terça-feira, 6 de julho de 2021

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

 CONTINENTE AFRICANO

HISTÓRIA DA ÁFRICA: A África é considerada o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados vários fósseis comprovando essa ideia, o que possibilitou o estudo da evolução humana. Acredita-se que a porção norte do território seja a mais antiga do mundo. O continente foi colonizado e explorado  por povos europeus. Muitos africanos foram aprisionados e levados  para outras partes do mundo pelos europeus como ESCRAVOS.

Com a colonização, a África foi dividida segundo os interesses dos colonizadores, que não levaram em conta a realidade e identidade dos povos. Após a Segunda Guerra Mundial,  as colônias africanas iniciaram o seu processo de independência. Contudo, o continente ainda vive diversos conflitos  políticos, étnicos, territoriais e religiosos.

POPULAÇÃO: a África apresenta desigual distribuição da população pelo território, isso devido às condições geográficas que dificultam a ocupação de algumas áreas. Muitos países apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano. A realidade de grande parte dos países africanos é a baixa qualidade de vida, fome e miséria. As taxas de natalidade e mortalidade são muito altas e a expectativa de vida é baixa. No território existem  várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além das milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos colonizadores, como o Francês, Inglês e Português.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO TERRITÓRIO

RELEVO: em  grande parte do território existem planaltos com, aproximadamente, 750 metros de altitude limitados por escarpas. Na região do deserto do Saara (região setentrional), encontra-se o planalto setentrional por onde percorre o Rio Nilo. Na região leste, grandes montanhas como o Kilimanjaro e o Monte Quênia. Já na parte meridional, encontra-se a cadeia do Cabo, com altitude que ultrapassa 3400 metros.

CLIMA: o território africano apresenta grande diversidade climática. Existem áreas com predomínio do clima equatorial, outras de clima tropical, assim como há também regiões de clima desértico e mediterrâneo. O clima equatorial é registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo.

VEGETAÇÃO: encontramos no território,  faixas de    floresta equatorial, áreas de savanas que predominam na maior parte do continente; também a vegetação mediterrânea e estepes.

HIDROGRAFIA: o território possui alguns rios importantes e caudalosos. Seus rios são mal distribuídos devido as áreas de clima desértico, o que agrava a situação de seca e escassez de água em algumas áreas. Na região do Saara existem muitos rios temporários, também conhecidos como intermitentes, pois o fluxo desses rios diminui no período mais seco até cessar completamente. O rio Nilo, o segundo maior do mundo em extensão, com cerca de 6.700 km, não perde o seu fluxo no percurso do deserto para o mar. Historicamente foi aproveitado para a irrigação e a agricultura. Existem também os rios Congo (segunda maior vazão do planeta), o rio Níger (principal rio da África Ocidental), na porção sul destacam-se o Orange, Zambeze e o Limpopo.  O Grande Rift Valley é a principal região lacustre, onde estão localizados os Lagos Vitória, Albert, Tangânica e Niassa (ou Malawi).  Também são chamados de Lagos Tectônicos devido ao relevo sofrer influencia dos movimentos das placas tectônicas.

ECONOMIA: os dados existentes confirmam que o continente africano é o mais pobre de todos os continentes. Sua economia é baseada no setor primário (extrativismo e agropecuária). O continente é rico em minerais como ouro e diamante. Em alguns países também são encontrados petróleo e gás natural. A exploração de recursos naturais é realizada  pelos europeus e norte-americanos, o que impede o desenvolvimento do continente com base em suas próprias riquezas. Se destaca também o extrativismo animal e vegetal. No setor agropecuário, em alguns locais é praticada a agricultura de SUBSISTÊNCIA (mandioca, milho, inhame e sorgo) e em outros a COMERCIAL (algodão, cacau, café e amendoim). Com relação à pecuária, a criação de gado ganha destaque em diversas áreas. A criação de ovelha também é comum no sul do continente.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm#:~

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-Africa-relevo-hidrografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário