segunda-feira, 31 de agosto de 2020

FÍSICA - ENSINO MÉDIO

 PROF. EDUARDO

Fenômenos ondulatórios e sonoros

Os principais fenômenos ondulatórios e sonoros são:

·           Reflexão de ondas:consiste na onda incidir numa superfície e retornar por onde se propagava inicialmente. Neste caso, a onda refletida mantém todas as características de onda incidente. 

·           Refração de ondas: consiste em a onda mudar a velocidade ( e de comprimento de onda) ao passar de um meio de propagação para outro. Imposta destacar que a frequência mantem-se invariável.

é o fenômeno segundo o qual uma onda muda seu meio de propagação. 

·            Interferência:consiste na superposição de duas ou mais ondas de mesma frequência que se encontram. Ex: recebemos dois sons de fontes diferentes. 

·           Difração: As ondas não se propagam obrigatoriamente em linha reta a partir de uma fonte emissora. Elas apresentam a capacidade de contornar obstáculos, desde que estes tenham dimensões comparáveis ao aumento da onda.

Ex: Uma pessoa consegue ouvir o som de um rádio, mesmo havendo uma parede separando-a dele.

·           Ressonância:Quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma frequência deste. Ex: os vidros de uma janela que se quebra ao entrar em ressonância com as ondas sonoras produzidas por um avião a jato. 

·           Polarização: polarizar uma onda significa orientá-la em uma única direção ou plano (não ocorre com as ondas sonoras).

 ·           Eco: Os obstáculos que refletem o som podem apresentar grandes asperidades. Assim, o som pode ser refletido em um muro, uma montanha, etc.

O som refletido chama-se eco, quando se distingue do som direto.

Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situada a 17 m, no mínimo, do objeto refletor, pois o ouvido humano só pode distinguir dois sons no intervalo de 0,1 s. o som tem velocidade 340 m/s, nesse tempo, percorre 34 metros.

O sonar é um aparelho capaz de emitir ondas sonoras na água e captar seus ecos, permitindo, assim, a localização de objetos sob a água. Medindo o tempo entre a emissão do som e a recepção do seu eco, o sonar pode determinar a distância exatae a forma aproximada do objeto.

O sonar serve para orientar a navegação, obter um perfil dos fundos marinhos, etc.

Alguns animais como o golfinho e o morcego, possuem radares biológicos e se orientam pelos ecos dos que emitem.

·         reverberação: Em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. esse encontro produz reflexões amplas que não só reforçam o som, como também o prolongam durante algum tempo. Depois que cessou a transmissão, esse prolongamento constitui a reverbação.

·         Efeito doppler : Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a frequência do som é maior do que aquela quando a pessoa se afasta da fonte.

O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada.

Você já deve ter observado esse fenômeno ouvindo o som da sirene de uma ambulância em movimento. O som torna-se mais grave ( frequência menor) quando está se afastando, após ter passado por você. O mesmo acontece quando se aproxima, o som torna-se mais agudo (frequência maior).

Assim , quando há aproximação entre o observador e a fonte, o observador recebe um maior número de ondas por unidade de tempo e quando se afasta, recebe um menor número de ondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário