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PROF. BERNADETE
CLASSICISMO
– RENASCIMENTO – QUINHENTISMO
Século XV e XVI em Florença – Itália (marco inicial
da era moderna)Um período de grandes transformações culturais, políticas e
econômicas.
A vida urbana e o individualismo foi estimulado com
o crescimento da burguesia comercial ( Mecenas) e das
atividades econômicas entre as cidades europeias. Os filhos estudavam (Platão,
Aristóteles, Cícero, Homero, Virgílio) nas universidades.
#Vários foram os fatores que levaram a tais
transformações, dentre eles a crise religiosa marcada por dois movimentos religiosos.
1º - Reforma Protestante- liderada por
Lutero (Alemanha), que traduziu a Bíblia para o alemão, substituindo-a pelo
latim. Salvação se dá pela fé.
2º - Reforma Católica ou Contrarreforma –
movimento de reação da igreja de Roma. Criação da Companhia de Jesus, para
estimular a propagação da fé católica. Concílio de Trento- reafirmação da
autoridade papal. Pessoas com ideias hereges eram perseguidas e até mortas.
#As grandes
navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra)
#A invenção da Imprensa
por Gutenberg, que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários
autores gregos e latinos. Surgiram, assim, as primeiras gramáticas das línguas
modernas.
#O antropocentrismo
atinge sua plenitude, agora, era o homem que passava a ser evidenciado, e
não mais Deus. O homem passa a ser investigado e compreendido, o que estimula
as pesquisas e experiências científicas. O espírito de observação e análise
leva a ideia de que a Terra não era o centro do universo, mas girava em torno
do Sol, juntamente com outros planetas (Copérnico – 1473- 1543) depois por
Galileu e Galilei (1564 – 1642 )
A arte
renascentista (Michelangelo,(2
) Shakespeare, Leonardo
da Vinci,( Monalisa2) Cervantes, Camões) se inspirava no mundo greco-romano. Arte antiga renascendo. Na literatura, incorporação de muitas palavras latinas. O auto (
actum= ação, teatro com conteúdo religioso) é deixado de lado, preferindo-se a
comédia e a tragédia (William Shakespeare).
Características:
Racionalismo- a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão
dos sentimentos era controlada pela razão.
Universalismo – os assuntos pessoais ficaram de lado e as
verdades universais passam a ser privilegiadas.
Perfeição
Formal – métrica, rima, correção
gramatical. Novas formas de escrita (sonetos, tercetos, oitavas). VER soneto
Presença
da mitologia greco-latina.
Humanismo – o homem se liberta dos dogmas da igreja.
Principais
Autores e Obras:
Luís Vaz de Camões
Um dos
maiores nomes da Literatura Universal
Escreveu poesias (líricas - épicas)(1) e peças teatrais, mas destacou-se com a epopeia Os Lusíadas(1572).
Esta obra é dividida em 10 partes (cantos) com 8.816 versos
distribuídos em 1.120 estrofes e narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.( 3 )
Outros
escritores (Sá de Miranda( versos
decassílabos), Bernardim Ribeiro e
Antônio Ferreira).
O
Classicismo terminou em 1580, com a passagem de Portugal ao domínio Espanhol e,
também, com a morte de Camões.
Características
de uma epopeia:
- Escrita
em versos.
- O tema
sempre é grandioso e heroico e refere-se a história de um povo.
- É
composta de proposição, invocação,
dedicatória, narração e epílogo( 5 )
BRASIL – LITERATURA E JESUÍTICA
A
literatura informativa:
O Brasil
foi explorado aos poucos. Os portugueses enviavam ao rei de Portugal, D. Manuel
I, as informações do que tinha, e o rei enviava, então, aventureiros e
missionários religiosos.
Pero Vaz
de Caminha (1450- 1500) escrivão da frota de Cabral – A carta de Caminha, que
analisa o comportamento dos nativos é considerada a Certidão de Nascimento do
Brasil.
A
literatura de catequese:
A Companhia
de Jesus (1540) em Roma, por Inácio de Loyola enviava padres para o Brasil com
a missão de converter os índios à fé católica. Destacou-se:
O jesuíta José de Anchieta.
Padre
Manoel da Nóbrega (uso do teatro e música para cativar os índios).
Superficialidade:
Descrever os índios sem argumentos.
Etnocentrismo:
Algo diferente da cultura
Antropofagia:
Roubar a alma do outro ao comer a carne.
- Por
que este período literário, do séc. XV a XVI, recebeu o nome de
Classicismo, Renascimento e Quinhentismo?
- Quem
eram os Mecenas?
- Na
poesia, qual era a forma de escrita e conteúdo abordado?
- No
gênero épico, Camões escreveu a mais importante obra em Língua
Portuguesa: Os Lusíadas. De que falava esta obra?
- O
séc. XVI foi marcado por dois movimentos religiosos. Quais são?
Explique-os.
- Em
que a literatura contribuiu?
- No
dia ___ de _______ de ______ as naus comandadas por ________
chegaram ao
estado da _______, lugar ao qual deram o nome de ______.
- Quem
foi o escrivão da armada de Cabral? O que ele escrevia? E por que foram
chamados de Literatura de Viagem ou Informação?
- Qual
era a missão dos jesuítas?
- Os
portugueses levaram da terra recém descoberta _________.
RESPOSTAS.
1.Ressurgimento dos modelos clássicos. Quinhentismo, descoberta do
Brasil em 1500.
2.Burgueses ricos que exibiam seu poder por meio das pinturas,
esculturas ou poemas para os palácios.
3.Em forma de soneto, onde apresentavam o desenvolvimento de um
raciocínio completo apresentado com paradoxos (ideias opostas) e antíteses (
oposição de um mesmo elemento).
4.Narra a viagem de Vasco da Gama ás Índias. A Ilíada e a Odisseia narram episódios da
Guerra de Troia. A Eneida é a história do Império Romano, louvando Júlio César
descendente de Eneias, herói do poema.
5.Reforma Protestante liderada por Lutero (Alemanha), traduziu a bíblia
para o alemão. Reforma Católica ou Contrarreforma era o movimento de reação de
Roma. Criação da Companhia de Jesus, para estimular a propagação da fé católica.
Concílio de Trento (reafirmação da autoridade papal). Pessoas com ideias
hereges eram perseguidas e até mortas.
6.Incorporação de muitas palavras latinas ao nosso léxico.
7.No dia 22 de abril de 1500 – Pedro Álvares de Cabral - Bahia -
Porto Seguro
8.Pero Vaz de Caminha – A nova terra chamada de Vera Cruz (descrição dos
nativos, achados, descobertas, etc) – Porque informavam ao rei D. Manuel tudo o
que viam, descrevia a terra, os nativos)
9.Catequizar os índios. O jesuíta José de Anchieta separava o bem e o
mal através do teatro e da música. As crianças encenavam fantasias de anjos,
santos e demônios na língua tupi, português e espanhol.
10.Ouro, prata, metais, pau-brasil, etc.
Poesia Lírica
Alma Minha Gentil, que te Partiste (1)
Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste.
Se lá no assento Etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente,
Que já nos olhos meus tão puro viste.
E se vires que pode merecer-te
Algũa cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,
Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou.
Luís Vaz de Camões
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