terça-feira, 6 de julho de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE  

Uso da vírgula – 8 regras simples 

Regra nº 1 – A vírgula é usada para separar termos de mesma função. 

·        GabrielHenriqueLorena e Mariana foram pescar.

·        Selecionaram uma garota-propaganda bonitagentilsorridente e atenciosa.

Regra nº 2 – A vírgula separa os predicativos deslocados dos núcleos a que se referem.

·        A professora, irritada, convocou os alunos para uma conversa.

·        Preocupada, a gerente convocou uma reunião com a equipe.

Regra nº 3 – A vírgula é utilizada para separar o adjunto adverbial deslocado do seu lugar normal.

·        Hojeno Brasil, mais da metade da população feminina trabalha fora de casa.

·        Na virada do ano, a assistente Márcia trabalhava respondendo e-mails.

Regra nº 4 – Usa-se vírgula quando se coloca o objeto no início da oração para repeti-lo.

Exemplo:

·        Esse cheque, não voltaremos a tê-lo.

Regra nº 5 – Usam-se vírgulas quando se desloca, do início da oração, a conjunção adversativa ou conclusiva.

·        Já foi aprovado o seu afastamento; não há, portanto, o que reclamar.

·        A situação exigia medida urgente; ele, porém, não se importava.

Regra nº6 – O uso da vírgula é empregado para separar o aposto e o vocativo do resto da oração. 

·        Lúcio, o filho do segundo casamento, decidiu que viveria com a mãe.

·        A verdade, senhores clientes, é que a responsabilidade é da loja.

Regra nº7 – A vírgula é aplicada para substituir um verbo subentendido.

·        Dizem que as mulheres decidem com o coração; os homens, com o cérebro.

Regra nº 8 – É usada vírgula para separar expressões ou termos intercalados que servem para exemplificar, resumir, retificar, incluir ou excluir. 

·        Essa situação, por exemplo, deve ser resolvida de forma rápida.

 

Uso da vírgula entre orações – 4 regras simples

No que se refere à utilização da vírgula entre orações, é preciso seguir 4 regras básicas.

Regra nº 1 – A vírgula é empregada para separar orações coordenadas (com exceção daquelas iniciadas por e).

·        Minha mãe faz curso de inglês, ouve palestras, atualiza-se.

·        Houve algumas dúvidas, mas todas elas foram solucionadas a tempo.

Obs.: a vírgula pode ser empregada antes de E no sentido de “mas” (Não leu, e foi bem na prova.); nos casos em que o sujeito da oração iniciada com E for diferente (Ele chegou, e Raquel fingiu estar calma); quando é repetida a conjunção (Falou, e gritou, e chorou, e repetiu).

Regra nº 2 – Utiliza-se vírgula para separar as orações explicativas da principal.

·        Roberto, que hoje tem 28 anos, mudou bastante.

·        Os homens, que são fortes, julgam-se fracos.

Regra nº 3 – O uso da vírgula serve para separar orações que antecedem a oração principal.

·        Se não houver dedicação de todos, não se encontrará uma saída adequada.

·        Quando a revista estiver publicando tais trabalhos, eu aplaudirei de pé.

Regra nº 4 – Utiliza-se vírgula para separar orações intercaladas.

·        A democracia, ainda que seja falha, é o melhor sistema de governo.

Uso de ponto-e-vírgula – 3 regras simples

Além de conhecer as regras quanto ao uso da vírgula, é essencial saber também quando deve ser utilizado o ponto-e-vírgula, outro importante recurso de pontuação.

Regra nº 1 – O ponto-e-vírgula é empregado para separar orações que já contenham vírgula (s).

·        Ela agia certo; ele, errado.

Regra nº 2 – Usa-se ponto-e-vírgula para separar itens de uma enumeração.

·        O numeral pode: indicar uma quantidade; denotar posição numa sequência; determinar número de vezes; indicar parte (s) de unidade.

Regra nº 3 – O ponto-e-vírgula é utilizado para enfatizar ideias adversativas (contrárias) ou conclusivas.

·        Doeu; mas não chorou. Estudou; por isso mereceu a aprovação.

EXERCÍCIOS:

1.Das redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente:a) Os candidatos, em fila, aguardavam ansiosos o resultado do concurso.
b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso
c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso.
d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.
e) Os candidatos aguardavam ansiosos, em fila, o resultado do concurso.

R: B

2. Atendo-se aos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los, levando em consideração o uso ou não da vírgula. Em seguida, ative seus conhecimentos e explique o que quer dizer cada frase.
A mãe da garota eufórica resolveu buscá-la mais cedo no colégio.
A mãe da garota, eufórica, resolveu buscá-la mais cedo no colégio.

3.Marque a alternativa que corresponde ao uso correto da vírgula neste texto: "Marta queria comprar biscoitos mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces mas também não os encontrou."

(A)Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

(B) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

(C) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates, balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou

(D) Nenhuma das alternativas. O exemplo está correto.

R; C

4."Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:

(A)Na oração existem termos com a mesma função sintática (na frase, substantivos)                                                     

(B) Porque é necessário uma pausa para respirar.                                                                                                                       

(C) Separamos por vírgula os elementos que possuem número (na frase, "duas" blusas, "duas" calças, “uma” meia).                              

(D) Todos os termos são apostos, pedindo vírgula obrigatória.

R;A

5."Senhora, não pode entrar naquela sala, é só para funcionários". A vírgula aqui é empregada para evidenciar dois casos. Assinale a alternativa que corresponde a estes casos:

(A) As duas vírgulas vem para introduzir uma frase de valor explicativo.

(B) A primeira vírgula vem para evidenciar o aposto e a segunda vem para chamar atenção para uma explicação, nenhuma sendo obrigatória.

(C) A primeira vírgula vem para dar uma pausa necessária no início da frase e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.

(D) A primeira vírgula vem para isolar o vocativo e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala

R;D

6.Quanto às orações coordenadas, é correto afirmar que:

(A)Sempre pedirão vírgula para separá-las.

(B) Sempre pedirão vírgula para separá-las, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e"

(C)Não devem ser separadas nem por vírgulas, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e".

(D) Não devem ser separadas por vírgulas, mas somente pelas conjunções.

R;B

7.Marque a alternativa onde a vírgula está INCORRETAMENTE aplicada:

(A)Recebeu o troco e voltou para casa, mas descobriu que o bolso estava furado.

(B) O vento estava tão forte, que arrancou as telhas

(C) Estava escrevendo o livro, o qual já tinha muitas páginas.

(D) Depois daquele dia, nunca mais voltou àquela loja.

R; B

8.Indique a alternativa em que, ao retirarmos as vírgulas, o sentido da frase não se altera:

(A)Marta caminhava pela rua, calma.

(B) Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária.

(C) Maria, Gabriela e Joana foram ao shopping.

(D) Os técnicos virão amanhã, e o problema será solucionado

R;D

9.Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a vírgula?

(A)A mudança ocorre através da falta de pausa que nos faz entender que o garoto está revoltado.

(B) A mudança ocorre através do novo sentido que a frase ganha: com vírgula, entendemos que é um garoto que está revoltado; sem vírgula, pensamos que o garoto é uma pessoa revoltada

(C) Não há mudança de sentido. A frase continua a mesma.

(D) A mudança traz uma frase que não atende às regras gramaticais, pois precisamos ter pelo menos uma vírgula nas frases.

R;B

10. Em qual alternativa a vírgula é empregada corretamente?

(A)Vamos usar o computador, assim que você formata-lo.

(B) A chuva estava tão forte, que inundou a rua.

(C) Quando era menino, ouvia muitas histórias.

(D) Estava lá naquela terra, isto é no país dele.

R; C Aqui é um caso de vírgula obrigatória, pois é uma oração subordinada adverbial ("Ouvia muitas histórias") que vem antes da oração principal ("quando era menino").

Nenhum comentário:

Postar um comentário