terça-feira, 7 de abril de 2020

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

PROF. EDUARDO
FÍSICA

          A física é a ciência que trata de descrever e explicar os fenômenos naturais. Para isso cria modelos idealizados das situações reais, em que apenas os fatores que interessam são considerados; a partir de conclusões sobre o comportamento de um modelo, generaliza o resultado a fim de explicar a situação real e é capaz de prever circunstâncias futuras para o mesmo fenômeno.
         As primeiras descobertas em física ocorreram na pré-história, como tentativa de resolver problemas práticos ou facilitar as tarefas do ser humano. Quando ele percebeu que poderia usar uma pedra pontuda para rasgar a carne de um animal morto, ou um arco para atirar flechas a grandes distâncias, estava,inconscientemente aplicando conceitos físicos. Desde o surgimento das civilizações, fazia-se necessário medir as coisas, com a extensão do império, o volume de tecido produzido em um dia, a altura de uma torre, a duração do ano.
     No início, foram usadas unidades baseadas em partes do corpo humano: côvados, braças, pés, polegada, palmos, etc. A desvantagem desses sistemas estava na imprecisão ao medir a arbitrariedade da escolha. Se um rei gordo usasse sua mão para medir as polegadas, o resultado seria diferente do obtido por uma rainha magra.
      Para tentar unificar as medidas, o governo republicano francês pediu a academia de ciências da França que criasse um sistema baseado numa constante natural. Assim, foi criado o sistema métrico decimal, constituído de três unidades básicas:
O metro (m): foi a unidade escolhida para medir comprimentos;
- O quilograma (Kg): unidade escolhida para medir massa;
- O litro (l): unidade escolhida para medir volume.
       A partir de 1889 foram sancionados novos protótipos internacionais para o metro e o quilograma. Essas duas grandezas, além do tempo, medido em segundo, constituíam a base do novo sistema de unidades, conhecido como MKS (iniciais das três grandezas de base).
      Em 1946, foi acrescentada uma unidade de base de natureza elétrica, o ampére.
     Uma pesquisa mundial do BIPM, em 1954, introduziu mais duas unidades de base ao sistema: o Kelvin (temperatura) e a candela (intensidade luminosa).
       O sistema, então com seis unidades de base, recebeu o nome de sistema internacional de unidades (SI) em 1960.
       Em 1971, o mol foi introduzido como unidade base para medir a quantidade de matéria, elevando o número de unidades de base para sete. Vale lembrar que as definições das unidades de base estão sendo constantemente atualizadas, de acordo com as novas exigências tecnológicas e científicas.
    O Brasil adotou o SI em 1962. Em 1988, o conselho nacional de metrologia, normalização e qualidade instrumental (conmetro) ratificou a adoção do SI no país e tornou seu uso obrigatório em todo o território nacional.

Importância:
  Uma das ciências mais antigas, a física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.
     Ela tem aplicação em praticamente todos os campos da atividade humana. Na medicina, inicialmente com os raios X e, hoje com a ultra-sonografia e a ressonância magnética, os diagnósticos ficam cada vez mais precisos. Nos transportes temos os motores de explosão e os modernos trens que levitam magneticamente sobre os trilhos. Na geração e produção de energia desde a energia elétrica até a nuclear. Nas telecomunicações e na eletrônica, desde o telégrafo, passando pelo rádio e a televisão, até os modernos chips que possibilitam a produção de computadores mais potentes e, entre outras coisas os telefones celulares.
  A palavra fenômeno vem do grego phainómenon, cujo significado é ``aquilo que parece``. Etimologicamente podemos dizer então que fenômeno são aquelas coisas que se nos apresentam.
     É comum considerarmos como fenômeno algo misterioso, como um arco íris, um furacão, uma tempestade, etc. Em nosso curso, consideraremos como fenômeno toda e qualquer manifestação no tempo e no espaço, como, por exemplo o movimento de um carro, o tiro de um canhão, o aquecimento da água, etc.
     Os fenômenos não se produzem ao acaso: entre eles existe uma interdependência. Tais relações de interdependência constituem as leis.
    Para estudar os fenômenos, a ciência tenta, inicialmente, estabelecer uma relação qualitativa entre eles.

As leis qualitativas. Por exemplo:
·         o calor dilata o ferro;
·         a pressão diminui o volume dos gases;
·         o atrito produz calor.
   Porém, um estudo mais aprofundado necessita de mais dados, as medidas quantitativas.
Medidas quantitativas:
·         De quanto se dilata a barra de ferro entre duas temperaturas?
·         De quanto diminuiu volume do gás quando a pressão duplica?

Ramos da física:
     Para fins didáticos, dividimos a física nas seguintes partes:
Mecânica: estuda o movimento e as condições em que ela se realiza.
Termologia: estuda o calor e suas aplicações. 
 Acústica: estuda o som.
Óptica: estuda a luz.
Eletrologia: trata da eletricidade e de suas aplicações.
     Física moderna: estuda a estrutura do átomo, a radioatividade, a teoria da relatividade, etc.
Também podemos dividir a física em clássica (antes de 1900) e moderna (após 1900).

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