ATIVIDADE DIVIDIDA EM 4 PARTES
2ª PARTE/CONTINUAÇÃO DO TEXTO: O TOCO DE LÁPIS
13) Releia o trecho do texto:
“_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que
alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”
O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!”?
a) ( ) A expressão representa o som de uma
risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) ( ) A expressão representa o som de uma
risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) ( ) A expressão representa o som de uma
risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.
14) Observe novamente o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste,
apaixonado! Velho e gasto também.”
As palavras destacadas nesse trecho são:
a) ( ) Substantivos, pois nomeiam
coisas.
b) ( ) Adjetivos, pois expressam
características de um ser.
c) ( ) Artigos, pois acompanham os
substantivos.
Respostas pessoais
15) Você concorda com a forma do lápis
novo tratar o mais velho? Por quê?
16) O lápis mais novo imagina que o mais
velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por quê?
17) No início do diálogo, o lápis novo
demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que não
sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você já
viu um caso parecido com este? Com quem?
18) É verdade que o lápis mais velho, sente
tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito pelos mais
velhos? Justifique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário