terça-feira, 6 de julho de 2021

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

URBANIZAÇÃO


- A Urbanização é o processo de transformação das características rurais de uma região para características urbanas. Ela está relacionada ao desenvolvimento das sociedades e da tecnologia. Assim, o espaço rural transforma-se em espaço urbano e ocorre a migração populacional do campo para a cidade.  Iniciou-se com a Revolução Industrial, porém até meados do século XX foi um fenômeno relativamente lento e limitado a alguns países. Depois da 2ª Guerra Mundial, foi concluído nos países desenvolvidos e iniciado em muitos países subdesenvolvidos, na maioria dos países da América Latina e em muitos países da Ásia. O continente africano  ainda é muito pouco urbanizado.

- Os países desenvolvidos e alguns países de industrialização recente, apresentam taxas altas de urbanização. Com exceção da China e Índia, com as maiores populações do planeta, todos os países industrializados são urbanizados.

- Existem dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: os fatores ATRATIVOS, que atraem populações para as cidades; e os fatores REPULSIVOS que as repelem do campo.

 

A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Os fatores atrativos da urbanização nos países desenvolvidos estão ligados a industrialização, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria. Além das transformações urbanas, ocorreu  a mecanização agrícola, ou seja, transformações que permitiram a migração do campo para a cidade, sem prejudicar o setor agropecuário. As cidades foram se estruturando  para absorver os migrantes, foram transformando a  infraestrutura urbana - moradia, água, esgoto, luz,  ocorrendo o aumento da geração de empregos. Com o tempo, nos países desenvolvidos, houve um aumento nos fluxos de mercadorias e pessoas, o processo de industrialização foi também se descentralizando geograficamente, surgindo uma densa e articulada rede de cidades.

 

A URBANIZAÇÃO NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Os fatores repulsivos são mais marcantes nos  países subdesenvolvidos, sem indústrias ou com um baixo nível de industrialização. Existem locais com péssimas condições de vida na zona rural, em função da estrutura fundiária concentrada nas mãos de poucos, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, das técnicas de cultivo, entre outros. Com isso, a população em busca de melhores condições de vida, migra para a cidade, especialmente para as grandes metrópoles, criando e aumentando os problemas urbanos.

 

IMPORTANTE: Nos países desenvolvidos o crescimento das cidades foi lento e bem planejado, já nos países subdesenvolvidos, o crescimento das cidades foi, além de muito concentrado espacialmente, rápido e caótico. A consequência disso foi uma série de problemas  na paisagem urbana desses países, como na formação de favelas, o desemprego ou subemprego, aumento das desigualdades, violência urbana, etc.

 https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Urbanizacao/urbanizacao.php

 

ATIVIDADES:

1- Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

(A) Carência de melhores condições sociais no campo.

(B) Baixa produtividade agrícola.

(C) Pressão demográfica no campo.

(D) Dificuldade de aquisição de terras.

(E) Liberação de mão-de-obra pela mecanização.

 

2- Observe a letra da canção abaixo:

Nas grandes cidades do pequeno dia-a-dia

O medo nos leva a tudo, sobretudo a fantasia

Então erguemos muros que nos dão a garantia

De que morreremos cheios de uma vida tão vazia

Nas grandes cidades de um país tão violento

Os muros e as grades nos protegem de quase tudo

Mas o quase tudo quase sempre é quase nada

E nada nos protege de uma vida sem sentido

(Engenheiros do Hawaii – “Muros e Grades”)

 

Nos versos acima, há alguns apontamentos referentes a alguns problemas urbanos, dentre os quais podemos mencionar:

(A) A crescente desorganização e descentralização das cidades.

(B) A violência familiar e o aumento de sequestros em domicílios.

(C) A onda de protestos que marcou o Brasil a partir de maio de 2013.

(D) A violência urbana e o baixo padrão de vida sociocultural contemporâneo.

(E) A banalização da cultura televisiva especialmente exibida para a população das cidades.

 

3- A Revolução Industrial transformou a vida da população mundial, que passou a se deslocar para as cidades em busca de trabalho nas indústrias. Sobre a urbanização da população mundial, julgue as alternativas a seguir:

(F)   A urbanização mundial iniciou-se no Japão, principal centro industrial e exportador do século XIX, o que promoveu a redução da taxa de mortalidade.

(V)   O avanço da urbanização mundial transformou o crescimento natural ou vegetativo da população.

(V)   As condições sanitárias foram melhoradas nas cidades, tendo como consequência a redução das doenças endêmicas e epidêmicas.

(V)   A inserção, cada vez maior, das mulheres no mercado de trabalho tem reduzido taxas de fertilidade nas populações urbanas.

 

4- Níveis de urbanização baixos não significam pequena população urbana. A China, que tem “apenas” 40% de sua população nas cidades, é o país com a maior população urbana do planeta: cerca de 525 milhões de pessoas! As cidades da Índia, um país com menos de 30% da população no meio urbano, abrigam 330 milhões de habitantes. MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.403.

Com a leitura do texto, podemos perceber que o melhor conceito de urbanização é:

(A) Crescimento das cidades de um país em relação ao crescimento das demais cidades do mundo.

(B) Aumento do espaço físico das cidades.

(C) Crescimento da população das zonas urbanas em relação às zonas rurais.

(D) Aumento do número absoluto da população que vive nas cidades.

(E) Crescimento do número de pessoas de um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário