segunda-feira, 27 de julho de 2020

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. CRISTINA

CONTINUAÇÃO - BRASIL COLÔNIA: 1500-1822

REBELIÕES COLONIAIS
As Rebeliões Coloniais foram divididas em NATIVISTAS e SEPARATISTAS.

- NATIVISTAS: foram conflitos que defendiam os interesses da elite colonial ou entre os colonos mais pobres.

A) Revolta dos Beckman:  ocorreu em 1684, no Maranhão, sendo seus principais líderes os irmãos Manuel Tomas Beckman. Reivindicavam melhorias na administração colonial, o que não foi aceito por Portugal, que reprimiu violentamente a mesma.
B) Guerra dos Emboabas: ocorreu entre 1708 e 1709, em Minas Gerais. Os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração do ouro recém descoberto, porém muitos portugueses chegavam à colônia para a exploração. Ambos entraram em conflito.
C) Guerra dos Mascates: ocorreu entre 1710 e 1711, em Pernambuco. O conflito envolveu os Senhores de Engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife. Recife recebeu a categoria de Vila, o que não foi aceito pela aristocracia de Olinda. O conflito só termina quando Portugal intervém e coloca em igualdade Recife e Olinda.
D) Revolta de Filipe dos Santos: ocorreu em 1720, em Vila Rica. Seu líder  foi Filipe dos Santos Freire, o qual representava a insatisfação dos donos de minas com a cobrança do Quinto e a instalação das Casas de Fundição. O movimento foi reprimido de maneira violenta e  Filipe dos Santos foi condenado à morte.

- SEPARATISTA: pregavam independência em relação a Portugal.

A) Inconfidência Mineira: ocorreu em 1789 e foi contra a exploração dos portugueses e pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal. O movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e foi punido com rigidez pela metrópole.  TIRADENTES foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo sobre o que acontecia com quem se colocava contra Portugal.
B) Conjuração Baiana: ocorreu em 1798, na Bahia e  pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa.

https://www.infoescola.com/historia/revoltas-do-periodo-colonial-brasileiro/

ATIVIDADES:

1- Responda à questão relacionando o nome dos movimentos sociais apresentados na coluna A com suas respectivas características, na coluna B.
COLUNA A
(1) Revolta de Beckman
(2) Guerra dos Emboabas
(3) Guerra dos Mascates
(4) Rebelião de Felipe dos Santos
COLUNA B
(      ) Luta dos comerciantes para elevar Recife à categoria de vila, em oposição aos produtores de açúcar de Olinda. 
(      ) Movimento em oposição às casas de fundição, que haviam aumentado a exploração da Coroa sobre os mineiros.
(      ) Combate ao monopólio e aos altos preços praticados pela Companhia de Comércio do Maranhão, e também aos jesuítas, que queriam impedir os grandes proprietários de escravizar os indígenas.
(       ) Luta entre paulistas e forasteiros pelo domínio da região das Minas Gerais, reivindicada por aqueles. Levou à separação da região das minas da Capitania de São Paulo e à criação da Capitania de Minas Gerais. 
A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é:
(A) 1 – 3 – 4 – 2
(B) 1 – 2 – 4 – 3
(C) 2 – 4 – 3 – 1
(D) 3 – 4 – 1 – 2
(E) 4 – 1 – 3 – 2

2-  Leia o texto e responda as questões seguintes.
“A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os “crimes” foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do “criminoso” e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos. (Adaptação da série Registros, nº 15, DPH, 1992)

A) Por que as reivindicações dos Inconfidentes foram consideradas “crimes”, em 1789?
As reivindicações foram consideradas criminosas, em 1789, porque a Inconfidência Mineira lutava pela ruptura do Pacto Colonial, defendia a liberdade de opinião, lutava pela separação do Brasil de Portugal e questionava o autoritarismo do rei metropolitano sobre a colônia. Todos estes elementos eram inspirados na Revolução Francesa e nos ideais iluministas da época.

B) O que quer dizer castigo exemplar?
Como está explícito no próprio texto, “castigo exemplar” significava que Tiradentes deveria sofrer humilhações (esquartejamento, exibição do corpo), para que seu exemplo incutisse medo e terror em outros manifestantes ou, ainda, significava que todos aqueles que lutassem contra a metrópole teriam o mesmo destino trágico.

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