DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. BERNADETE
OBRAS e POETAS
(A)Victor Hugo e Itália
(B)Victor Hugo e
França.
(C)Alexandre Dumas e
Inglaterra
(D)Machado de Assis e
Brasil
(E)Mark Twain e
França
2.Condizente com a
estética do Romantismo brasileiro, Iracema é um romance que:
(A)Reconstrói a história do Brasil sob uma ótica idealizante, em que o indígena representa a figura do herói nobre e completamente integrado à natureza
(B)Retrata a vida das
comunidades indígenas do Brasil do século XIX, a partir do esforço de se
descrever o homem brasileiro de maneira crítica e realista.
(C)Narra a história
do amor impossível entre uma indígena e um branco que, por não se consumar,
termina com a trágica morte dos protagonistas.
(D)Evidencia a
preferência pela descrição de aspectos psicológicos das personagens, em
detrimento de detalhes físicos, que não têm relevância na obra.
(E)Descreve o início
da colonização do Brasil pelos portugueses, sendo estes recebidos de maneira
extremamente hostil pelos nativos.
3.Originalmente, a história de Hamlet, foi pensada para ser atuada. Como tal, o estilo de escrita e composição do autor tinha uma característica muito peculiar. O texto original se encaixa no gênero:
(A)Dramático.
(B)Rústico
(C)Lírico
(D)Híbrido
(E)Lúdico
4.Escrita entre os anos de 1599 e 1601, por William Shakespeare, Hamlet é considerada:
(A)Uma farsa
(B)Um monólogo
(C)Uma tragédia.
(D)Uma comédia
(E)Um auto
5.O desfecho de Frankenstein,
de Mary Shelley, mostra que:
(A)a Criatura, apesar de todo sofrimento, conseguiria finalmente ser feliz ao lado de uma companheira semelhante a ele.
(B)Vítor e a Criatura
tiveram um destino semelhante, vivendo na solidão, sem ter a quem amar, até
morrerem
(C)o criador, como
ser superior que era, morreu feliz ao lado de seus entes queridos, e a Criatura
vagou solitária pelos extremos da Terra.
(D)todos os castigos
que a criatura impôs ao criador aliviaram seu sentimento de revolta, já que Vítor
experimentou o desprezo de todos.
(E)os problemas que
Vítor Frankenstein teve de enfrentar, e as perdas que ele sofreu, fizeram com
que ele, enfim, tivesse piedade da Criatura
6.O livro que marca o
fim da Literatura romântica brasileira e o início do Realismo no Brasil é:
(A)Memórias Póstumas de Brás Cubas/Machado de Assis.
(B)Memórias de um
Sargento de Milícias/ Machado de Assis
(C)Memórias Póstumas
de Brás Cubas /Manuel Antônio de Almeida
(D)Memórias de um
Sargento de Milícias/ Manuel Antônio de Almeida
(E)Ambos marcam o
início do Realismo brasileiro
7.Sobre Quincas
Borba, de Machado de Assis, é correto afirmar que:
(A)Quincas Borba apaixona-se por Sofia.
(B)A história gira em
torno do romance entre Bentinho e Capitu.
(C)Quincas Borba
recebe elevada herança de Rubião, inclusive o cachorro do falecido.
(D)Sofia não se
apercebe do amor que o professor lhe dedica.
(E)Rubião morre louco
e solitário
8.Em Dom Casmurro, o
narrador machadiano:
(A)registra, de forma comovente, as memórias de sua adolescência, na qual veio a conhecer e a perder o grande amor de sua vida.
(B)rememora, de forma
lírica, uma paixão antiga, que lhe valeu a ruptura definitiva com sua família
conservadora.
(C)rememora, com
ressentimento, as origens, o desenvolvimento e o fim de uma paixão, destruída
pelo ciúme
(D)recupera, em tom
trágico, a história de seu grande amigo, traído pela mulher fútil e aventurosa.
(E)registra, com
ironia, a impiedade de seus injustificáveis ciúmes pela mulher cuja inocência
tardiamente reconhece.
9.Mário de Andrade é considerado o mestre dos escritores modernistas por sua atuação crítica e pela variedade de gêneros textuais que escreveu e que se transformaram em exemplos da escrita literária desse período estético.
(A)Macunaíma é uma colagem de mitos amazônicos e narrativas urbanas, e estilos narrativos diversificados
(B)Amar verbo
intransitivo é o mais complexo exemplo da prosa sentimental modernista,
exaltada e idealizadora.
(C)Pauliceia
desvairada é obra patriótica, de forte cunho nacionalista e uma concepção
irracionalista da existência.
(D)Contos novos é uma
coletânea de narrativas que combinam a narrativa enraizadamente colonial e a
vanguarda europeia e experimental.
(E)Sua obra de
crítica literária, representada por O empalhador de passarinho, tem forte
origem teórica europeia, sobretudo a italiana.
Respostas:
1. B
2. A
3. A
4. C
5. B
6. A
7. E
8. C
9. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário