QUESTÕES SOBRE O
TROVADORISMO
1- Assinale (V) para verdadeiro e (F) para
falso em relação as cantigas trovadorescas:
a- ( )No
Trovadorismo podemos reconhecer dois tipos de cantigas: as cantigas líricas e as satíricas. v
b- ( )
As cantigas líricas se subdividem em cantigas de amor e cantigas de amigo. v
c- ( )
As cantigas satíricas se subdividem em cantigas de escárnio e de maldizer. v
d- ( )
Nas cantigas de amor , o trovador sempre declara seu amor por uma dama da corte ( chamada de “senhor”, isto é,
senhora).Trata-a de modo respeitoso em com cortesia. v
e- ( )
A principal característica das cantigas de amigo é o sentimento feminino que exprimem, apesar de terem sido escritas por
homens. v
f- ( )
As cantigas de escárnio eram diretas que exploravam palavras e construções ambíguas, expressões irônicas sem revelar o
nome da pessoa satirizada. F
g- ( ) As cantigas de maldizer eram sátiras
indiretas, com citação nominal da pessoas ironizada. F
2- Preencha as lacunas dos textos abaixo com
as palavras corretas:
a- O _________________era um poeta quase
sempre um nobre que compunha as
cantigas sem preocupações financeiras. Trovador
b- As _______________________________ eram
moças que dançavam, cantavam e
tocavam castanholas ou pandeiros no momento
em que as cantigas eram
apresentadas. Soldadeira ou jogralesa
c- O_______________________era um homem de
condição financeira inferior, que
exercia sua profissão de castelo em castelo,
entretendo a alta nobreza. Alguns desses
artistas chegavam a cantar e compor. Jogral
d- O que
eram os Cancioneiros? Lugar
onde estavam compiladas as cantigas medievais
e- As
_______________ eram composições, no Trovadorismo. Cantigas
f- O ____________ era a língua oficial falada. galego-português
3- As cantigas medievais foram reunidas em três
volumes de compilações manuscritas
chamadas de Cancioneiros cujos nomes são:
a- ( ) Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional, Cancioneiro
da Vaticana.
b- ( ) Cancioneiro da Aguda, Cancioneiro da
Biblioteca Nacional, Cancioneiro da Vaticana.
c- ( ) Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da
Biblioteca Internacional, Cancioneiro da Vaticana.
d- ( ) Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da
Biblioteca Nacional, Cancioneiro da
Mariana.
4- Aponte as causas da decadência do
Trovadorismo segundo Rodrigues Lapa.
I- A decadência do mecenatismo real. Conta
que D.Pedro I de Portugal, por volta de 1366, foi o responsável pela extinção do
lirismo jogralesco na corte. Salienta-se que esse lirismo já entrara em franca decadência
na França.
II- O aburguesamento de Portugal. Com a
Revolução de Avis, Portugal começou a expandir-se e a revelar um vigoroso espírito
mercantil. A arte trovadoresca era
essencialmente palaciana , não condizendo com
a nova realidade portuguesa.
III- Os conflitos entre Portugal e Espanha. A
partir do reinado de D.Afonso IV, as relações entre Portugal e Espanha tornaram-se
tensas , o que ocasionou uma
separação não só linguística, mas também
literária.
Assinale apenas a alternativa correta:
a- ( )Todas as alternativas estão corretas.
b- ( ) Apenas a alternativa I está correta.
c- ( ) Apenas a alternativa II está correta.
d- ( ) Apenas a alternativa III está correta.
Texto para a questão 5
Atrás
da porta – Chico Buarque & Francis Hime
Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei
Eu te estranhei
Me debrucei sobre o teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pelos
Teu pijama
Ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei para maldizer nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me entregar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
Só pra provar que inda sou tua...
5- Após analisar a música assinale as
alternativas corretas:
a- ( ) a música se enquadra nas cantigas de amigo, pois a mesma foi escrita
por homem ,
mas o sentimento expressado é de mulher.
b- ( ) a música se enquadra nas cantigas de amor,
pois a mesma foi escrita por
homem , mas o sentimento expressado é de
mulher.
c- ( )
O verso” E me arrastei e te arranhei...” enfatiza a submissão da mulher em
relação ao esposo.
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