4
- NUMERAL
é uma palavra que quantifica, expressa ordem ou coleção, multiplica, fraciona.
Ele pode ser:
- CARDINAL: seis, oito, cem, etc.
- ORDINAL: primeiro, segundo,
décimo,
etc.
- MULTIPLICATIVO: dobro, triplo,
quádruplo,
etc.
- FRACIONÁRIO: meio, terça parte,
um sexto,
etc.
ATIVIDADES
01
- Agora
que você já sabe o que cada classificação dos numerais representa, está na hora
de pôr a mão na massa e mostrar o que você aprendeu. Vamos lá?
Leia as frases a seguir, circule os
numerais e classifique-os em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)Fernanda comeu um terço da torta.
b) Esse filme é de segunda categoria.
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho
na escola.
d) Beatriz e Sofia convidaram seis
amigas para jantar em sua casa.
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi
feita.
f) Aproximadamente cinquenta mães
participaram da reunião.
g) Vamos apresentar agora a décima
candidata.
a)
Um
terço – fracionário
b)
Segunda
– ordinal
c)
Dobro
– multiplicativo
d)
Seis
– cardinal
e)
Metade
– fracionário
f)
Cinquenta
– cardinal
g)
Décima
– ordinal
- PESSOAIS – são todos os pronomes que substituem
as três pessoas gramaticais:
1ª pessoa
– o falante
2ª pessoa
– o ouvinte
3ª pessoa
– aquela de quem se fala
Pessoas
|
pronomes
pessoais do caso reto
|
pronomes
pessoais do caso oblíquo
|
pronomes de tratamento
|
1ª
|
Eu
|
me, mim, comigo
|
-
|
2ª
|
Tu
|
te, ti, contigo
|
-
|
3ª
|
Ele (ou Ela)
|
se, si, consigo, o, a,
lhe
|
você, senhor,
Vossa Excelência,
Vossa Santidade,
Vossa Senhoria,
Vossa Magnificência,
Vossa Majestade,
Vossa Reverendíssima,
Vossa Alteza,
Vossa Reverendíssima,
Vossa
Eminência,
|
1ª
|
Nós
|
nos, conosco
|
-
|
2ª
|
Vós
|
vos, convosco
|
-
|
3ª
|
Eles (ou Elas)
|
se, si, consigo, os,
as, lhes,
|
vocês, senhores,
Vossas
Excelências, ...
(conforme singular acima)
|
Uso dos pronomes oblíquos átonos
Os
pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: “Eles me respeitam.”
(respeitar alguém - objeto direto) ou “Entregaram-te o documento ontem.”
(entregar a alguém - objeto indireto).
Os
pronomes o, a, os e as são empregados como objetos diretos.
“Fechou-a e saiu.” (fechou algo - objeto direto).
Os
pronomes lhe e lhes são empregados como objetos indiretos. “Devolverei se estas
coisas pertencerem-lhes.” (pertencer a alguém - objeto indireto)
Quando
seguidos de verbos que terminam em z,
s ou r, os pronomes o, a, os,
as assumem as formas lo, la, los, las. Neste caso, a terminação verbal é
retirada.
“faz
+ o = fá-lo
comes
+ os = comê-los
estudar
+ a = estudá-la”
Mas,
quando seguidos de verbos que terminam em som nasal, os pronomes assumem as
formas no, na, nos, nas.
“leram
+ o = leram-no
retém
+ a = retém-na
põe
+ os = põe-nos
ouvem
+ as = ouvem-nas”
Quando
o pronome vem depois da preposição, mas antecede um verbo no infinitivo, deve
ser utilizado o pronome do caso reto. Isso porque nesse caso, o pronome está
exercendo a função de sujeito da oração. Porém se não for assim, deve ser
utilizado um pronome oblíquo.
Exemplos:
Essa
tarefa é para eu fazer. Essa tarefa é para mim.
Se
é meu, logo é para eu abrir. Se é meu, logo você deve entregar a
mim.
Essa
refeição é para tu comeres. Essa refeição é para ti.
De tratamento
Os
pronomes de tratamento são formas de
se dirigir às pessoas do discurso (com quem se fala) de um modo educado. Eles
são usados de acordo com o cargo ou a função que exercem. Exemplo:
O senhor precisa
de ajuda?
Sua Magnificência, reitor desta
universidade, fará o discurso de abertura da formatura.
- POSSESSIVOS: Os pronomes possessivos indicam
posse às pessoas do discurso. Eles variam em gênero e número, conforme as
pessoas que detém algo e o número de coisas que elas possuem. São os seguintes:
PESSOA
|
MASCULINO
(sing./pl.)
|
FEMININO
(sing./pl.)
|
1ª P.S.
|
MEU(S)
|
MINHA(S)
|
2ª P.S.
|
TEU(S)
|
TUA(S)
|
3ª P.S.
|
SEU(S)
|
SUA(S)
|
1ª P.P.
|
NOSSO(S)
|
NOSSA(S)
|
2ª P.P.
|
VOSSO(S)
|
VOSSA(S)
|
3ª P.P.
|
SEU(S)
|
SUA(S)
|
Pronomes
demonstrativos variáveis:
1ª pessoa: este, esta, estes, estas – indicam um
objeto sob posse da 1º pessoa;
2ª pessoa: esse, essa,
esses, essas – indicam um objeto sob posse da 2º pessoa;
3ª pessoa: aquele,
aquela, aqueles, aquelas – indicam um objeto sob posse de um 3º ou
distante da 1º e da 2º pessoa.
Pronomes
demonstrativos invariáveis: referem-se a
coisas ou objetos de forma indefinida. Espacialmente, possuem a mesma utilização
dos anteriores.
1ª pessoa: isto
2ª pessoa: isso
3ª pessoa: aquilo
ESSE X ESTE
Esse ou este?
Essa ou esta? Isso ou isto? Nessa ou nesta?
Existem quatro casos diferentes para a distinção
entre eles.
Primeiro: para introduzir
uma nova informação, usa-se “este”. Para retomar uma informação já
mencionada, usa-se “esse”.
Este é um novo
modelo de negócio.
Como te disse anteriormente, essa é uma nova modalidade de
negociação.
Segundo: para
referenciar o próprio contexto em que se está inserido, devemos usar “este”.
Este e-book conta
com muitas receitas deliciosas.
Terceiro: para indicar
proximidade, tanto na fala quanto na escrita. Em uma situação prática, quando
devemos considerar a distância do objeto em relação ao falante: o mais próximo
é “este”,
enquanto o mais distante, “esse”.
Eu estou sentada nesta cadeira ao fundo da sala.
Não consigo ver o que está escrito nesse quadro.
Quarto: Este(s),
esta(s)
e isto
fazem referência a algo sobre o qual ainda se vai falar:“São
estes
os assuntos que temos a tratar: o aumento dos salários, as férias dos funcionários
e as horas extras.”
Esse(s), essa(s)
e isso
fazem referência a algo que já foi citado anteriormente:
“Sua
participação nas Olimpíadas de Matemática, isso é o que mais desejamos
agora.”
- INDEFINIDOS: são as palavras que se referem a substantivos de modo
impreciso ou genérico. Quem nunca viu alguma mensagem sem a especificação do
destinatário nas redes sociais? As famosas “indiretas” servem para criticar,
alertar ou desabafar, e geralmente começam com pronomes indefinidos.
Quer
ver alguns exemplos?
Certas pessoas só
dão valor depois da perda.
Algumas meninas veem
defeito em tudo, menos nelas mesmas.
Tantos comentários
ruins por aqui que a minha vontade é de ficar só offline.
É cada pessoa querendo aparecer…
Um
macete para especificar esse tipo de pronome na sua cabeça é sempre se lembrar
das “indiretas”, pois os indefinidos
se referem sempre à 3ª pessoa do discurso. Ou seja, são usados para falar de
alguém (ou algo) sem dizer de forma clara quem é.
Vale
lembrar que os pronomes indefinidos
também podem aparecer na forma de locuções (cada um, cada qual, qualquer um,
seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.).
INDEFINIDOS
VARIÁVEIS
|
INDEFINIDOS
INVARIÁVEIS
|
Qualquer/Quaisquer
Qual/Quais
Bastante/Bastantes
Um(ns)/Uma(s)
Pouco(s)/Pouca(s)
Nenhum(ns)/Nenhuma(s)
Outro(s)/Outra(s)
Todo(s)/Toda(s)
Certo(s)/Certa(s)
Muito(s)/Muita(s)
Tanto(s)/Tanta(s)
Algum(ns)/Alguma(s)
Quanto(s)/Quanta(s)
|
Alguém
Ninguém
Quem
Algo
Tudo
Nada
Cada
Mais
Menos
Demais
Outrem
|
- INTERROGATIVOS: são usados na formulação de
perguntas, sejam elas diretas ou indiretas.
São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Exemplos
de orações interrogativas diretas:
“Que horas são?”
“Quem
é você?”
“Qual
seu nome?”
“Quanto
custa o livro?”
Exemplos
de orações interrogativas indiretas:
“Eu
perguntei que
horas são.”
“Ana
quer saber quem
é você.”
“O
juiz questionou qual
seu nome.”
“Pedro
indagou quanto
custava o livro.”
Que e quem
não se flexionam.
Já
o pronome qual
é variável em número, e o pronome quanto concorda
em gênero com o termo a que se refere.
- RELATIVOS: são as palavras que substituem um
termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.
Não
conhecemos o aluno. O
aluno saiu.
Não
conhecemos o aluno que saiu.
Como
se pode perceber, o que, nessa frase, está substituindo o termo o aluno
e está relacionando a segunda oração com a primeira.
Os
pronomes relativos são os seguintes: o qual, a qual,
os quais, as quais, cujo, cuja,
cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas, que (quando
equivale a o qual e flexões), quem (quando equivale a o qual e flexões), onde
(quando equivale a no qual e flexões).
1. Os pronomes
relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar.
Havia condições com que
não concordávamos. (concordar com)
Havia condições de que
desconfiávamos. (desconfiar de)
2.
O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa
personificada.
Não conheço a médica de quem
você falou.
Esse é o livro a quem
prezo como companheiro.
3.
Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é
classificado como pronome relativo indefinido.
Quem atravessou, foi multado.
4.
Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de
preposição.
João era o filho a quem
ele amava.
5.
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de
relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no
singular ou no plural.
Conheço bem a moça que saiu.
Não gostei do vestido que comprei.
Eis os instrumentos de que necessitamos.
6.
O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o a, os, as.
Sei o que digo. (o pronome o
equivale a aquilo)
7.
Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que.
Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).
Aquele é o machado com que trabalho.
Aquele é o empresário para o qual trabalho.
8.
O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo
equivale a do qual, de que, de quem. Deve concordar com a coisa possuída.
Cortaram as árvores cujos troncos estavam podres.
9.
O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes
relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.
Recolheu tudo quanto viu.
10.
O relativo onde
deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que,
no qual.
Esta é a terra onde habito.
a) onde é empregado com verbos que não dão ideia de movimento. Pode ser usado sem
antecedente.
Nunca mais morei na cidade onde
nasci.
b) aonde é empregado com verbos que
dão ideia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da
preposição a + onde.
As crianças estavam perdidas,
sem saber aonde ir.(
para onde)
Leia:
É preciso se levantar cedo?
A
partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós sua sequência
de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de
histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria. Aos seus olhos,
a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que nós nos
acomodemos.
Desse
modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse:
–
Você devia se levantar cedo, meu filho.
–
E por que, pai?
–
Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me ______________ ao amanhecer e
encontrei
um saco de ouro no meu caminho.
–
Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?
–
Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite anterior. Senão eu teria
percebido ao voltar para casa.
–
Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha se levantado ainda
mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para
todo mundo.
CARRIÈRE,
Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São
Paulo: Códex, 2004.
01
– O texto acima atende à finalidade de:
a)
noticiar um fato.
b)
fazer refletir.
c)
debater um assunto.
d)
dar uma instrução.
02
– O termo em destaque funciona como pronome pessoal em:
a)
“A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós
[...]”
b)
“Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente [...]”
c)
“– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?”
d)
“Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para todo
mundo.”
03
– Na passagem “– Ele não estava lá na noite anterior.”, o pronome pessoal “Ele”
retoma:
a)
“meu filho”.
b)
“um saco de ouro”.
c)
“o pai”.
d)
“o homem”.
04
– Assinale a alternativa em que o pronome pessoal sublinhado desempenha a
função
de
complemento do sujeito da frase:
a)
“Ele é o mestre nessa matéria.”
b)
“[...] ao qual é fundamental que nós nos acomodemos.”
c)
“Desse modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse [...]”
d)
“Senão eu teria percebido ao voltar para casa.”
05
– No segmento “– Alguém o
tinha perdido na véspera, à noite?”, o termo grifado
classifica-se
como:
a)
artigo definido.
b)
pronome pessoal do caso reto.
c)
substantivo.
d)
pronome pessoal do caso oblíquo.
06
– “[...] é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de
histórias turco
[...].
