quarta-feira, 9 de junho de 2021

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

A INDÚSTRIA NO MUNDO


- A industrialização é a transformação de um espaço geográfico com a construção de indústrias e de empresas ligadas a essas indústrias. Essa situação provoca profundas alterações socioespaciais, acelerando a urbanização e o êxodo rural, também alterando o modo de exploração e utilização dos recursos naturais.

- A industrialização se manifestou de forma desigual pela superfície do globo. Países de industrialização clássica desenvolveram-se tecnologicamente em meados do século XVIII e ao longo do século XIX, os países de industrialização tardia, a partir do século XX, porém existem países que ainda não podem ser considerados como  industrializados.

- O primeiro país a se industrializar foi a Inglaterra, na chamada Primeira Revolução Industrial. Nela as técnicas baseavam-se na operação da máquina a vapor, cuja fonte de energia principal era o carvão. Essa etapa ocorreu na Europa, provocando alterações no espaço das cidades, que passaram a crescer de forma acelerada pela oferta de empregos e da mecanização do campo, que provocou o êxodo rural (migração em massa da população do campo para as cidades).

- Na Segunda Revolução Industrial, a tecnologia avançou. O petróleo tornou-se a principal fonte de energia. A mão de obra passou a ser mais qualificada, as formas de produção tornaram-se mais complexas, com maquinários mais complexos e movidos a energia elétrica. Nesse período o modelo de produção fordista predominou. Era caracterizado pelo trabalho repetitivo e uma produção em grandes quantidades.

- Na segunda metade do século XX, o mundo conheceu uma nova etapa: a Terceira Revolução Industrial ou Revolução técnico-científica informacional. Esse processo ainda esta em curso e é responsável pela informatização das sociedades e pelo desenvolvimento dos transportes, comunicação, biotecnologia e informação. 


- As MULTINACIONAIS ou EMPRESAS GLOBAIS se espalharam pelo mundo, levando a industrialização de países subdesenvolvidos, os quais eram produtores de matérias-primas para as nações desenvolvidas.


- Ocorre o “encurtamento das distâncias” e a aceleração das atividades. O fordismo foi substituído pelo toyotismo, pelo qual  não há mais a produção em massa, e sim conforme a procura pelas mercadorias. O trabalho deixou de ser repetitivo, mas sim flexibilizado. Um mesmo empregado desempenha várias funções ao longo da cadeia produtiva.

- Como consequência do desenvolvimento industrial, vemos que os países considerados desenvolvidos são justamente aqueles que primeiro se industrializaram. Seus espaços geográficos sociais, apesar de ainda apresentarem contradições e desigualdades, são mais modernos em relação aos países periféricos ou em desenvolvimento. Também os países ricos é que abrigam as sedes das multinacionais, principalmente nas chamadas Cidades Globais, como Nova York e Londres, as quais dominam as principais formas de tecnologia.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-industrializacao-mundo.htm#

ATIVIDADE:

1- Crie um MAPA CONCEITUAL caracterizando as etapas da Revolução Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário