Ex.: Marcos perdeu seu caderno. Alguém encontrou-o?
Existem vários tipos de pronomes: pessoais,
possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES
♦ Pronomes pessoais: subdividem-se
em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes
pessoais de tratamento;
♦ Pronomes possessivos: indicam
relação de posse, algo que pertence a uma das pessoas do discurso. São eles:
meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso,
nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas;
♦ Pronomes demonstrativos: indicam
posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas
gramaticais. São eles: este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses,
essas, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo. Palavras que podem atuar
como pronomes demonstrativos: o, a, os, as, mesmo, mesma, mesmos, mesmas,
próprio, própria, próprios, próprias, tal, tais, semelhante, semelhantes;
♦ Pronomes interrogativos: são
utilizados para interrogar, isto é, para formular perguntas de modo direto ou
indireto. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas;
♦ Pronomes relativos: são
empregados para retomar um substantivo (ou um pronome) anterior a eles,
substituindo-o no início da oração seguinte. São eles: que, quem, onde, o qual,
a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos,
quantas;
♦ Pronomes indefinidos: são aqueles
que se referem de modo indeterminado, vago, à terceira pessoa gramatical. São
eles: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo, algum, algumas, nenhuns,
nenhuma, todo, todos, outra, outras, muito, muita, pouco, poucos, certo, certa,
vários, várias, tanto, tantos, quanta, quantas, qualquer, quaisquer, bastante,
bastantes.
É importante ressaltar a importância dos
pronomes para o processo de construção da coesão em um texto. Por meio da coesão é estabelecida a
relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do
discurso, desde que os conectivos, entre eles os pronomes, sejam empregados de
maneira correta, o que possibilitará o encadeamento lógico das ideias do texto.
1) Como sabemos, a língua escrita requer uma linguagem que esteja de acordo com a norma padrão. Assim sendo, as frases a seguir pertencem a um nível mais coloquial. Reescreva-as procurando adequá-las à forma correta:
a – Encontrei ela passeando no shopping.
b – Deixa eu sossegada, pois preciso descansar.
c – Desejas ir comigo e com minha irmã?
d - De hoje em diante está tudo terminado entre eu e você.
e - Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegar ele.
2) Da oração que segue, propõe-se que seja feita uma análise e, posteriormente, responda às questões que a ela se refere:
Marcos, o André saiu com sua irmã!
a – O uso do pronome possessivo implica em uma duplicidade de sentido? Relate.
b – Reescreva-a eliminando esta ocorrência de modo a torná-la clara e objetiva.
a – O uso do pronome possessivo implica em uma duplicidade de sentido? Relate.
b – Reescreva-a eliminando esta ocorrência de modo a torná-la clara e objetiva.
3) Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que
substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes)
fazendo as modificações necessárias:
a.
Dedico ________ um carinho especial. (a eles)
b.
Enganaram _______ com certa facilidade. (ele)
c.
Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas)
d. Os
deveres, fiz _________ com atenção. (eles)
e. Se
precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f.
Mandei _______ flores. (a você)
g. A
professora fez _________ devolver a caneta. (ela)
4) Coloque
o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua
classificação correta:
01.
pronome pessoal 02. pronome
demonstrativo 03. pronome possessivo
04.
pronome indefinido 05. pronome
interrogativo 06. pronome de
tratamento
a)
A sua ( ) memória é ótima!
b)
Pensou que eu (
) não estivesse em pleno gozo de minhas (
) faculdades mentais.
c) Nada (
) em teu ( )
organismo funciona direito.
d)
Está sempre doente e este (
) remédio não a (
) cura.
e) Quem (
) deu tal (
) recado para ele (
)?
f)
Para aquela (
) mulher adoentada qualquer (
) conforto é suficiente.
g) Quantos (
) vivem aqui? Isto (
) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria (
) não merece consideração.
5)
Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes “eu” ou “mim”:
a.
Entregou o presente para ________
b.
Esta fruta é para ______ comer?
c.
Você nada poderá fazer por _______, infelizmente.
d. De
________ depende seu trabalho.
e.
Isto é para _______ fazer amanhã cedo.
GABARITO
1)
a – Encontrei-a passeando no shopping.
b – Deixe-me sossegada, pois preciso descansar.
c – Desejas ir conosco?
d - De hoje em diante está tudo terminado entre nós.
e - Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegá-lo.
b – Deixe-me sossegada, pois preciso descansar.
c – Desejas ir conosco?
d - De hoje em diante está tudo terminado entre nós.
e - Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegá-lo.
2)
a - Sim, o uso dos pronomes possessivos quando utilizado de forma
inadequada incide de forma negativa na clareza do discurso, muitas vezes
demarcado pela ambiguidade (duplo sentido). No caso em questão, o uso do
pronome “sua” remete ao seguinte questionamento: trata-se da irmã de Marcos ou
de André?
b - Marcos, o André saiu com a irmã dele.
b - Marcos, o André saiu com a irmã dele.
3)
a) dedico-lhes
b) enganaram-no
c) dizer-lhes
d) fi-los
e) buscá-lo
f) mandei-lhe
g) fê-la
4)
a) 3
b) 1, 3
c) 4, 3
e) 5, 4, 1
f) 2, 4
g) 5, 2
h) 6
5)
a) mim
b) eu
c) mim
d) mim
e) eu
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