quarta-feira, 20 de novembro de 2019

INTRODUÇÃO À GENÉTICA

Conceitos Básicos

Conheça os principais conceitos genéticos e entenda sobre cada um deles:

Células Haploides e Diploides

Célula diploide e haploide

As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.
As células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, entre outras.

Cromossomos


Os cromossomos são encontrados no núcleo da célula


Os cromossomos são sequencias da molécula de DNA, em forma de espiral, que apresentam genes e nucleotídeos.
O número de cromossomos varia de uma espécie para outra, é representado por n.
Por exemplo, a mosca Drosophila possui 8 cromossomos nas células do corpo e 4 nos gametas. A espécie humana possui um número total de 46 cromossomos nas células diploides e 23 nos gametas.

Cromossomos Homólogos

Cada cromossomo presente no espermatozoide encontrará correspondência nos cromossomos do óvulo.

Em outras palavras, os cromossomos de cada gameta são homólogos, uma vez que possuem genes que determinam certa característica, organizados na mesma sequência em cada um deles.
Representação de cromossomos homólogos e a localização (ou locus gênico) de alguns genes alelos, que determinam características específicas.


Genes


Genes são fragmentos de DNA encontrados no núcleo da célula

Os genes são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das características de cada ser vivo. Eles são considerados a unidade funcional da hereditariedade.
Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter.
Eles são responsáveis pela determinação de certa característica, por exemplo, cor do pelo nos coelhos, possuem variações, determinando características diferentes, por exemplo pelo marrom ou branco. Além disso, ocorrem aos pares, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.

Alelos e Alelos Múltiplos


Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um lócus no cromossomos e atuam na determinação do mesmo caráter. Os alelos múltiplos ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas.
Nesse caso, mais de dois alelos estão presentes na determinação de um caráter.
Exemplos de homozigotos e heterozigotos

Os seres homozigotos são aqueles que apresentam pares de genes alelos idênticos (AA/aa), ou seja, possuem genes alelos idênticos.
Enquanto isso, os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos (Aa).

Genes Dominantes e Recessivos

Quando um indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa determinando uma certa característica. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.
Quando o gene alelo não se expressa nesse indivíduo, ele é um gene recessivo. Os genes recessivos são representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose.

Fenótipo e Genótipo


Fenótipo e Genótipo
O genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo pois possuem os mesmo genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.
Já o fenótipo é a expressão dos genes, ou seja, é o conjunto das características que vemos nos seres vivos, por exemplo, a cor dos olhos, o tipo sanguíneo, a cor das flores de uma planta, a cor do pelo de um gato, entre outras.

Herança Ligada ao Sexo

Os cromossomos sexuais são aqueles que determinam o sexo dos indivíduos.
As mulheres possuem 2 cromossomos X, enquanto os homens possuem um cromossomo X e um Y. Desse modo, é o gameta masculino que determina o sexo dos filhos.
Como os cromossomos X tem muito mais genes o que o Y, alguns dos genes do X não têm alelo correspondente no Y, desse modo determinam a herança ligada ao cromossomo sexual ou ligada ao sexo.
Representação da transmissão hereditária da hemofilia, cujos genes se localizam no cromossomo X

daltonismo e a hemofilia são exemplos de doenças determinadas por genes presentes no cromossomo X. O daltonismo, que é um tipo de cegueira para cores, é uma condição produzida por um alelo mutante responsável pela produção de um dos pigmentos visuais.
1- Em um banco de sangue contém 10 litros de tipo A, 5 de tipo B, 9 de tipo Ab e 7 de tipo O. Um paciente de tipo sanguíneo A está a espera de uma transfusão. Quantos litros de sangue estão disponível no bando de sangue que seja compatível com o seu?

5
9
19                          R: 17 litros
17
10

2- Qual dos tipos sanguíneo é receptor universal?
O                  R: receptor   AB e doador O
AB
A
B
OAB

3- Ao cruzar um Dominante com Recessivo originará:
AA
aa
Aa                             R: Aa
AaAa
AaAA

4- Mendel é conhecido como:
Pai da evolução
Pai do Criacionismo                                          R: Pai da genética
Fixista
Pai da Genética
Naturalista

5- O que Mendel utilizava para fazer seus experimentos?
Rosas
Ervilhas                               R: Ervilhas
Uvas
Animais
Ratos

6- Se cruzarmos um rato heterozigoto com uma fêmea de genótipo recessivo, qual será a proporção provável para seu descendente?
Aa; Aa; aa; aa
AA; AA; AA; Aa                     R: Aa – Aa – aa – aa
aa; AA; AA; aa
Aa; aa; aa; AA
aa; AA; Aa; aa

7- Um homem receptor universal casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo B, cuja mãe é do grupo sanguíneo O. Marque a alternativa correspondente aos prováveis grupos sanguíneos dos filhos do casal.
Grupo B ou O
Grupo B ou AB                  R: B ou AB
Grupo AB ou O
Grupo B ou AB
Apenas grupo O

8- Quais alelos corresponde a um homozigoto dominante?
AA
Aa               R: AA
aA
aa
https://rachacuca.com.br/quiz/118406/genetica-i/
9- O pêlo dos porquinhos da India é determinado por um gene dominante B e o pêlo branco pelo seu alelo recessivo b. Suponha que II.1 e II.4 não sejam portadores de alelos recessivos. Calcule a probabilidade de um descendente. 
10) Um cão albino ao cruzar com uma cadela de pelagem normal (fêmea 1) produziu três ninhadas em um total de 19 animais, todos com pelagem de cor normal. O mesmo cão ao cruzar com outra cadela (fêmea 2), também normal, produziu uma ninhada com três filhotes, sendo dois normais e um albino.Os genótipos dos indivíduos parentais são apresentados corretamente por:
a) Macho aa, fêmea 1 Aa, fêmea 2 aa. 
b) Macho AA, fêmea 1 Aa, fêmea 2 aa.                       R: c
c) Macho aa, fêmea 1 AA, fêmea 2 Aa. 
d) Macho AA, fêmea 1 aa, fêmea 2 Aa.

11) Na espécie humana, as mutações denominadas cromossômicas, como a aneuploidia, são consequências de não disjunções na meiose e podem originar a
a) distrofia muscular de Duchenne.
b) hemofilia.
c) síndrome de Down.               R: c
d) adrenoleucodistrofia.

12) Em relação à tecnologia do DNA recombinante, o que poderia ser classificado como um Organismo Geneticamente Modificado, OGM, é uma
a) pessoa com olhos claros.
b) bactéria sem parede celular
c) ervilha com sementes rugosas.                         R: e
d) mosca-de-fruta com olhos vestigiais.
e) bactéria produzindo hormônio do crescimento
13) Dizemos que um determinado gene é recessivo quando sua expressão (fenótipo):
a) só acontece em heterozigose.
b) só ocorre quando em dose dupla.
c) independe da presença de seu alelo.                               R) a
d) depende de características congênitas.
e) reproduz uma característica provocada pelo ambiente.

Leia mais: 
https://geneticavirtual.webnode.com.br/genetica-virtual-home/prefacio/intera%C3%A7%C3%A3o%20g%C3%AAnica/exercicios/

14) "Casais de pigmentação da pele normal, que apresentam genótipo __(I)__ podem ter filhos albinos. O gene para o albinismo é __(II)__ e não se manifesta nos indivíduos __(III)__. São albinos apenas os indivíduos de genótipo __(IV)__."

No trecho acima, as lacunas I, II, III e IV devem ser preenchidas correta e, respectivamente, por:
a) AA, dominante, homozigoto e aa.
b) AA, recessivo, homozigoto e Aa.                  R: d
c) Aa, dominante, heterozigotos e aa.
d) Aa, recessivo, heterozigotos e aa.
e) aa, dominante, heterozigotos e AA.

15) Sabe-se que o casamento consanguíneo, ou seja, entre indivíduos que são parentes próximos, resulta numa maior frequência de indivíduos com anomalias genéticas. Isso pode ser justificado pelo fato de os filhos apresentarem:
a) maior probabilidade de heterozigoses recessivas
b) maior probabilidade de homozigozes recessivas
c) menor probabilidade de heterozigoses dominantes          R: b
d) menor probabilidade de  homozigoses dominantes
e) menor probabilidade de homozigoses recessivas

Reino Plantae

As plantas pertencem ao Reino Plantae e são muito importantes para a manutenção da vida na Terra, pois todos os seres vivos dependem delas para sobreviver.
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra. Graças à sua autossuficiência alimentar, eles conseguiram conquistar o ambiente. É através das plantas que a vida no planeta se mantém.
Os vegetais são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas.
As plantas, quanto à presença ou ausência de vasos condutores, são classificadas em plantas avasculares vasculares.

As plantas avasculares são destituídas de vasos condutores da seiva. Os filos que apresentam vegetais avasculares são:  (BRIOFITAS)
• Filo Bryophyta (musgos);
• Filo Hepatophyta (hepáticas);

As plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, possuem vasos condutores de seiva. Dentre os vegetais vasculares há os que possuem sementes e os que não possuem sementes.
Os filos que possuem vegetais vasculares, que não possuem sementes, são: (PTERIDÓFITAS).
• Filo Pterophyta (samambaias e avencas);
Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com sementes são as Gimnospermas e as Angiospermas.
1. Gimnospermas: vegetais que não apresentam flores, criptógamas e nem frutos.
• Filo Coniferophyta (pinheiros e ciprestes);
• Filo Cycadophyta (cicas);
• Filo Ginkgophyta (gincobilobas).
2.    Angiospermas: vegetais que apresentam flores e frutos.
• Filo Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, capins, etc.).

1)      Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:
a.     Pinheiro, leguminosas e gramíneas.
b.     Avencas, bromélias e cítricos.                          R: a
c.     Samambaias, pinheiros e orquídeas.
d.     Leguminosas, algas e gramíneas.
e.     Cítricos, cactáceas e cogumelos.

2)      Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:
a.     Gimnospermas.
b.     Coníferas.
c.     Briófitas.                     R: e
d.     Pteridófitas.
e.     Angiospermas.

Os nomes dos grupos de plantas

  • Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja, sem semente.
  • Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura reprodutiva visível". São plantas que possuem semente.
  • Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta palavra significa, portanto, "planta com semente a descoberto" ou "semente nua".
  • Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) e sperma, semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no interior do fruto".

MUSGOS


SAMAMBAIAS

PINHEIROS


MACIEIRAS

 CHIFRE DE VEADO      
        AVENCAS
       



CICA
PINUS






FLOR HERMAFRODITA

PISTILO:  (GINECEU) ÓRGÃOS REPRODUTORES FEMININOS DA FLOR
FILETE E ANTERA (ANDROCEU) ÓRGÃOS REPRODUTORES MASCULINOS DA FLOR
OVULO APÓS A FECUNDAÇÃO = SEMENTES
PAREDES DO OVÁRIO = FRUTO

1)         Carlos, estudante de Biologia, resolveu pesquisar algumas informações sobre botânica. Numa de suas pesquisas, encontrou o seguinte: "As gimnospermas são plantas que possuem raízes, caules e folhas verdadeiras; são vasculares (possuem vasos condutores da seiva); possuem flores e sementes. Mas os frutos são estruturas ausentes nas gimnospermas, sendo possível encontrá-los somente nas angiospermas." Com base nisso e considerando os Pinheiros, ciprestes, cedros e sequóias, gimnospermas, conclui-se que tais plantas produzem, exceto:
A)   frutos
B)   caule                           R: A
C)   flores
D)   raiz
E)    semente

2)         As únicas plantas a produzirem sementes são as gimnospermas e angiospermas. Uma característica evolutiva de um pinheiro em relação à samambaia, planta pteridófita, é que:
A)  o pinheiro produz sementes
        B) o pinheiro produz frutos
        C) o pinheiro depende da água para a fecundação   R: A
        D) o pinheiro produz folhas
        E) o pinheiro possui vasos condutores

3)     Musgos, avencas, cicas e limoeiro, constiuem, respectivamente:
     A)  angiospermas, gimnospermas, pteridófitas e briófitasB
     B) briófitas, gimnospermas, pteridófitas e angiospermas           R: C
     C) briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas
     D) pteridófitas, gimnospermas, briófitas e angiospermas
     E) nenhuma das alternativas anteriores

4)Uma flor hermafrodita possui, necessariamente:
      A) Sépalas e pétalas.
      B) Ovário e estigma
      C) Androceu e gineceu.     R: C
      D) Estames e anteras

5)         As samambaias, devido a certas particularidades do seu ciclo reprodutivo, proliferam mais facilmente:
A)    Nos solos úmidos.
B)    Nas caatingas.                          R: A
C)    Nos manguezais.
D)    Nos solos secos.

6)          O pinhão, mostrado na foto, coletado de um pinheiro-do-paraná (Araucariaaugustifolia) é
A)    um fruto: estrutura pluricelular resultante do desenvolvimento do ovário
B)    um fruto: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo
C)    uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do ovário
      D) uma semente: estrutura pluricelular resultante do desenvolvimento do óvulo       R: D
      E)  nenhuma das alternativas

7)        As angiospermas se distinguem de todas as outras plantas pelo fato de apresentarem:
A)    alternância de geração haplóide e diplóide.
B)    estômatos nas folhas
C)    flores.                                      R: C
D)    sementes
E)    vasos condutores de seiva

8) As gimnospernmas são consideradas plantas inferiores as angiospermas. A principal prova disso é que as gimnospermas são:
A)     Plantas que produzem sementes nuas, isto é, sem fruto.         R: A
B)     Plantas que possuem talos, ao invés de caules.
C)     Plantas que possuem folhas com aparência coriacea (tipo couro)
D)     Planta xerófitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário