segunda-feira, 13 de setembro de 2021

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

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PROF. BERNADETE 

O ARCADISMO

Foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas. (10)

Contexto histórico

O século XVIII é também conhecido como século das luzes ou século da filosofia. Foi durante esse período que aconteceu o iluminismo, movimento intelectual que deu origem às ideias de revolução, liberalismo, cidadania, Direitos Humanos, bem como impulsionou a busca pelo conhecimento em áreas diversas. Os pensadores iluministas baseavam-se no princípio da racionalidade: a razão humana é que deveria conduzir o desenvolvimento das ciências, da política e da vida cotidiana das pessoas, iluminando-as do obscurantismo da ignorância e do desconhecimento.

Características do arcadismo

Embora tenha surgido em um período de rupturas e muita agitação política e intelectual, os escritores árcades faziam textos amenos, contemplativos. Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

ARCADISMO NO BRASIL 

Foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo. Esse movimento também é conhecido como Neoclassicismo – devido à retomada dos valores gregos e romanos.

Os autores árcades, em geral, viveram na cidade de Vila Rica, onde hoje fica Ouro Preto (MG). Alguns desses escritores, inclusive, participaram da Inconfidência Mineiramovimento separatista que buscava desvincular a região brasileira da Coroa portuguesa.

Em termos de análise literária, é possível dizer que o Arcadismo brasileiro tem três manifestações diferentes: as obras líricas, as satíricas e as épicas. Os principais autores do Arcadismo são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

Contexto histórico

O Arcadismo no Brasil teve início, em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa.

Assim como Tiradentes (o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte, tornando-se mártir posteriormente), os escritores foram presos após Joaquim Silvério dos Reis delatá-los. Como punição, Tomás Antônio Gonzaga foi exilado em Moçambique, e Cláudio Manuel da Costa, supostamente, suicidara-se na prisão. O suicídio é questionado por alguns críticos que sugerem que o autor foi, na verdade, assassinado.

Arcadismo Lírico

As obras líricas do Arcadismo no Brasil são aquelas que buscavam expressar os sentimentos de um sujeito lírico. Os principais autores dessa vertente são Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa( 07). Em geral, os poemas líricos desse movimento foram construídos sob a influência dos seguintes preceitos latinos: (06)

•    FugereUrbem: fugir do urbano;

•    LocusAmoenus: lugar ameno, o gozo da natureza;

•    Aurea Mediocritas: equilíbrio das riquezas;

•    InutiliaTruncat: abdicar do superficial da vida e conviver com o essencial; 

•    Carpe Diem: aproveitar o dia, viver com alergia, curtir o simples como apreciar a natureza;

•    O eu poético: exaltação da natureza e da mitologia; 

•    Crítico: absorveu a filosofia do Iluminismo, fazendo forte crítica à burguesia e ao estilo de vida dos burgueses;

•    Pseudônimos pastoris: os poetas fingiam outra identidade, se autointitulando pastores e assinavam suas obras como tal. As obras eram marcadas ainda pela simulação de sentimentos inexistentes. ( 09)

Os versos dedicados a Marília, sob pseudônimo árcade de Dirceu, são os mais célebres de Tomás Antônio Gonzaga. De traço pré-romântico, os poemas têm um tom pessoal que escapa às características neoclássicas.

Arcadismo Satírico

As Cartas Chilenas, conjunto epistolar escrito por Tomás Antônio Gonzaga, são consideradas obras satíricas. Isso, pois as cartas contêm críticas ferozes indiretamente voltadas ao governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses. Nos textos, escritos pelo remetente Critilo e endereçadas ao amigo Doroteu (ambos pseudônimos criados pelo autor), as tais críticas são direcionadas ao governador “Fanfarrão Minésio”.

Arcadismo Épico

Além dos dois estilos citados anteriormente, é possível encontrar também no Arcadismo brasileiro duas obras de teor épico. São elas; O Uraguai, de Basílio da Gama, e “Caramuru”, de Santa Rica Durão (esse último, inclusive, virou filme em 2001).(04)

José Basílio da Gama estudou no Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro, até o Marquês de Pombal, à frente da metrópole portuguesa, banir do Brasil os padres jesuítas da Companhia de Jesus. Anos depois, foi para a Itália e associou-se à Arcádia Romana, assinando com o pseudônimo de Termindo Sipílio.

Viveu também em Portugal, onde foi preso, acusado de ser partidário dos jesuítas. Mudou de ideia na prisão e tornou-se pombalino. Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa, cidade em que faleceu em 1795.

Principais características do Arcadismo (05)

Como o Arcadismo surgiu com a proposta de contrapor o Barroco, a transição foi lenta por causa da quebra de paradigmas, em especial no Brasil. Isso porque a corrente foi trazida para o país através de filhos de burgueses que viajavam para estudar em Lisboa, e depois retornavam, achando o cenário “brega” e ultrapassado. 

 Sendo assim o Conceptismo (estilo Barroco) representado pelo conflito, excesso e o forte traço religioso começou a se dissolver. Com o novo estilo, passou a ser evidenciado:

•    Busca da simplicidade, da razão e do equilíbrio

•    Inspiração na natureza

•    Reprodução dos clássicos com base na cultura Greco-Romana

•    Eliminação da subjetividade, dos sentimentos expressados com exagero

•    Amor galante, a mulher passou a ser exaltada e cortejada de forma muito elegante 

Além desses pontos existem outros dois que são muito fortes e são imprimidos nas características do Arcadismo. São eles o Bucolismo e o Pastoralismo. O primeiro, está relacionado à natureza e tudo que está ligado a ela: moradia, passeios, forma de escrever, além das artes em geral. É a tradução do homem vivenciando a natureza.

Já o segundo, vem dos pastores que passam horas nos campos com as pastoras, com as ovelhas, cercados por cachoeiras, árvores, explorando ainda o dia, o sol e os ventos frescos. 

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