segunda-feira, 15 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

PROF. BERNADETE

Discurso direto e indireto são tipos de discursos para inserir falas e pensamentos de personagens no gênero narrativo.

Discurso direto
Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador.
É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos:
O aluno afirmou:
- Preciso estudar muito para a prova.
O réu afirmou: "Sou inocente!"

No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.

Discurso indireto
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos:
O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
O réu afirmou que era inocente.

Além disso, também são utilizados verbos de elocução para anunciar o discurso, além de conjunções que separam a fala do narrador das falas dos personagens (que e se).

Discurso indireto livre
É caracterizado pela aderência do narrador ao personagem. Ou seja, além de dizer as falas de outra pessoa, o narrador também toma o lugar dela para relatar seus sentimentos e desejos. Faz isso ao mesmo tempo em que coloca sua própria narrativa.

No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), não havendo marcas que mostrem a mudança do discurso. Assim, podem ser confundidas as falas dos personagens e do narrador. Exemplos:
João Fanhoso fechou os olhos, mal-humorado. A sola dos pés doía, doía. Calo miserável! (M. Palmério)
O chefe, impaciente, perguntou a João o motivo do atraso. João estava nervoso, mas não tinha o que fazer além de dizer a verdade. Contou que o carro havia estragado, já imaginando que o chefe não acreditaria nele.

Perceba que o discurso indireto livre corresponde à fala dos personagens, porém expressa pelo narrador (discurso indireto) e reproduzidos na forma como os personagens diriam (discurso direto).

Exercícios A.
1. Marque (1) para discurso direto e (2) para discurso indireto.
a) ― Não é ninguém, é o padeiro.
b) O diretor confirmou que todos sairão.
c) A mulher disse que não estava bem.
d) ― Qual é o problema do ser humano atualmente? ― perguntou o rapaz.
2. Observe o diálogo da peça “Higienizar as mãos”:

Médica 1 ― Você sabia que o simples gesto de lavar as mãos pode evitar contrair doenças? É imprescindível que as mãos sejam lavadas o maior número de vezes ao dia, e não só quando você acha que está suja, bactérias, fungos e vírus são invisíveis a olho nu, mas bastou pegar uma conjuntivite pra sentir a ação deles.
Paciente 1 ―Mas Doutora, não dá tempo, a correria do dia a dia impede-nos de lembrar que é necessário lavar as mãos sempre.

a) Há, obviamente, a presença do discurso direto. Cite um elemento que comprove isso.

b) A primeira parte da fala da médica está destacada. Passe-a para o discurso indireto.

3. Encontra-se abaixo um pequeno diálogo. Observe o contexto e complete-o com discursos diretos ou indiretos.
― Do que o ser humano precisa para viver?_____________________________________
― O ser humano precisa de muita inteligência e fé._______________________________
― Mas isso não fará sentido, se não tivermos força de vontade._____________________

4. Os discursos abaixo são indiretos. Transforme-os em diretos. Siga o exemplo.
Ex.: O estudante falou que a prova está bem fácil.
― A prova estava bem fácil. ― Falou o estudante.
a) A mulher declarou que não ia conseguir subir as escadas._______________________
b) O jovem garantiu que voltaria cedo._________________________________________
c) O médico solicitou que o paciente ficasse quieto._______________________________
d) O gerente garantiu que devolveria o dinheiro.__________________________________

B.Leia a tirinha abaixo:

1.Há há! Eu me tornei invisível!
2.Se eu remover minhas roupas. Posso cometer qualquer crime sem ser detectado.
3.Eu sou completamente livre! Posso escapar de tudo!
4.Calvin! Que diabos você está fazendo sem roupas mexendo no pote de biscoistos?!?!

# Exercícios B:
1) Calvin é um garoto muito criativo. O que ele inventou nessa tirinha?
2) Qual foi o motivo que o levou a se tornar invisível?
3) Por que Calvin teve que tirar a roupa?
4) O truque do Calvin deu certo? Justifique.
5) Há uma palavra escrita de modo errado na tirinha. Transcreva essa palavra e corrija-a.
6) Conte a história da tirinha no discurso direto:
            Calvin de repente exclamou:
            - Há há! Eu me tornei invisível.
Depois, tirando suas peças de roupa, disse:
7) Conte agora a história da tirinha no discurso indireto:
            Calvin disse, de repente, que se tornou invisível e que se removesse suas roupas, poderia

# Respostas A:
1.a) ― Não é ninguém, é o padeiro. (1 )
b) O diretor confirmou que todos sairão. (2 )
c) A mulher disse que não estava bem. ( 2 )
d) ― Qual é o problema do ser humano atualmente? ― perguntou o rapaz. (1 )

2.a)Um dos elementos que comprova a existência de discurso direto no texto é a presença do travessão.
b) Passando esta fala para o discurso indireto, o trecho ficaria da seguinte forma: A médica disse que lavar as mãos pode evitar doenças ou A médica afirmou que o ato de lavar as mãos pode evitar doenças.

4.a)― Não conseguirei subir as escadas ― declarou a mulher.
b)― Voltarei cedo ― garantiu o jovem.
c)― Fique quieto ― solicitou o médico.
d)―Devolverei o dinheiro ― garantiu o gerente.

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