segunda-feira, 23 de novembro de 2020

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

ERA VARGAS: 1930-1945 


- Período de governo de Getúlio Vargas.

- Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

- Apresenta três momentos:

A) GOVERNO PROVISÓRIO -1930-1934

B) GOVERNO CONSTITUCIONAL – 1934-1937

C) ESTADO NOVO – 1937-1945


REVOLUÇÃO DE 1930

- Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha.

- A República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

- De acordo com a política do "CAFÉ-COM-LEITE", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido.

O GOLPE DO EXÉRCITO

- Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.

- O vencedor foi candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse.

- A Aliança Liberal (oposição ao governo e formada por aliados mineiros, gaúchos, e paraibanos) não aceitou o resultado, alegando fraude nas eleições.

- A situação acabou se agravando quando o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife.

- O poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.


GOVERNO PROVISÓRIO (1930 – 1934)

- O objetivo era reorganizar a vida política do país, porém Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

- Ocorreu a Revolução Constitucionalista de 32.

- Mesmo vencendo as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. 

- Em 1934 uma nova constituição foi promulgada. A mesma deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Também sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.


GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934 – 1937)

- A ANL  promove uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. A chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

- Getúlio Vargas, alegando outra tentativa comunista de tomar o poder (Plano Cohen),  declara estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro.

- Mediante a “ameaça comunista”,  Vargas anula a Constituição de 1934, a eleição presidencial que deveria acontecer em 1937 e dissolve o Poder Legislativo.

- A partir daí, Getúlio passa a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado ESTADO NOVO.


ESTADO NOVO (1937 - 1945)

- Período da ditadura de Vargas.

- Vargas impôs ao país uma nova Constituição, chamada de "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

- A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal.

- Vargas foi responsável também pela criação da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

- Na política externa, o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo.

- A derrota dos países do Eixo leva ao crescimento da oposição ao governo Vargas. Ficou contraditório ao governo manter uma política autoritária e enviar tropas para lutar contra o nazi fascismo.

- Chega ao fim a Era Vargas.

https://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/

ATIVIDADES:

1- Crie um MAPA MENTAL caracterizando a ERA VARGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário