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PROF. INGRID
Angiospermas
As angiospermas são plantas que se
caracterizam por apresentar flor e fruto. Esse grupo vegetal
é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de
mais de 450.000 espécies diferentes. Entre exemplos de angiospermas, podemos
citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama,
os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.
→ Características das
angiospermas
As angiospermas são plantas vasculares
(apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica
mais marcante a presença de flores e frutos. O termo
angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma,
que significa semente. Analisando seu nome, podemos concluir, portanto, que ele
está relacionado a uma de suas características exclusivas: a presença de fruto
envolvendo a semente.
Os frutos são formados a partir
do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação.
Eles são importantes para o sucesso desse grupo de plantas, uma vez que atuam
protegendo a semente e auxiliam na dispersão dessas estruturas.
Além dos frutos, as flores foram
importantes para garantir que as angiospermas tornassem-se o grupo de plantas
com maior número de representantes. Flores vistosas e que liberam
odores são essenciais para garantir a atração de polinizadores.
Polinização, transferência do
pólen produzido na antera para o estigma.
Quando grão de pólen é liberado na
antera, ele possui uma célula vegetativa e uma célula geradora, a qual se
divide e forma os dois gametas masculinos (núcleos espermáticos). A célula
vegetativa será responsável pela formação do tubo polínico, que garantirá a
transferência dos gametas até a parte feminina da flor.
O gametófito feminino maduro de uma
angiosperma é chamado saco embrionário.
O grão de pólen, ao chegar no estigma
da flor, germina e produz o tubo polínico, que cresce pelo estilete até chegar
no ovário, penetra no óvulo pela micrópila (abertura do óvulo) e encontra o
saco embrionário.
No momento da fecundação, os dois
gametas masculinos atuarão (dupla fecundação). Um une-se à
oosfera, produzindo o embrião, e o outro une-se aos dois núcleos polares,
formando o endosperma, uma estrutura triploide. Esse endosperma fornecerá
nutrientes ao embrião durante o desenvolvimento.
O embrião desenvolve-se e os tegumentos
do óvulo originam os envoltórios da semente. O ovário da flor,
então, desenvolve-se em fruto. Caso a semente encontre um local adequado para a
sua germinação, ela originará um novo indivíduo (esporófito).
→ Flor
A flor é uma estrutura extremamente
importante para as angiospermas, sendo essa estrutura um ramo muito modificado
que cresce por tempo limitado. Uma flor apresenta partes estéreis e
partes reprodutivas, as quais emergem no receptáculo (região
dilatada).
Os apêndices estéreis são as
pétalas e as sépalas. Geralmente, as sépalas apresentam a cor verde, e
as pétalas apresentam cores variadas, comumente vistosas. O conjunto de sépalas
de uma flor, formam um cálice, enquanto o conjunto de pétalas
forma a corola. Sépalas e pétalas, juntas, formam o
perianto.
Temos ainda as partes
reprodutivas: estames e carpelos. Os estames são
a porção da planta onde são produzidos o pólen. O estame é formado pelo filete e
pela antera, sendo, esse último, o local onde o pólen é
produzido. O conjunto de estames forma o androceu.
O carpelo é a parte da
flor onde estão os óvulos. Cada carpelo apresenta três partes básicas: o
estigma, o estilete e o ovário. O estigma é o local onde o grão de pólen é
depositado, o estilete é a porção por onde o tubo polínico cresce, e o ovário é
o local onde estão os óvulos. O conjunto de carpelos forma o gineceu.
Uma flor pode
possuir até quatro partes florais denominadas de verticilos: cálice, corola,
androceu e gineceu. Quando possui os quatro verticilos, é chamada de completa; quando algum está ausente, é chamada
de incompleta.
Quando uma flor apresenta
tanto gineceu quanto androceu, ela é dita bissexual, mas
quando apresenta somente um deles, é dita unissexual.
→ Classificação das
angiospermas
Os maiores grupos de angiospermas são
as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas.
1) No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o zigoto,
o óvulo e o ovário originam, respectivamente,
a) fruto, semente e embrião.
b) embrião, fruto e semente.
c) embrião, semente e fruto.
d) semente, fruto e embrião.
e) semente, embrião e fruto.
2) Observe o esquema da flor a seguir e marque a alternativa incorreta a
respeito dessa estrutura reprodutora:
Observe atentamente a estrutura da flor
a) 1 e 2 representam, respectivamente, a antera e o filete.
b) 3 representa o estigma, uma parte do gineceu.
c) A estrutura 4 é chamada de pistilo.
d) O ovário está representado pelo número 5.
e) A estrutura 6 é conhecida por sépala.
3) Sabemos que o grão de pólen deve ser levado até a parte feminina da flor para que ocorra a polinização. Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região:
a) do cálice.
b) da corola.
c) da antera.
d) do filete.
e) do estigma.
4) Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:
a) Do ovário.
b) Do óvulo fecundado.
c) Do zigoto.
d) Da parede do epicarpo.
e) Da oosfera fecundada.
5) Na evolução das angiospermas desenvolveu-se uma estrutura única entre os vegetais, que está certamente relacionada com a ampla distribuição geográfica do grupo. Trata-se
a) do tubo polínico.
b) dos grãos de pólen alados.
c) das sementes.
d) dos frutos.
e) dos nectários.
6) Qual o nome do órgão sexual masculino das
flores?
a) gineceu.
b) pênis.
c) vagina.
d) androceu.
( ) Na figura
é mostrado o esquema da flor de uma angiosperma em fecundação.
( ) Em a é mostrado o 1º verticilo floral - a corola, formada por sépalas, de
função atrativa.
( ) Em b tem-se o 2º verticilo floral - o cálice, conjunto de pétalas e que tem
função nutritiva para o saco embrionário.
( ) Em c é mostrado um estame, que é formado por filete e antera.
( ) Em d é mostrado o 4º verticilo floral - o gineceu, com indicação do ovário
(1), estilete (2) e estigma (3).
8) O cultivo de plantas pelo homem está entre os mais importantes fatos que propiciaram o desenvolvimento de grandes civilizações. Os itens seguintes referem-se à estrutura, classificação e fisiologia de alguns vegetais cultivados. Julgue-os.
( ) O milho é um vegetal do grupo das monocotiledôneas.
( ) A soja produz semente sem proteção.
( ) A cenoura é um vegetal rico em vitamina A, cuja parte comestível e largamente comercializada é uma raiz tuberosa.
( ) A castanha de caju é o fruto do cajueiro, enquanto que a parte carnosa (caju) é um pseudofruto.
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