segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Descrever ou descrição...

É uma narração detalhada sobre algo ou alguém, que acontece através da enumeração de características ou eventos.
Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato.
Exemplos:
Descrição Oral

— Podemos nos encontrar amanhã às 10h00 em frente àquele restaurante que abriu no centro da cidade, que fica ao lado da biblioteca. O que acha?

— Sim, pode ser. Mas, como saberei quem é você?
— Bem, como você sabe, sou de média estatura, magro e tenho cabelos escuros. Vou vestir calças jeans e uma camisa verde escura. Terei uma maleta preta nas mãos.

Descrição Textual
Este é o João. Ele trabalha no departamento comercial há 1 ano. Sua mesa fica ao lado da minha. O João vem para o trabalho de ônibus e chega à empresa antes da 9h00. Costuma almoçar no restaurante da esquina e sai às 18h00. No final do dia, vai para casa de carona com o primo.

Descrição Visual
                                                   Esta foto descreve um momento feliz


Tipos de Descrição

Não há apenas uma forma de descrever algo. A descrição está sujeita ao conhecimento e às próprias impressões de quem descreve. Há dois tipos: Descrição Objetiva e Descrição Subjetiva.


Descrição Objetiva

A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível.
Exemplo:
"A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas lojas, uma escola, uma igreja e uma praça."
Importa referir que mesmo que se trate de uma descrição objetiva, o que é descrito depende da escolha do descritor.
Assim, o descritor acima optou por falar do tamanho e do que havia na cidade. Mas podia ter escolhido falar do número e do costumes dos seus habitantes.


Descrição Subjetiva

A descrição subjetiva transmite a opinião do descritor. Por esse motivo, é corrente o uso de adjetivos.
Exemplo:
"A bonita cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas poucas lojas, uma escola muito boa, uma igreja lindíssima e uma praça muito florida."

Descrição e discrição,  qual a diferença????
O termo descrição não deve ser confundido com discrição, que é a qualidade de uma pessoa discreta e reservada. Por isso, não esqueça: não é possível "discrever" algo, tampouco pedir para que alguém seja "descreto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário