quarta-feira, 9 de junho de 2021

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

CLASSICISMO – RENASCIMENTO – QUINHENTISMO

Século XV e XVI em Florença – Itália (marco inicial da era moderna)Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

A vida urbana e o individualismo foi estimulado com o crescimento da burguesia comercial                          ( Mecenas) e das atividades econômicas entre as cidades europeias. Os filhos estudavam (Platão, Aristóteles, Cícero, Homero, Virgílio) nas universidades.

#Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa marcada por dois movimentos religiosos.

1º - Reforma Protestante- liderada por Lutero (Alemanha), que traduziu a Bíblia para o alemão, substituindo-a pelo latim. Salvação se dá pela fé.

2º - Reforma Católica ou Contrarreforma – movimento de reação da igreja de Roma. Criação da Companhia de Jesus, para estimular a propagação da fé católica. Concílio de Trento- reafirmação da autoridade papal. Pessoas com ideias hereges eram perseguidas e até mortas.

#As grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra)

#A invenção da Imprensa por Gutenberg, que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos. Surgiram, assim, as primeiras gramáticas das línguas modernas.

#O antropocentrismo atinge sua plenitude, agora, era o homem que passava a ser evidenciado, e não mais Deus. O homem passa a ser investigado e compreendido, o que estimula as pesquisas e experiências científicas. O espírito de observação e análise leva a ideia de que a Terra não era o centro do universo, mas girava em torno do Sol, juntamente com outros planetas (Copérnico – 1473- 1543) depois por Galileu e Galilei (1564 – 1642 )

     A arte renascentista (Michelangelo,(2 ) Shakespeare, Leonardo da Vinci,( Monalisa2) Cervantes, Camões) se inspirava no mundo greco-romano. Arte antiga renascendo. Na literatura, incorporação de muitas palavras latinas. O auto ( actum= ação, teatro com conteúdo religioso) é deixado de lado, preferindo-se a comédia e a tragédia (William Shakespeare).

Características:                                                                                   

Racionalismo- a razão predomina sobre o sentimento, ou seja, a expressão dos sentimentos era controlada pela razão.

Universalismo – os assuntos pessoais ficaram de lado e as verdades universais passam a ser privilegiadas.

Perfeição Formal – métrica, rima, correção gramatical. Novas formas de escrita (sonetos, tercetos, oitavas). VER soneto

Presença da mitologia greco-latina.

Humanismo – o homem se liberta dos dogmas da igreja.

Principais Autores e Obras:

Luís Vaz de Camões

Um dos maiores nomes da Literatura Universal

Escreveu poesias (líricas - épicas)(1) e peças teatrais, mas destacou-se com a epopeia Os Lusíadas(1572).

Esta obra é dividida em 10 partes (cantos) com 8.816 versos distribuídos em 1.120 estrofes e narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.( 3 )

Outros escritores (Sá de Miranda( versos decassílabos), Bernardim Ribeiro e Antônio Ferreira).

O Classicismo terminou em 1580, com a passagem de Portugal ao domínio Espanhol e, também, com a morte de Camões.

Características de uma epopeia:

- Escrita em versos.

- O tema sempre é grandioso e heroico e refere-se a história de um povo.

- É composta de proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo( 5 )

 

BRASIL – LITERATURA E JESUÍTICA

A literatura informativa:

O Brasil foi explorado aos poucos. Os portugueses enviavam ao rei de Portugal, D. Manuel I, as informações do que tinha, e o rei enviava, então, aventureiros e missionários religiosos.

Pero Vaz de Caminha (1450- 1500) escrivão da frota de Cabral – A carta de Caminha, que analisa o comportamento dos nativos é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.

A literatura de catequese:

A Companhia de Jesus (1540) em Roma, por Inácio de Loyola enviava padres para o Brasil com a missão de converter os índios à fé católica. Destacou-se:                                                                                          O jesuíta José de Anchieta.

Padre Manoel da Nóbrega (uso do teatro e música para cativar os índios).

Superficialidade: Descrever os índios sem argumentos.

Etnocentrismo: Algo diferente da cultura

Antropofagia: Roubar a alma do outro ao comer a carne.

EXERCÍCIOS:

 

    1. Por que este período literário, do séc. XV a XVI, recebeu o nome de

Classicismo, Renascimento e Quinhentismo?

    1. Quem eram os Mecenas?
    2. Na poesia, qual era a forma de escrita e conteúdo abordado?
    3. No gênero épico, Camões escreveu a mais importante obra em Língua Portuguesa: Os Lusíadas. De que falava esta obra?
    4. O séc. XVI foi marcado por dois movimentos religiosos. Quais são? Explique-os.
    5. Em que a literatura contribuiu?
    6. No dia ___ de _______ de ______ as naus comandadas por ________

chegaram  ao estado da _______, lugar ao qual deram o nome de ______.

    1. Quem foi o escrivão da armada de Cabral? O que ele escrevia? E por que foram chamados de Literatura de Viagem ou Informação?
    2. Qual era a missão dos jesuítas?
    3. Os portugueses levaram da terra recém descoberta _________.

 

RESPOSTAS.

1.Ressurgimento dos modelos clássicos. Quinhentismo, descoberta do Brasil em 1500.

2.Burgueses ricos que exibiam seu poder por meio das pinturas, esculturas ou poemas para os palácios.

3.Em forma de soneto, onde apresentavam o desenvolvimento de um raciocínio completo apresentado com paradoxos (ideias opostas) e antíteses ( oposição de um mesmo elemento).

4.Narra a viagem de Vasco da Gama ás Índias.  A Ilíada e a Odisseia narram episódios da Guerra de Troia. A Eneida é a história do Império Romano, louvando Júlio César descendente de Eneias, herói do poema.

5.Reforma Protestante liderada por Lutero (Alemanha), traduziu a bíblia para o alemão. Reforma Católica ou Contrarreforma era o movimento de reação de Roma. Criação da Companhia de Jesus, para estimular a propagação da fé católica. Concílio de Trento (reafirmação da autoridade papal). Pessoas com ideias hereges eram perseguidas e até mortas.

6.Incorporação de muitas palavras latinas ao nosso léxico.

7.No dia 22 de abril de 1500 – Pedro Álvares de Cabral   - Bahia -  Porto Seguro

8.Pero Vaz de Caminha – A nova terra chamada de Vera Cruz (descrição dos nativos, achados, descobertas, etc) – Porque informavam ao rei D. Manuel tudo o que viam, descrevia a terra, os nativos)

9.Catequizar os índios. O jesuíta José de Anchieta separava o bem e o mal através do teatro e da música. As crianças encenavam fantasias de anjos, santos e demônios na língua tupi, português e espanhol.

10.Ouro, prata, metais, pau-brasil, etc.

Poesia Lírica

 Alma Minha Gentil, que te Partiste (1)

Alma minha gentil, que te partiste 
Tão cedo desta vida descontente, 
Repousa lá no Céu eternamente,

E viva eu cá na terra sempre triste.

 

Se lá no assento Etéreo, onde subiste, 
Memória desta vida se consente, 
Não te esqueças daquele amor ardente, 
Que já nos olhos meus tão puro viste. 

E se vires que pode merecer-te 
Algũa cousa a dor que me ficou 
Da mágoa, sem remédio, de perder-te, 

Roga a Deus, que teus anos encurtou, 
Que tão cedo de cá me leve a ver-te, 
Quão cedo de meus olhos te levou. 


Luís Vaz de Camões

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