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PROF. EDUARDO
As leis de Newton
Primeira Lei de Newton( inércia)
De acordo
com ela, todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento
retilíneo uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado
por forças que atuem sobre ele.
Se uma
partícula estiver submetida à ação de várias forças, mas a soma delas for nula,
irá se manter em equilíbrio, ou em repouso, ou em movimento uniforme.
Por
exemplo: você está em pé, dentro de um ônibus que viaja com velocidade
constante. De repente, o motorista freia bruscamente e você “vai para
frente”. Isso acontece porque você deveria se manter em repouso em relação ao
veículo, mas foi tirado dessa condição.
exemplo:
Durante uma aula de Física, quatro alunos foram convidados a escrever uma frase que estivesse em concordância com a 1ª Lei de Newton (Princípio da inércia). Marque com X a única frase que é coerente com a proposta:
a) Aluno A: Se nenhuma força age sobre um corpo, ele obrigatoriamente estará em
repouso.
b) Aluno B: Se um corpo está em repouso, certamente não estará sujeito à ação
de nenhuma força.
c) Aluno C: Se um corpo está em movimento, ele obrigatoriamente estará sujeito
à ação de uma força.
d) Aluno D: Se um corpo apresenta
movimento retilíneo uniforme, a resultante das forças que agem sobre ele será
nula.
Segunda Lei de Newton (dinâmica)
A segunda lei de Newton pode ser descrita da seguinte forma: “a força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida”. Essa é a lei que determina uma equação muito utilizada no contexto físico:
F = m .a
F = força m = massa a = aceleração
Essa lei
está relacionada com a que vimos anteriormente. Ela determina que a força
necessária para mudar o estado de movimento de uma partícula, depende da massa
daquele objeto.
Por
exemplo: se um corpo tem uma massa de 4 kg e está submetido a uma aceleração de
2 m/s², qual é a intensidade da força que deve ser aplicada para alterar o seu
estado de movimento?
F = m . a
F = 4 . 2
F = 8N
Entre as
três leis de Newton, essa é a que mostra que força e massa são grandezas
diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior for a massa do objeto, maior
será a força necessária para mudar o estado de movimento dele.
Terceira
lei de Newton (ação e reação)
As forças
de ação e reação agem simultaneamente e aos pares, nos corpos, sem necessidade
de identificar qual delas é ação e qual delas é reação, e tem resultante não
nula, porque agem em corpos distintos.
Essa é a
lei mais comum no nosso cotidiano, inclusive, explica o simples movimento de
caminhar! Nossos pés exercem uma força sobre o chão e recebem uma força
contrária. Isso nos impulsiona.
EXERCÍCIOS LEIS DE NEWTON
1. Observe a tirinha
abaixo e responda a qual lei da física o herói da tirinha abaixo se refere:
2- Associe a Coluna I (Afirmação) com a Coluna II (Lei
Física).
Coluna I – Afirmação
1. Quando um garoto joga um carrinho, para que
ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.
2. Uma pessoa tropeça e cai
batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.
3. Um garoto está andando com
um skate, quando o skate bate numa pedra parando. O garoto é, então, lançado
para frente.
Coluna II – Lei Física
( ) 3ª Lei de Newton
( ) 1ª Lei de Newton
( ) 2ª Lei de Newton
A ordem correta das respostas
da Coluna II, de cima para baixo, é:
(A) 1, 2 e 3.
(B) 3, 2 e 1.
(C) 1, 3 e 2.
(D) 2, 3 e 1.
(E) 3, 1 e 2.
3.
Considere as seguintes proposições:
I - Se um corpo extenso e rígido estiver em
repouso, assim permanecerá se a ele aplicar um sistema nulo de duas forças.
II - Uma partícula que estiver em movimento retilíneo e uniforme, assim
permanecerá se a ela se aplicar um sistema nulo de duas forças.
III- Um partícula sob ação de resultante nula de forças estará obrigatoriamente
em repouso.
Podemos afirmar que somente:
4. Quando um cavalo puxa uma charrete, a
força que possibilita o movimento do cavalo é a força que:
(A) o
solo exerce sobre o cavalo.
(B)
ele exerce sobre a charrete.
(C) a
charrete exerce sobre ele.
(D) a charrete exerce sobre o solo
5. As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser
obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros
no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com
a:
6- Pense e responda: O número total de forças no universo é par ou
ímpar? justifique:
RESPOSTAS:
1. A 2. B 3. D 4. A 5. A
6. Par, pois para cada ação temos uma reação.
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