DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.
PROF. BERNADETE
Uso da vírgula – 8 regras simples
Regra nº 1 – A
vírgula é usada para separar termos de mesma função.
·
Gabriel, Henrique, Lorena e Mariana foram pescar.
·
Selecionaram uma garota-propaganda bonita, gentil, sorridente e atenciosa.
Regra nº 2 – A
vírgula separa os predicativos deslocados dos núcleos a que se referem.
·
A professora, irritada, convocou
os alunos para uma conversa.
·
Preocupada, a gerente convocou uma reunião com a equipe.
Regra nº 3 – A
vírgula é utilizada para separar o adjunto adverbial deslocado do seu lugar
normal.
·
Hoje, no Brasil, mais da metade da população feminina
trabalha fora de casa.
·
Na virada do ano, a assistente Márcia trabalhava respondendo
e-mails.
Regra nº 4 –
Usa-se vírgula quando se coloca o objeto no início da oração para repeti-lo.
Exemplo:
·
Esse cheque, não voltaremos a tê-lo.
Regra nº 5 –
Usam-se vírgulas quando se desloca, do início da oração, a conjunção
adversativa ou conclusiva.
·
Já foi aprovado o seu afastamento; não há, portanto, o que reclamar.
·
A situação exigia medida urgente; ele, porém, não se
importava.
Regra nº6 –
O uso da vírgula é empregado
para separar o aposto e o vocativo do resto da oração.
·
Lúcio, o filho do segundo casamento,
decidiu que viveria com a mãe.
·
A verdade, senhores clientes, é que a responsabilidade
é da loja.
Regra nº7 – A
vírgula é aplicada para substituir um verbo subentendido.
·
Dizem que as mulheres decidem com o coração; os homens, com o cérebro.
Regra nº 8 – É
usada vírgula para separar expressões ou termos intercalados que servem para
exemplificar, resumir, retificar, incluir ou excluir.
·
Essa situação, por exemplo, deve
ser resolvida de forma rápida.
Uso da vírgula entre
orações – 4 regras simples
No que se
refere à utilização da vírgula entre orações, é preciso seguir 4 regras
básicas.
Regra nº 1 – A vírgula é empregada para separar
orações coordenadas (com exceção daquelas iniciadas por e).
·
Minha mãe faz curso de inglês, ouve palestras, atualiza-se.
·
Houve algumas dúvidas, mas todas elas foram solucionadas a tempo.
Obs.: a vírgula pode ser empregada antes de E no sentido de “mas” (Não leu, e foi bem na prova.); nos casos em que o sujeito
da oração iniciada com E for diferente
(Ele chegou, e Raquel fingiu estar calma);
quando é repetida a conjunção E (Falou, e gritou, e chorou, e repetiu).
Regra nº 2 – Utiliza-se vírgula para separar as
orações explicativas da principal.
·
Roberto, que hoje tem 28 anos, mudou bastante.
·
Os homens, que são fortes, julgam-se fracos.
Regra nº 3 – O uso da vírgula serve
para separar orações que antecedem a oração principal.
·
Se não houver dedicação de todos, não se encontrará uma saída adequada.
·
Quando a revista estiver publicando tais trabalhos, eu aplaudirei de pé.
Regra nº 4 – Utiliza-se vírgula para separar
orações intercaladas.
·
A democracia, ainda que seja falha, é o melhor sistema de governo.
Uso de ponto-e-vírgula – 3
regras simples
Além de conhecer as regras quanto ao uso da vírgula, é
essencial saber também quando deve ser utilizado o ponto-e-vírgula, outro
importante recurso de pontuação.
Regra nº 1 – O ponto-e-vírgula é empregado para
separar orações que já contenham vírgula (s).
·
Ela agia certo; ele, errado.
Regra nº 2 – Usa-se ponto-e-vírgula para separar
itens de uma enumeração.
·
O numeral pode: indicar uma quantidade; denotar posição numa sequência;
determinar número de vezes; indicar parte (s) de unidade.
Regra nº 3 – O ponto-e-vírgula é utilizado para
enfatizar ideias adversativas (contrárias) ou conclusivas.
·
Doeu; mas não chorou. Estudou; por isso mereceu a aprovação.
EXERCÍCIOS:
1.Das redações abaixo,
assinale a que não está pontuada corretamente:a) Os candidatos, em fila,
aguardavam ansiosos o resultado do concurso.
b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso
c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso.
d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.
e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso.
R: B
2. Atendo-se aos
enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los, levando em
consideração o
uso ou não da vírgula. Em seguida, ative seus conhecimentos e
explique o que quer dizer cada frase.
A mãe da garota
eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio.
A mãe da garota,
eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio.
3.Marque a alternativa que corresponde ao uso correto da vírgula neste texto: "Marta queria comprar biscoitos mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces mas também não os encontrou."
(A)Marta queria
comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar
chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces, mas também não
encontrou.
(B) Marta queria
comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar
chocolates balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não
encontrou.
(C) Marta queria
comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar
chocolates, balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não
encontrou
(D) Nenhuma das
alternativas. O exemplo está correto.
R; C
4."Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia
grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:
(A)Na oração existem termos com a mesma função sintática (na frase, substantivos)
(B) Porque é necessário uma pausa para respirar.
(C) Separamos por vírgula os elementos que possuem número (na frase, "duas" blusas, "duas" calças, “uma” meia).
(D) Todos os
termos são apostos, pedindo vírgula obrigatória.
R;A
5."Senhora, não pode entrar naquela sala, é só
para funcionários". A vírgula aqui é empregada para evidenciar dois casos.
Assinale a alternativa que corresponde a estes casos:
(A) As duas
vírgulas vem para introduzir uma frase de valor explicativo.
(B) A primeira
vírgula vem para evidenciar o aposto e a segunda vem para chamar atenção para
uma explicação, nenhuma sendo obrigatória.
(C) A primeira
vírgula vem para dar uma pausa necessária no início da frase e a segunda vem
para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.
(D) A primeira vírgula
vem para isolar o vocativo e a segunda vem para introduzir uma frase que
evidencia o motivo de não poder entrar na sala
R;D
6.Quanto às orações coordenadas, é correto afirmar que:
(A)Sempre
pedirão vírgula para separá-las.
(B) Sempre
pedirão vírgula para separá-las, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção
"e"
(C)Não devem ser
separadas nem por vírgulas, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção
"e".
(D) Não devem
ser separadas por vírgulas, mas somente pelas conjunções.
R;B
7.Marque a alternativa onde a vírgula está
INCORRETAMENTE aplicada:
(A)Recebeu o
troco e voltou para casa, mas descobriu que o bolso estava furado.
(B) O vento
estava tão forte, que arrancou as telhas
(C) Estava
escrevendo o livro, o qual já tinha muitas páginas.
(D) Depois
daquele dia, nunca mais voltou àquela loja.
R; B
8.Indique a alternativa em que, ao retirarmos as
vírgulas, o sentido da frase não se altera:
(A)Marta
caminhava pela rua, calma.
(B) Aquele
garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária.
(C) Maria,
Gabriela e Joana foram ao shopping.
(D) Os técnicos
virão amanhã, e o problema será solucionado
R;D
9.Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado,
não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos
com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a
secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a
vírgula?
(A)A mudança
ocorre através da falta de pausa que nos faz entender que o garoto está
revoltado.
(B) A mudança
ocorre através do novo sentido que a frase ganha: com vírgula, entendemos que é
um garoto que está revoltado; sem vírgula, pensamos que o garoto é uma pessoa
revoltada
(C) Não há
mudança de sentido. A frase continua a mesma.
(D) A mudança
traz uma frase que não atende às regras gramaticais, pois precisamos ter pelo
menos uma vírgula nas frases.
R;B
10. Em qual alternativa a vírgula é empregada
corretamente?
(A)Vamos usar o
computador, assim que você formata-lo.
(B) A chuva
estava tão forte, que inundou a rua.
(C) Quando era
menino, ouvia muitas histórias.
(D) Estava lá
naquela terra, isto é no país dele.
R; C Aqui é um caso de vírgula obrigatória, pois é uma oração subordinada adverbial ("Ouvia muitas histórias") que vem antes da oração principal ("quando era menino").
Nenhum comentário:
Postar um comentário