terça-feira, 27 de outubro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: 1894 a 1930

- Período marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário.

- Os presidentes pertenciam aos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM).

- Os dois partidos (PRP e PRM) controlavam as eleições e se mantinham  no poder de maneira alternada. Eram apoiados pela elite agrária do país.

- No poder, estes presidentes adotavam políticas que beneficiavam o setor agrário, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.

 - Surgiu o TENENTISMO, movimento político-militar, liderado por tenentes, que faziam oposição ao governo oligárquico. Defendiam a moralidade política e mudanças no sistema eleitoral, o voto secreto e mudanças no ensino público.

- A COLUNA PRESTES e a REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA são dois exemplos do movimento tenentista.

 

POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE

- A maioria dos presidentes do período eram políticos de MG e SP.

- SP e MG  eram os dois estados mais ricos do país e controlavam a vida política da República.    

- Os presidentes eram políticos que representavam os interesses das elites mineiras e paulistas, sempre favoreciam o setor agrícola, principalmente do CAFÉ (SP) e do LEITE (MG).

- Essa política ficou conhecida como  POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE e sofreu críticas de empresários ligados à indústria, que estava em expansão neste período.

 - Em função dessa política, houve o crescimento do setor agropecuário na região Sudeste. Não ocorreu preocupação com as outras regiões e os problemas socais se agravaram, principalmente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

 

POLÍTICA DOS GOVERNADORES

 - Tipo de relação política criada durante o governo do presidente paulista Campos Salles. Visava manter no poder as oligarquias dominantes. Era uma troca de favores políticos entre governadores e o presidente da República. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte à candidatura presidencial e governabilidade (sustentação política parlamentar) durante o período de governo.


CORONELISMO

- “CORONEL" era a denominação dada ao grande latifundiário, que usava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o "VOTO DE CABRESTO", em que o coronel (fazendeiro) obrigava e usava a violência para que os eleitores de seu "CURRAL ELEITORAL" votassem nos candidatos apoiados e indicados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem sempre nos candidatos indicados. O coronel também utilizava outros "recursos" para conseguir seus objetivos políticos, tais como: COMPRA DE VOTOS, VOTOS FANTASMAS, TROCA DE FAVORES, FRAUDES ELEITORAIS E COERÇÃO.

 

O CONVÊNIO DE TAUBATÉ

 - Solução encontrada pelo governo para beneficiar os cafeicultores em períodos de crise. Quando o preço do café caia, o governo federal comprava o excedente de café e estocava. Quando ocorresse a alta do preço do café, os  estoques eram liberados para a venda. Esta política mantinha o preço do café, principal produto de exportação brasileiro, sempre em alta e garantia os lucros dos fazendeiros de café.

 

A CRISE DA REPÚBLICA VELHA E O GOLPE DE 1930

 - Ocorre uma crise entre os políticos de SP e MG, pois na próxima eleição, de acordo com a Política do Café-com-leite, era a vez de um político mineiro, do PRM, assumir a presidência.  

-  O PRP, do presidente Washington Luis, ao invés de  indicar um político mineiro, indicou um político paulista, Júlio Prestes, rompendo com o Café-com-leite.

- O PRM descontente, se une com políticos da Paraíba e do RS, formando a Aliança Liberal, a qual lança à presidência o gaúcho Getúlio Vargas. 

 - Júlio Prestes vence as eleições de abril de 1930. Os políticos da Aliança Liberal alegam fraudes eleitorais. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocaram a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da  ERA VARGAS.

 

PRESIDENTES DA REPÚBLICA VELHA: 


- Marechal Deodoro da Fonseca (15/11/1889 a 23/11/1891).

- Marechal Floriano Peixoto (23/11/1891 a 15/11/1894).

- Prudente Moraes (15/11/1894 a 15/11/1898).

- Campos Salles (15/11/1898 a  15/11/1902).

- Rodrigues Alves (15/11/1902 a 15/11/1906).

- Affonso Pena (15/11/1906 a 14/06/1909).

- Nilo Peçanha (14/06/1909 a 15/11/1910).

- Marechal Hermes da Fonseca (15/11/1910 a 15/11/1914).

- Wenceslau Bráz (15/11/1914 a 15/11/1918).

- Delfim Moreira da Costa Ribeiro (15/11/1918 a 27/07/1919).

- Epitácio Pessoa (28/07/1919 a 15/11/1922).

-  Artur Bernardes (15/11/1922 a 15/11/1926).

- Washington Luiz (15/11/1926 a 24/10/1930).

 https://www.suapesquisa.com/republica/

 

 ATIVIDADES:

1- A República Oligárquica ficou caracterizada pelo sistema político contaminado por interesses regionais. Esse tipo de política acabou por produzir fenômenos como o “voto de cabresto” e o “clientelismo”, típicos de um fenômeno maior conhecido como:

(A) Anarquismo.

(B) Coronelismo.

(C) Fascismo.

(D) Peronismo.

(E) Absolutismo.

 

2- A “Política do Café com Leite” tornou-se algo realmente atrelado ao exercício do poder político no Brasil a partir do governo de Campos Sales, como um desdobramento de um pacto maior conhecido como:

(A) Política do Feijão com Arroz

(B) República da Espada

(C) Política dos Governadores

(D) Política dos Empresários

(E) Revolução Constitucionalista

 

3- Sobre a República Oligárquica, responda:

(A) Foi um período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da revolução de 1930.

(B) Foi dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Velha.

(C) Foi um período marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta Armada.

(D) Foi marcada pelo controle político das oligarquias cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida "Política do café com leite".

 

4- Voto do Cabresto era uma característica de que grupo da República Velha?

(A) Governadores

(B) Jagunços

(C) Coronéis (grandes latifundiários)

(D) Fazendeiros

 

5- Identifique o principal produto de exportação no período da República Velha.

(A) Milho

(B) Cana de açúcar

(C) Leite

(D) Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário