aumenta sua velocidade de 70 m/s para 100 m/s entre os intervalos de 5 s a 7 s. Calcule sua aceleração.

9. Um ônibus viaja com uma velocidade de 20 m/s, de repente é freado e só consegue parar após 10 s. Qual a aceleração média produzida pelos freios?

10. Um rapaz estava dirigindo uma motocicleta a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a aceleração imprimida pelos freios á motocicleta.

11. Um trem parte do repouso e após 10 s tem velocidade de 30 m/s. Qual a sua aceleração?

Gabarito:
1)  5 m/s2
2)  5 s
3)  3 m/s2
4)  50 m/s2
5)  2 m/s2
6)  25 m/s2
7)  2 s
8)  15 m/s2
9) - 2 m/s2
10) - 5 m/s2
11)3 m/s2

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

PROF. INGRID

1) Construa um quadro comparativo entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, quanto às seguintes características: estrutura, presença/ausência de vasos condutores, fase dominante, reprodução e, por fim, características típicas do grupo.

2)  Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:
a)     Do ovário;
b)     Do óvulo fecundado;
c)     Do zigoto;
d)     Da parede do epicarpo;
e)    Da oosfera fecundada.

3) Dizemos que as gimnospermas conseguiram definitivamente conquistar o ambiente terrestre, uma vez que essas plantas não necessitam de água para a sua fecundação. Marque o nome da estrutura que permitiu essa independência da água.
a) Fruto.
b) Flores.
c) Sementes.
d) Grãos de pólen.
e) Gametas flagelados.

4) Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição. Marque a alternativa que indica corretamente a estrutura que origina a semente.
a) A semente é formada a partir do desenvolvimento do ovário.
b) A semente é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.
c) A semente é formada a partir do desenvolvimento do carpelo.
d) A semente é formada a partir do desenvolvimento do esporo.

5) Considere as características relacionadas abaixo:
Grãos de pólen;
Sistema vascular;
Sementes;
Fruto.
São características comuns às gimnospermas e angiospermas:
a) apenas I e III.
b) apenas I e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.

6) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a)      100% vv, verdes;
b)      100% VV, amarelas;
c)       50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d)      25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e)      25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

7) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:
Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.
a)      2n, 20, 02, 2n, 20.
b)      Diploide, 10, 04, haploides, 05.
c)      Diploide, 46, 04, haploides, 23.
d)      n, 10, 02, 2n, 05.
e)      Haploide, 05, 04, n, 20.
f)       2n, 30, 04, n, 15.

8) Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a)      Apenas indivíduos Aa;
b)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;
c)      Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;
d)      Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente;

9) Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom.  Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.
a)      Aa, aa, aa.
b)      AA, aa, aa.
c)      aa, AA, aa.
d)      aa, Aa, AA.
e)      Aa, AA, Aa.

10) Um casal possui duas filhas e planeja ter outro filho. O marido acredita que há mais chances de nascer outra menina do que nascer um menino, uma vez que eles já possuem duas filhas. Qual a chance de um bebê do sexo masculino ser gerado em uma nova gestação?
a) 0%.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.

11) Muitas pessoas afirmam que o sexo do bebê é determinado pelo homem. Essa afirmação está correta?
a) Sim, pois o homem pode fornecer um cromossomo X ou dois.
b) Sim, pois o homem possui cromossomos X e Y.
c) Não, pois isso dependerá do gameta da mãe.
d) Não, pois apenas a mãe pode determinar se será doado um ou dois cromossomos X.
e) Nem o homem, nem a mulher determina o sexo de uma criança e sim processos de mutação.

12) Analise as alternativas abaixo e marque o momento em que é determinado o sexo de uma criança:
a) Ovulação.
b) Espermatogênese.
c) Fecundação.
d) Nidação.
e) Neurulação.

13) Sabemos que os cromossomos sexuais são responsáveis por determinar o sexo nos indivíduos. Um menino sem alterações cromossômicas, por exemplo, apresenta:
a) Um cromossomo X e um Y.
b) Dois cromossomos X.
c) Dois cromossomos Y.
d) Um cromossomo Y e nenhum cromossomo X.
e) Um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.

14) Um homem com cariótipo 47, XYY pode originar-se da união de dois gametas, um com 24 cromossomos e outro com 23. O gameta anormal:
a) É um óvulo.
b) É um espermatozoide.
c) Pode ser um óvulo ou um espermatozoide.
d) É uma ovogonia.
e) É uma espermatogônia.

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

PROF. BERNADETE

QUINHENTISMO

Quinhentismo foi um movimento histórico e literário que compreendeu as manifestações culturais escritas no primeiro século da colonização brasileira. Em linhas gerais, é possível reconhecer dois grupos de composição textual na época: os textos de informação e a literatura de formação. Os principais escritores da época foram Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
Características
A produção literária dos primeiros anos da colonização brasileira pode ser dividida em dois grupos:
  • Literatura de informação
Esse tipo de produção literária tem como principal característica ter como função descrever o processo de domínio português sob o território brasileiro. O principal escritor desse grupo é Pero Vaz de Caminha, e sua famosa carta é um dos mais importantes documentos históricos do período.
Para além de ser um texto histórico, a carta de Caminha é reconhecida como uma produção literária, haja vista que estrutura-se a partir de uma narrativa em primeira pessoa com certa tendência subjetiva na descrição dos espaços e da sociedade indígena que vivia no Brasil quando ocorreu a chegada portuguesa.

Veja, a seguir, um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha:
Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.
Mandou lançar o prumo. Acharam vinte e cinco braças; e ao sol posto, obra de seis léguas da terra, surgimos âncoras, em dezenove braças -- ancoragem limpa. Ali permanecemos toda aquela noite. E à quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitos à terra, indo os navios pequenos diante, por dezessete, dezesseis, quinze, catorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra, onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas pouco mais ou menos.
Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro.
Então lançamos fora os batéis e esquifes, e vieram logo todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor, onde falaram entre si.
E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.
Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.

  • Literatura de Formação
Também conhecida como literatura catequética, esse grupo literário é composto por poemascartassermões e peças de teatro produzidos pelos padres jesuítas que desembarcaram no Brasil no início da colonização. De modo breve, é possível dizer que tais produções tinham como principal função catequizar os nativos do território.
A catequização pode ser compreendida como uma espécie de colonização religiosa, haja vista que os deuses e cultos indígenas foram demonizados pelos jesuítas, que impuseram o catolicismo na região. Dessa forma, portanto, o Estado português dominou o território, e a Igreja Católica colonizou a religião dos nativos.
Anchieta e Nóbrega, sendo esse primeiro incumbido especificamente de propagar a Literatura de catequese

Contexto histórico
O contexto histórico do Quinhentismo é o início da colonização brasileira. As duas forças políticas que atuaram na dominação do território e dos nativos, o Estado português e a Igreja Católica, são perceptíveis a partir das produções literárias do período.
Tanto por meio das descrições de Pero Vaz de Caminha ou das peças e poemas do Padre José de Anchieta, é possível perceber traços do momento histórico que o país passava.

Autores
Os principais autores do Quinhentismo são:
  • Pero Vaz de Caminha;
  • Hans Staden;
  • Padre José de Anchieta;
  • Padre Manuel da Nóbrega.
Obras
As obras mais relevantes do Quinhentismo são, entre outras, a “Carta” (Pero Vaz de Caminha), “Duas Viagens ao Brasil” (Hans Staden), poemas, peças de teatro e "Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil" (Padre José de Anchieta), além de escritos e cartas do Padre Manuel da Nóbrega.

Os escritos do Padre Manuel da Nóbrega foram obra literária produzida no Brasil. Nas cartas, encontra-se o início da história do povo brasileiro, do ponto de vista de um catequizador. Contribuição ao estudo dos costumes da sociedade tupinambá, já em sua primeira carta do Brasil, ao padre Simão Rodrigues, provincial em Portugal, se nota a postura dos jesuítas a respeito da conversão do gentio e a tentativa de eliminar alguns hábitos, como o canibalismo:
"Diz que quer ser cristão e não comer carne humana, nem ter mais de uma mulher e outras coisas:somente que há de ir à guerra e os que cativar vendê-los e servir-se deles, porque estes desta terra sempre tem guerra com outros e assim andam todos em discórdia. Comem-se uns aos outros, digo os contrários. É gente que nenhum conhecimento tem de Deus, nem ídolos, fazem tudo quanto lhe dizem".
Esta aparece, por exemplo, a luta entre cristãos e índios: os primeiros consideravam os segundos como um papel branco onde podiam inscrever as virtudes mais necessárias.
Ainda que Nóbrega não tenha alto voo lírico, estima-se que seu "Diálogo sobre a conversão do gentio", primeiro texto em prosa escrito no Brasil, tenha grande valor literário.

Leia abaixo a cena do segundo ato da peça teatral “Auto de São Lourenço” de José de Anchieta e preste atenção nas palavras negritadas: 


GUAIXARÁ
Esta virtude estrangeira
Me irrita sobremaneira.
Quem a teria trazido,
com seus hábitos polidos
estragando a terra inteira?

Só eu
permaneço nesta aldeia
como chefe guardião.
Minha lei é a inspiração
que lhe dou, daqui vou longe
visitar outro torrão.

Quem é forte como eu?
Como eu, conceituado?
Sou diabo bem assado.
A fama me precedeu;
Guaixará sou chamado.

Meu sistema é o bem viver.
Que não seja constrangido
o prazer, nem abolido.
Quero as tabas acender
com meu fogo preferido

Boa medida é beber
cauim até vomitar.
Isto é jeito de gozar
a vida, e se recomenda
a quem queira aproveitar.
EXERCÍCIOS
01.A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra, que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por Caminha.
Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.
Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa.
Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.
Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.
As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem.
CASTRO, Sílvio (org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 115-6.
Esse fragmento apresenta-se como um texto 
a) descritivo, uma vez que Caminha ocupa-se em dar um retrato objetivo da terra descoberta, abordando suas características físicas e potencialidades de exploração.  
b) narrativo, pois a “Carta” é, basicamente, uma narração da viagem de Pedro Álvares Cabral e sua frota até o Brasil, relatando, numa sucessão de eventos, tudo o que ocorreu desde a chegada dos portugueses até sua partida.   
c) argumentativo, pois Caminha está preocupado em apresentar elementos que justifiquem a exploração da terra descoberta, os quais se pautam pela confiabilidade e abrangência de suas observações.     
d) lírico, uma vez que a apresentação hiperbólica da terra por Caminha mostra a subjetividade de seu relato, carregado de emotividade, o que confere à “Carta” seu caráter especificamente literário.     
e) narrativo-argumentativo, pois a apresentação sequencial dos elementos físicos da terra descoberta serve para dar suporte à ideia defendida por Caminha de exploração do novo território.  

02. Como é a descrição dos primeiros índios feita por Pero Vaz de Caminha no litoral brasileiro?
Resposta:A primeira menção aos índios inicia no trecho "E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro." A partir de então, Caminha procede com a descrição dos nativos e se mostra impressionado com a beleza e com o aspecto diferente dos índios principalmente no que concerne ao vestuário, ao cabelo, à cor da pele e aos adereços do corpo. Caminha também se mostra impressionado com o fato de que os índios não pareciam incomodados ao mostrar suas partes íntimas o que, segundo Caminha, era um sinal de inocência.
03. Quem foi Pero Vaz de Caminha, autor da Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil?
Resposta:Escritor, foi nomeado o escrivão a fazer parte da armada de Pedro Álvares Cabral em 1500 que, na ocasião, rumava em direção a Calecute, na Índia. Responsável pela Carta a El-Rei sobre o achamento do Brasil, Caminha faz um relato ao rei sobre a "Terra de Vera Cruz" posteriormente renomeada de Brasil.
04. Além da vinda para o Brasil para auxiliar na catequização dos índios mediante a composição de peças de teatro, qual a outra maior contribuição com relação à difusão da educação dos índios tupi pelos jesuítas?
Resposta: Uma das maiores contribuições do Padre Anchieta foi a elaboração da primeira gramática da língua tupi (a mais falada pelos índios na costa brasileira) para auxiliar os catequizadores na evangelização.
05. Em seus poemas mais famosos Compaixão da Virgem na Morte do FilhoAo Santíssimo Sacramento e A Santa Inês qual a posição do poeta em face ao divino? A qual gênero literário pertencem os poemas?
Resposta:Nos três poemas o poeta se coloca em posição de adoração ao divino, seja para a Nossa Senhora que sofre ao ver seu filho torturado, seja ao Jesus Cristo transformado em hóstia, seja à formosa Santa Inês. Os três poemas fazem parte do gênero lírico.