Marque o pronome pessoal omitido nessa passagem do texto:
a)
eu
b)
nós
c)
vós
d)
eles
07
– Tendo em vista o contexto, o espaço indicado com um traço deve ser preenchido
com
o verbo:
a)
levantei
b)
levantava
c)
levantaria
d)
levanto
a
- _________ é a pessoa da qual lhe falei.
b
– Não conseguiremos encontrar ________________estimados professores, pois eles
já não trabalham mais aqui.
c
– Empreste-me _____________livro? Há muito tento encontrá-lo.
d-
Olha! Quem são _____________________convidados que acabaram de chegar?
e
- ___________ foi o aluno destaque deste ano, desejas entrevistá-lo?
09
- Observe o trecho no qual encontra-se empregado o pronome de tratamento de
forma correta. Logo em seguida atente-se para o que se pede:
“-Vossa Excelência, por obséquio, queira falar
mais alto, que não ouvi bem – e apontava agoniado, um dos deputados mais
próximos.” (Fernando Sabino)
Qual
pronome de tratamento seria utilizado no caso de nos dirigirmos às seguintes
pessoas:
a-
Papa ______________________________________________
b
– Ao reitor de uma universidade ____________________________________________________
c
– A um amigo mais íntimo, convidando-o para um passeio ___________________________
d
– A um rei ou uma rainha ____________________________________________________
e
– A uma autoridade ligada ao mundo da política ____________________________________________________
10
– Complete as frases com pronomes relativos:
a)
A bola deve estar escondida em ................................lugar.
b)
Tenha................................juízo, minha filha.
c)
Os que fizerem o percurso em ............................tempo, vencerão a
corrida.
d)
O Brasil exporta.........................produtos.
e)
Quem ......................quer, tudo perde.
f)
.......................pegou a revista que estava aqui.
g)
Estes são.......................os convidados para o meu aniversário.
11
- Identifique e classifique os pronomes presentes no seguinte trecho.
Todos
queriam ser amigos de Mariana. Ela era a garota mais simpática da escola. Nunca
fui sua amiga, mas ver aquele sorriso pela manhã era o suficiente para mim.
12
- Complete as lacunas com os pronomes eu
ou mim.
a)
Esse problema será resolvido apenas entre ____ e você.
b)
Esse problema é para ____ resolver.
c)
Isso nem é um problema para ____.
d)
Se você não vai ajudar, o problema será resolvido por ____ e por ele.
13
- Classifique os pronomes destacados como interrogativos ou relativos.
a)
Quanto açúcar é necessário comprar?
b)
Compre tanto quanto for preciso.
c)
Este é o apartamento onde morei na minha infância.
d)
Diga-me, por favor, onde fica esse apartamento.
14
- Indique em qual opção o uso do pronome pessoal oblíquo está certo.
a)
Esperaram-a durante muito tempo.
b)
A esperaram durante muito tempo.
c)
Esperaram-lhe durante muito tempo.
d)
Esperaram-na durante muito tempo.
15
- Em quais opções há concordância entre os pronomes e as formas verbais?
a)
Vai no seu próprio carro! Não te dou carona!
b)
Vai no teu próprio carro! Não te dou carona!
c)
Veja o que está escrito na porta da sua casa.
d)
Veja o que está escrito na porta da tua casa.
GABARITO
01 – b 02
– a 03 – b
04 – c 05
– d 06 – b
07 - a
08 - a - Esta é pessoa da qual lhe falei.
b – Não conseguiremos encontrar aqueles estimados professores, pois eles
já não trabalham mais aqui.
c – Empreste-me esse livro? Há muito tento encontrá-lo.
d- Olha! Quem são aqueles convidados que
acabaram de chegar?
e – Este foi o aluno destaque deste ano,
desejas entrevistá-lo?
09 - a – Vossa Santidade
b – Vossa Magnificência
c -
Você
d – Vossa Majestade
e – Vossa Excelência
10 – a) algum
b) mais
c) menos
d) muitos/diversos
e) tudo
f) alguém
g) todos
11 - Todos: pronome indefinido
Ela: pronome pessoal reto
Sua: pronome possessivo
Aquele: pronome demonstrativo
Mim: pronome pessoal oblíquo
12 - a) mim b) eu c)
mim d) mim
13 - a) Pronome interrogativo
b) Pronome relativo
c) Pronome relativo
d) Pronome interrogativo
14 – D
15 – B e C
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