domingo, 12 de julho de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

PROF. CRISTINA

O LIXO URBANO E OS IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE


O lixo urbano é um grave problema, ele pode ser de origem domiciliar (restos de alimentos, papéis, plásticos, ...), industrial (de constituição variada, pode ser gasosa, líquida ou sólida), comercial (restos de restaurantes, açougues, lojas, ...), hospitalar (seringas, agulhas, curativos, peças atômicas, ...) e o  tecnológico (pilhas e aparelhos eletrônicos em geral).

DIFERENÇA ENTRE ATERRO E LIXÃO


Os aterros sanitários são locais onde o lixo é enterrado, recebendo um destino correto. Já nos lixões, o lixo fica depositado a céu aberto. É muito frequente também, muitas pessoas jogarem  lixo em terrenos baldios, levando ao aumento de problemas como a proliferação de insetos (moscas, mosquitos, baratas) e ratos. Muitos vivem do lixo, ou seja, a reciclagem torna-se uma atividade rentável, porém perigosa se não for realizada com cuidado e proteção. A coleta seletiva e a reciclagem do lixo são práticas que contribuem na redução do lixo destinado aos aterros.

TIPOS DE LIXO:
DOMÉSTICO: também chamado de residencial ou domiciliar, é todo tipo de lixo gerado pelos moradores do local. Ele pode ser ORGÂNICO (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos), e INORGÂNICO (embalagens,  vidros,  papéis, dentre outros).
OBS.:
- Os remédios descartados com prazo de validade vencido são considerados “lixo hospitalar”. Isso porque eles podem contaminar os lençóis freáticos representando um risco grande para o meio ambiente.
- O lixo orgânico é proveniente de matéria viva, ou seja, possui origem biológica. Eles são depositados em locais apropriados denominados aterros sanitários. O lixo orgânico pode ser reciclado, assim pode ser  transformado em ração para animais e ainda, com o aproveitamento dos gases emitidos (metano) ele serve para a produção de um combustível menos poluente, o biogás.
A biomassa inclui resíduos de origem animal e vegetal, os quais são utilizados na produção de energia.

LIXO COMERCIAL: composto por embalagens plásticas, papelões, papéis e restos de alimentos, esse tipo de lixo é produzido pelo terceiro setor (comércio e serviços), como lojas, bancos, escritórios, restaurantes e outros.

LIXO HOSPITALAR: é descartado por hospitais, clínicas de saúde, laboratórios, farmácias, consultórios odontológicos e veterinários. Inclui materiais como seringas, gases, fraldas, luvas, agulhas, embalagens, dentre outros. São altamente nocivos ao homem por estarem contaminados com vírus, fungos e bactérias, e, por isso, são incinerados.
  
LIXO INDUSTRIAL: produzido pelo setor secundário, ou seja, pelas indústrias, como exemplo,resíduos de gases, produtos químicos, óleos, cinzas, metais, vidros, plásticos, tecidos, papéis, borracha, madeira, dependendo da atividade de cada Indústria.
OBS.: geralmente os materiais descartados da construção civil são encaixados nessa categoria. Chamado de “lixo especial” (ou lixo tóxico), eles incluem resíduos da construção civil, pilhas e agrotóxicos.

LIXO ELETRÔNICO: é composto pelo descarte dos aparelhos elétricos e eletrônicos como rádios, computadores, televisores, celulares, fios, baterias, carregadores, dentre outros. Altamente poluente, esse tipo de lixo pode conter cobre, alumínio e metais pesados como o mercúrio e o chumbo. Dados mostram que o aumento  do consumo e da globalização leva as pessoas a trocarem constantemente de aparelhos eletrônicos, por exemplo, celulares e computadores, gerando em torno de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano no mundo, sendo que 10 milhões são reciclados na China.

LIXO RADIOATIVO: ou lixo nuclear. Esse tipo de lixo é altamente tóxico por conter urânio (e outros metais pesados). É produzido por atividades que envolvam elementos radioativos como indústrias nucleares, serviços de saúde, dentre outros.A poluição nuclear, gerada por esse tipo de resíduos, pode causar muitos problemas para o ambiente e nos seres humanos. Destacam-se o desenvolvimento de doenças, como o câncer, mutações genéticas e, nos piores casos, a morte.

LIXO ESPACIAL: é gerado pelos materiais lançados no espaço como robôs, foguetes, satélites artificiais. A poluição espacial tem sido um dos grandes problemas da modernidade e que apresenta riscos pois eles podem cair na atmosfera.Segundo a Agência Espacial Europeia existem em torno de 170 milhões de pedaços de peças, ferramentas, restos de tinta e equipamentos espaciais orbitando o planeta Terra.

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM: a coleta seletiva é a melhor alternativa para os diferentes tipos de materiais que são descartados. Para isso, os contentores são separados por cores, as quais indicam o tipo de lixo que ali deve ser colocado.


  • Azul: aos papéis e papelões;
  • Vermelho: para os plásticos;
  • Verde: aos vidros;
  • Amarelo: para os metais;
  • Preto: para madeiras;
  • Laranja: para resíduos perigosos;
  • Branco: destinado aos lixos hospitalares;
  • Roxo: para resíduos radioativos.
  • Marrom: para os resíduos orgânicos;
  • Cinza: para materiais não reciclados;
 A separação e a reciclagem tem sido uma importante alternativa para diminuir a poluição. Também com a reciclagem, muitos materiais podem ser reaproveitados, favorecendo a diminuição e o acúmulo de lixo de diversas naturezas.

 ATIVIDADES:

1- O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:
Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.
2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.
4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.
(A) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas 
(B) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas
(C) Apenas as alternativas 2 e 4 estão corretas
(D) Apenas a alternativa 4 está correta 
(E) Todas as alternativas estão corretas

2- Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que
(A) As substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
(B) O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
(C) A produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
(D) O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.
(E) O desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

3-  Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluição sobre o ambiente aquático, devemos:
I- Evitar a liberação de esgotos sem tratamento nos cursos d’água.
II- Incentivar a construção de aterros sanitários para a deposição de lixo.
III- Exigir apenas a liberação de lixo biodegradável nos mananciais de água.
IV- Estimular as indústrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes líquidos.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas
(A) somente I, II e III
(B) somente I, II e IV
(C) somente I, III e IV
(D) somente II, III e IV
(E) I, II, III e IV

4- A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, aponte as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo.
O lixo é um grande transmissor de doenças, entre elas estão: cólera, febre tifoide, infecções, leptospirose, tétano, dengue, esquistossomose, malária, intoxicação, entre outras.

5- A produção de lixo tem se intensificado a cada ano, sendo uma das consequências do aumento populacional nas cidades e da intensificação do modelo consumista. Com base nos seus conhecimentos e no texto, aponte os principais malefícios gerados pelo lixo urbano.
A produção de lixo está aumentando a cada ano e as consequências desse processo são desastrosas. Entre os principais fatores negativos estão: gastos públicos com coleta e tratamento de lixo; a destinação inadequada dos resíduos pode desencadear a proliferação de insetos, transmissão de doenças, odor, entupimento de bueiros e diversos tipos de poluição (atmosférica, hídrica, do solo e visual).
  
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htm
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-lixo/
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário