terça-feira, 14 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. BERNADETE

ATIVIDADE DIVIDIDA EM 4 PARTES

2ª PARTE/CONTINUAÇÃO DO TEXTO: O TOCO DE LÁPIS

13) Releia o trecho do texto:
“_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”
O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!”?
a) (   ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) (    ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) (   ) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.

14) Observe novamente o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também.” 
As palavras destacadas nesse trecho são:
a) (    )  Substantivos, pois nomeiam coisas.
b) (    ) Adjetivos, pois expressam características de um ser.
c) (    ) Artigos, pois acompanham os substantivos.
      
  Respostas pessoais
15)  Você concorda com a forma do lápis novo tratar o mais velho? Por quê?

16) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por quê?

17) No início do diálogo, o lápis novo demonstra toda a sua arrogância, mas, ao ouvir o mais velho, percebeu que não sabe nada ainda e sente vergonha de ter tratado o outro com desprezo. Você já viu um caso parecido com este? Com quem?

18) É verdade que o lápis mais velho, sente tristeza ao ver que o lápis jovem não tem sabedoria nem respeito pelos mais velhos? Justifique.





Nenhum comentário:

Postar um comentário