sexta-feira, 27 de março de 2020

PORTUGUÊS

PROF. ÂNGELA

4 - NUMERAL é uma palavra que quantifica, expressa ordem ou coleção, multiplica, fraciona. Ele pode ser:
CARDINAL: seis, oito, cem, etc.
ORDINAL: primeiro, segundo, décimo, etc.
 MULTIPLICATIVO: dobro, triplo, quádruplo, etc.
FRACIONÁRIO: meio, terça parte, um sexto, etc.

ATIVIDADES

01 - Agora que você já sabe o que cada classificação dos numerais representa, está na hora de pôr a mão na massa e mostrar o que você aprendeu. Vamos lá?
Leia as frases a seguir, circule os numerais e classifique-os em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a)Fernanda comeu um terço da torta.
b) Esse filme é de segunda categoria.
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola.
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa.
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita.
f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião.
g) Vamos apresentar agora a décima candidata.

 GABARITO
a)    Um terço – fracionário
b)   Segunda – ordinal
c)    Dobro – multiplicativo
d)   Seis – cardinal
e)    Metade – fracionário
f)     Cinquenta – cardinal
g)    Décima – ordinal

 5 - PRONOMES são as palavras que substituem ou acompanham os substantivos (nomes). Eles podem ser:

PESSOAIS – são todos os pronomes que substituem as três pessoas gramaticais:
     pessoa – o falante
     pessoa – o ouvinte
     pessoa – aquela de quem se fala


Pessoas
pronomes pessoais do caso reto
pronomes pessoais do caso oblíquo

pronomes de tratamento
Eu
me, mim, comigo
-
Tu
te, ti, contigo
-










Ele (ou Ela)




se, si, consigo, o, a, lhe
você, senhor,
Vossa Excelência,
Vossa Santidade, 
Vossa Senhoria,
Vossa Magnificência,
Vossa Majestade,
Vossa Reverendíssima,
Vossa Alteza,
Vossa Reverendíssima, 
Vossa Eminência,
Nós
nos, conosco
-
Vós
vos, convosco
-


Eles (ou Elas)
se, si, consigo, os, as, lhes,
vocês, senhores,
Vossas Excelências, ... (conforme singular acima)


Uso dos pronomes oblíquos átonos
Os pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: “Eles me respeitam.” (respeitar alguém - objeto direto) ou “Entregaram-te o documento ontem.” (entregar a alguém - objeto indireto).

Os pronomes o, a, os e as são empregados como objetos diretos. “Fechou-a e saiu.” (fechou algo - objeto direto).

Os pronomes lhe e lhes são empregados como objetos indiretos. “Devolverei se estas coisas pertencerem-lhes.” (pertencer a alguém - objeto indireto)

Quando seguidos de verbos que terminam em z, s ou r, os pronomes o, a, os, as assumem as formas lo, la, los, las. Neste caso, a terminação verbal é retirada.
“faz + o = fá-lo
comes + os = comê-los
estudar + a = estudá-la”

Mas, quando seguidos de verbos que terminam em som nasal, os pronomes assumem as formas no, na, nos, nas.
“leram + o = leram-no
retém + a = retém-na
põe + os = põe-nos
ouvem + as = ouvem-nas”
Quando o pronome vem depois da preposição, mas antecede um verbo no infinitivo, deve ser utilizado o pronome do caso reto. Isso porque nesse caso, o pronome está exercendo a função de sujeito da oração. Porém se não for assim, deve ser utilizado um pronome oblíquo.

Exemplos:

Essa tarefa é para eu fazer.          Essa tarefa é para mim.
Se é meu, logo é para eu abrir.             Se é meu, logo você deve entregar a mim.
Essa refeição é para tu comeres.           Essa refeição é para ti.

De tratamento
Os pronomes de tratamento são formas de se dirigir às pessoas do discurso (com quem se fala) de um modo educado. Eles são usados de acordo com o cargo ou a função que exercem. Exemplo:

O senhor precisa de ajuda?
Sua Magnificência, reitor desta universidade, fará o discurso de abertura da formatura.

 POSSESSIVOS: Os pronomes possessivos indicam posse às pessoas do discurso. Eles variam em gênero e número, conforme as pessoas que detém algo e o número de coisas que elas possuem. São os seguintes:

PESSOA
MASCULINO (sing./pl.)
FEMININO (sing./pl.)
1ª P.S.
MEU(S)
MINHA(S)
2ª P.S.
TEU(S)
TUA(S)
3ª P.S.
SEU(S)
SUA(S)
1ª P.P.
NOSSO(S)
NOSSA(S)
2ª P.P.
VOSSO(S)
VOSSA(S)
3ª P.P.
SEU(S)
SUA(S)

 - DEMONSTRATIVO: São pronomes usados para posicionar espacialmente um objeto em relação às três pessoas do discurso, principalmente em relação a quem fala e a quem ouve. Também são usados para a marcação de tempo (passado, presente e futuro).

Pronomes demonstrativos variáveis:
1ª pessoa: este, esta, estes, estas – indicam um objeto sob posse da 1º pessoa;
2ª pessoa: esse, essa, esses, essas – indicam um objeto sob posse da 2º pessoa;
3ª pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas – indicam um objeto sob posse de um 3º ou distante da 1º e da 2º pessoa.

Pronomes demonstrativos invariáveis: referem-se a coisas ou objetos de forma indefinida. Espacialmente, possuem a mesma utilização dos anteriores.
1ª pessoa: isto
2ª pessoa: isso
3ª pessoa: aquilo

ESSE X ESTE
Esse ou este? Essa ou esta? Isso ou isto? Nessa ou nesta?
Existem quatro casos diferentes para a distinção entre eles.

Primeiro: para introduzir uma nova informação, usa-se “este”. Para retomar uma informação já mencionada, usa-se “esse”.
Este é um novo modelo de negócio.
Como te disse anteriormente, essa é uma nova modalidade de negociação.

Segundo: para referenciar o próprio contexto em que se está inserido, devemos usar “este”.
Este e-book conta com muitas receitas deliciosas.

Terceiro: para indicar proximidade, tanto na fala quanto na escrita. Em uma situação prática, quando devemos considerar a distância do objeto em relação ao falante: o mais próximo é “este”, enquanto o mais distante, “esse”.
Eu estou sentada nesta cadeira ao fundo da sala. Não consigo ver o que está escrito nesse quadro.

Quarto: Este(s), esta(s) e isto fazem referência a algo sobre o qual ainda se vai falar:“São estes os assuntos que temos a tratar: o aumento dos salários, as férias dos  funcionários e as horas extras.”

Esse(s), essa(s) e isso fazem referência a algo que já foi citado anteriormente:
“Sua participação nas Olimpíadas de Matemática, isso é o que mais desejamos
agora.”

 INDEFINIDOS: são as palavras que se referem a substantivos de modo impreciso ou genérico. Quem nunca viu alguma mensagem sem a especificação do destinatário nas redes sociais? As famosas “indiretas” servem para criticar, alertar ou desabafar, e geralmente começam com pronomes indefinidos.
Quer ver alguns exemplos?

Certas pessoas só dão valor depois da perda.
Algumas meninas veem defeito em tudo, menos nelas mesmas.
Tantos comentários ruins por aqui que a minha vontade é de ficar só offline.
É cada pessoa querendo aparecer…

Um macete para especificar esse tipo de pronome na sua cabeça é sempre se lembrar das “indiretas”, pois os indefinidos se referem sempre à 3ª pessoa do discurso. Ou seja, são usados para falar de alguém (ou algo) sem dizer de forma clara quem é.
Vale lembrar que os pronomes indefinidos também podem aparecer na forma de locuções (cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.).

INDEFINIDOS VARIÁVEIS
INDEFINIDOS INVARIÁVEIS
Qualquer/Quaisquer
Qual/Quais
Bastante/Bastantes
Um(ns)/Uma(s)
Pouco(s)/Pouca(s)
Nenhum(ns)/Nenhuma(s)
Outro(s)/Outra(s)
Todo(s)/Toda(s)
Certo(s)/Certa(s)
Muito(s)/Muita(s)
Tanto(s)/Tanta(s)
 Algum(ns)/Alguma(s)
 Quanto(s)/Quanta(s)
Alguém
Ninguém
Quem
Algo
Tudo
Nada
Cada
Mais
Menos
Demais
Outrem

 INTERROGATIVOS: são usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Exemplos de orações interrogativas diretas:

Que horas são?”
Quem é você?”
Qual seu nome?”
Quanto custa o livro?”

Exemplos de orações interrogativas indiretas:
“Eu perguntei que horas são.”
“Ana quer saber quem é você.”
“O juiz questionou qual seu nome.”
“Pedro indagou quanto custava o livro.”
Que e quem não se flexionam.
Já o pronome qual é variável em número, e o pronome quanto concorda em gênero com o termo a que se refere.

-  RELATIVOS: são as palavras que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.
Não conhecemos o aluno. O aluno saiu.
Não conhecemos o aluno que saiu.
Como se pode perceber, o que, nessa frase, está substituindo o termo o aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira.
Os pronomes relativos são os seguintes: o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja,
cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas, que (quando equivale a o qual e flexões), quem (quando equivale a o qual e flexões), onde (quando equivale a no qual e flexões).

1. Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar.

Havia condições com que não concordávamos. (concordar com)
Havia condições de que desconfiávamos. (desconfiar de)

2. O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada.
                          Não conheço a médica de quem você falou.
                       Esse é o livro a quem prezo como companheiro.

3. Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é classificado como pronome relativo indefinido.
                               Quem atravessou, foi multado.

4. Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de preposição.
                               João era o filho a quem ele amava.

5. O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural.
                                  Conheço bem a moça que saiu.
                                  Não gostei do vestido que comprei.
                                  Eis os instrumentos de que necessitamos.

6. O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o a, os, as.
                    Sei o que digo. (o pronome o equivale a aquilo)

7. Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).
                        Aquele é o machado com que trabalho.
                        Aquele é o empresário para o qual trabalho.

8. O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo equivale a do qual, de que, de quem. Deve concordar com a coisa possuída.
              Cortaram as árvores cujos troncos estavam podres.

9. O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.
               Recolheu tudo quanto viu.

10. O relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual.
               Esta é a terra onde habito.

a) onde é empregado com verbos que não dão ideia de movimento. Pode ser usado sem antecedente.
               Nunca mais morei na cidade onde nasci.

b) aonde é empregado com verbos que dão ideia de movimento e equivale a para onde, sendo resultado da combinação da preposição a + onde.
               As crianças estavam perdidas, sem saber aonde ir.( para onde)

 ATIVIDADES
Leia:
É preciso se levantar cedo?
A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós sua sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria. Aos seus olhos, a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que nós nos acomodemos.
Desse modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse:
– Você devia se levantar cedo, meu filho.
– E por que, pai?
– Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me ______________ ao amanhecer e
encontrei um saco de ouro no meu caminho.
– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?
– Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite anterior. Senão eu teria percebido ao voltar para casa.
– Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha se levantado ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para todo mundo.
CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.

01 – O texto acima atende à finalidade de:
a) noticiar um fato.
b) fazer refletir.
c) debater um assunto.
d) dar uma instrução.

02 – O termo em destaque funciona como pronome pessoal em:
a) “A partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós [...]”
b) “Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente [...]”
c) “– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?”
d) “Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom para todo mundo.”

03 – Na passagem “– Ele não estava lá na noite anterior.”, o pronome pessoal “Ele”
retoma:
a) “meu filho”.
b) “um saco de ouro”.
c) “o pai”.
d) “o homem”.

04 – Assinale a alternativa em que o pronome pessoal sublinhado desempenha a função
de complemento do sujeito da frase:
a) “Ele é o mestre nessa matéria.”
b) “[...] ao qual é fundamental que nós nos acomodemos.”
c) “Desse modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe disse [...]”
d) “Senão eu teria percebido ao voltar para casa.”

05 – No segmento “– Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?”, o termo grifado
classifica-se como:
a) artigo definido.
b) pronome pessoal do caso reto.
c) substantivo.
d) pronome pessoal do caso oblíquo.

06 – “[...] é inevitável que vejamos surgir a figura do grande contador de histórias turco
[...]. Marque o pronome pessoal omitido nessa passagem do texto:
a) eu
b) nós
c) vós
d) eles

07 – Tendo em vista o contexto, o espaço indicado com um traço deve ser preenchido
com o verbo:
a) levantei
b) levantava
c) levantaria
d) levanto

 08 - Preencha as lacunas utilizando corretamente os pronomes demonstrativos:

a - _________ é a pessoa da qual lhe falei.
b – Não conseguiremos encontrar ________________estimados professores, pois eles já não trabalham mais aqui.
c – Empreste-me _____________livro? Há muito tento encontrá-lo.
d- Olha! Quem são _____________________convidados que acabaram de chegar?
e - ___________ foi o aluno destaque deste ano, desejas entrevistá-lo?

09 - Observe o trecho no qual encontra-se empregado o pronome de tratamento de forma correta. Logo em seguida atente-se para o que se pede:

 “-Vossa Excelência, por obséquio, queira falar mais alto, que não ouvi bem – e apontava agoniado, um dos deputados mais próximos.” (Fernando Sabino)

Qual pronome de tratamento seria utilizado no caso de nos dirigirmos às seguintes pessoas:
a- Papa ______________________________________________
b – Ao reitor de uma universidade ____________________________________________________
c – A um amigo mais íntimo, convidando-o para um passeio ___________________________
d – A um rei ou uma rainha ____________________________________________________
e – A uma autoridade ligada ao mundo da política ____________________________________________________

10 – Complete as frases com pronomes relativos:
a) A bola deve estar escondida em ................................lugar.
b) Tenha................................juízo, minha filha.
c) Os que fizerem o percurso em ............................tempo, vencerão a corrida.
d) O Brasil exporta.........................produtos.
e) Quem ......................quer, tudo perde.
f) .......................pegou a revista que estava aqui.
g) Estes são.......................os convidados para o meu aniversário.

11 - Identifique e classifique os pronomes presentes no seguinte trecho.

Todos queriam ser amigos de Mariana. Ela era a garota mais simpática da escola. Nunca fui sua amiga, mas ver aquele sorriso pela manhã era o suficiente para mim.

12 - Complete as lacunas com os pronomes eu ou mim.

a) Esse problema será resolvido apenas entre ____ e você.
b) Esse problema é para ____ resolver.
c) Isso nem é um problema para ____.
d) Se você não vai ajudar, o problema será resolvido por ____ e por ele.

13 - Classifique os pronomes destacados como interrogativos ou relativos.

a) Quanto açúcar é necessário comprar?
b) Compre tanto quanto for preciso.
c) Este é o apartamento onde morei na minha infância.
d) Diga-me, por favor, onde fica esse apartamento.

14 - Indique em qual opção o uso do pronome pessoal oblíquo está certo.

a) Esperaram-a durante muito tempo.
b) A esperaram durante muito tempo.
c) Esperaram-lhe durante muito tempo.
d) Esperaram-na durante muito tempo.

15 - Em quais opções há concordância entre os pronomes e as formas verbais?

a) Vai no seu próprio carro! Não te dou carona!
b) Vai no teu próprio carro! Não te dou carona!
c) Veja o que está escrito na porta da sua casa.
d) Veja o que está escrito na porta da tua casa.

GABARITO
01 – b        02 – a       03 – b       04 – c       05 – d       06 – b       07 - a

     08 - a - Esta é pessoa da qual lhe falei.
  b – Não conseguiremos encontrar aqueles estimados professores, pois eles já não   trabalham mais aqui.        
  c – Empreste-me esse livro? Há muito tento encontrá-lo.
 d- Olha! Quem são aqueles convidados que acabaram de chegar?
 e – Este foi o aluno destaque deste ano, desejas entrevistá-lo?
    
      09 - a – Vossa Santidade
b – Vossa Magnificência
c -  Você
d – Vossa Majestade
e – Vossa Excelência

10 – a) algum
b) mais
c) menos
d) muitos/diversos
e) tudo
f) alguém
g) todos

11 - Todos: pronome indefinido
Ela: pronome pessoal reto
Sua: pronome possessivo
Aquele: pronome demonstrativo
Mim: pronome pessoal oblíquo

12 - a) mim               b) eu                    c) mim                  d) mim

13 - a) Pronome interrogativo
b) Pronome relativo
c) Pronome relativo
d) Pronome interrogativo

14 – D
15 – B e C

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