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PROF. CRISTINA
ERA VARGAS: 1930 – 1945
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Corresponde ao período em que GETÚLIO
VARGAS (1882-1954) governou o Brasil.
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Apresenta três momentos:
A)
GOVERNO PROVISÓRIO:
1930-1934
B)
GOVERNO CONSTITUCIONAL:
1934-1937
C) ESTADO NOVO: 1937-1945
GOVERNO
PROVISÓRIO (1930-1934)
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Caracterizou-se pelo início do processo de centralização do poder, pela
eliminação dos órgãos legislativos em níveis federal, estadual e municipal e
ausência de eleições.
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Foram criados novos ministérios como o Ministério do Trabalho, Indústria e
Comércio e o Ministério da Educação e Saúde, ambos em 1930.
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Houve a nomeação de interventores estaduais.
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As medidas do Governo Provisório provocaram o descontentamento de vários
estados, principalmente em São Paulo.
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Inicia em São Paulo a Revolução Constitucionalista.
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A Revolução Constitucionalista de 1932 é reprimida, porém Getúlio Vargas promove
eleições legislativas e convoca a Assembleia Constituinte para elaborar uma
nova Constituição.
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Na Constituição de 34, havia importantes mudanças políticas, como o voto
feminino, estabeleceu o ensino primário gratuito e obrigatório, e criou a
Justiça do Trabalho.
GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-1937)
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Nesse período ocorre a Revolta Comunista (Intentona Comunista) contra o
governo.
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O PCB era ilegal desde 1927 e muitos de seus membros participaram da ANL
(Aliança Nacional Libertadora). A ANL
também seria extinta e vários dos seus membros foram perseguidos.
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Alguns membros do PCB e da ANL tentam tomar o poder através da Intentona
Comunista, de 1935, comandada por Luís
Carlos Prestes (1898-1990). Foram reprimidos pelas forças do governo
federal.
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Em 1937, Getúlio Vargas alega a existência de outra tentativa de golpe
comunista (Plano Cohen).
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O Congresso é fechado, ocorre o cancelamento das eleições presidenciais e a
anulação da Constituição de 1934.
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Inicia o período conhecido como Estado Novo.
ESTADO NOVO (1937-1945)
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É o período mais repressivo e ditatorial da Era Vargas, quando é proclamada
a Constituição de 1937.
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Também é lembrado como o período onde os
direitos trabalhistas foram criados.
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A nova Constituição extinguiu os partidos políticos, instituiu o regime
corporativo e acabou com a independência entre os três poderes. Foi inspirada
na Constituição polonesa de 1926 e por isso, recebeu o apelido de
"Polaca".
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Em novembro de 1937, ocorre a censura aos meios de comunicação para impedir que
a mídia divulgasse críticas ao governo.
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Em 1938 a Ação Integralista Brasileira planeja um golpe. Liderada
por Plínio Salgado (1895-1975) e Gustavo Barroso (1888-1959), os integralistas
tentam tomar o poder, mas são derrotados e seus participantes são presos ou
exilados.
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Na economia, a Era Vargas se caracteriza por medidas de nacionalização, bem
como levar a cabo sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação
das Leis do Trabalho). No âmbito legislativo, estabeleceu o Código Penal e o
Código de Processo Penal.
ERA VARGAS E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
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Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, o Brasil toma a decisão de
manter-se neutro diante do conflito.
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Haviam, no governo aqueles que eram a favor de apoiar o Eixo e os que desejavam
se aproximar dos Aliados.
- Com à pressão americana, Getúlio Vargas decide declarar guerra à Alemanha e, posteriormente, mandar soldados para Europa e ceder uma base aérea para os americanos em Natal (RN). Em troca, houve concessão de empréstimos e modernização do armamento do Exército brasileiro.
FIM
DA ERA VARGAS
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A contradição entre lutar contra uma ditadura e viver num regime sem democracia
determinou o começo do fim da Era Vargas.
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Intelectuais, associações de estudantes e mesmo parte dos militares, começam a
protestar abertamente contra o regime varguista.
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Em 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto por um golpe
militar e pela UDN. (União Democrática Nacional).
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Getúlio Vargas retorna a São Borja/RS.
https://www.todamateria.com.br/era-vargas/
ATIVIDADES:
1- Nos primeiros anos do
governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de
esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa
fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela
legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular
direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição
de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo. FAUSTO, B. História
concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002
(adaptado).
No
contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento
sindical foi caracterizada:
(A)
Pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
(B)
Por um diálogo democraticamente constituído.
(C)
Pelas benesses sociais do getulismo.
(D) Pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado.
(E)
Por uma legislação construída consensualmente.
2- Durante o Estado Novo, os
encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e
envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de
discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou
Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado
efeito”. CAPELATO,
M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D.
(Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
O
controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo
fundamental à propaganda política, na medida em que visava:
(A) Conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
(B)
Ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
(C)
Aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
(D)
Estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
(E)
Alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.
3-
A
caricatura revela um momento da chamada "era de Vargas", quando
Getúlio preparava-se para
(A) Assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta
pela Assembleia Constituinte.
(B)
Liderar um golpe militar, instaurando um período histórico conhecido por Estado
Novo.
(C) Disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto
da redemocratização do país.
(D)
Executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas
e dos integralistas ao poder.
(E)
Comandar uma revolução constitucionalista, contra a oligarquia do setor
agroexportador.
4-
Essa imagem foi impressa em
cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de:
(A) Destacar a sabedoria inata do líder governamental.
(B)
Atender a necessidade familiar de obediência infantil.
(C)
Promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
(D)
Conquistar a aprovação política por meio da violência.
(E)
Estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.
5- Na casa do beato Pedro
Batista em Santa Brígida, na Bahia, D. Pedro II divide um espaço na parede com
Getúlio Vargas. Este exemplo caracteriza um tipo de idealização da figura de
mitos que ficaram sedimentados na memória popular. Podemos afirmar que Getúlio
Vargas potencializou uma imagem de "pai dos pobres", em grande parte
devido às(aos): (Schwarcz, Lília Moritz. As Barbas do Imperador. D. Pedro
II: Um Monarca nos Trópicos. São Paulo, Cia das Letras, 1998 p. 322)
(A) Medidas de caráter populista, atraindo as massas trabalhadoras.
(B)
Medidas revolucionárias introduzidas com a reforma agrária.
(C)
Restrições econômicas impostas aos industriais brasileiros.
(D)
Restrições rígidas impostas à burguesia nacional e internacional.
(E)
Discursos ufanistas disseminados entre os camponeses brasileiros.
6- Em 10 de novembro de
1937, Getúlio Vargas se dirigiu à população através do rádio: "A disputa
presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia
a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes
e os partidos políticos inquietavam o nosso povo".
Este
discurso inaugura o período chamado:
(A) Estado Novo
(B)
República Nova
(C)
Era Vargas
(D)
Revolução de 30
7- Leia o texto abaixo:
"O Estado Novo recolheu
os triunfos da década de 30, ao expor com todo o esplendor esta extraordinária
transformação do direito de organização e ação coletivos em meio de identidade
entre poder, lei e sociedade, de modo que a força prometida por uma sociedade
crescentemente mobilizada em seu desejo de mudança foi substituída pela
onipotência e eficácia das instituições governamentais e da repressão, ambas
sustentadas pela mais brilhante invenção do período: o espetáculo da identidade
entre Estado e povo, entre o Chefe do Estado e seu povo." (PAOLI,
M. C. A Era do Estado. FOLHA DE SÃO PAULO, 31 dez. 1988. Folhetim. p. G-6.)
Escolha
o título mais adequado para este texto:
(A)
Vargas, o Pai do Pobre e a Mãe dos Ricos
(B) O Poder da Propaganda Política
(C)
A Glória do Estado Novo
(D) Repressão e Censura na Era Vargas
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