segunda-feira, 8 de novembro de 2021

HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES. 

PROF. CRISTINA

ANTIGUIDADE OCIDENTAL: 1ª parte

GRÉCIA


- Características físicas: território muito montanhoso, litoral  bastante recortado e com muitas ilhas. Divide-se em parte continental,  parte peninsular e a parte insular. Devido as características geográficas, a Grécia ficou dividida em Cidades-Estados independentes. 

- Divisão da história grega: 4 períodos

PERÍODO MICÊNICO (séculos XV a VIII a.C.): chegada e estabelecimento no território de quatro povos: aqueus, jônios, eólios e dórios. É conhecido também como PERÍODO HOMÉRICO, pois o que se sabe sobre este período foi escrito por Homero, nos poemas  ILÍADA, que conta a Guerra de Tróia e ODISSÉIA, que narra o regresso de Odisseu para sua casa.

PERÍODO ARCAICO (séculos VIII a VI a.C.): período de expansão e colonização grega de outras terras, também do desenvolvimento de Cidades-Estados como Tebas, Atenas, Esparta, Corinto e outras.

PERÍODO CLÁSSICO (séculos V e IV a.C.): auge da civilização grega, com prosperidade econômica e cultural. Esparta e Atenas se tornam as duas cidades mais importantes da Grécia.

ESPARTA: fundada pelos dórios, era um estado militar,  o poder estava nas mãos da aristocracia que era dona das terras. A juventude era doutrinada através de métodos educacionais rigorosos.

ATENAS: fundada pelos jônios e onde todos os cidadãos podiam votar e  participar do governo da cidade. Neste período ocorreu a guerra contra os persas, que foram chamadas de GUERRAS MÉDICAS. Atenas saiu fortalecida da guerra e  que passou a exercer grande influência sobre as outras cidades gregas. Muitas cidades se rebelaram contra o domínio ateniense, destacando-se Esparta, que  liderou a luta contra Atenas, na famosa GUERRA DO PELOPONESO.

IMPORTANTE: QUEM ERA CONSIDERADO CIDADÃO EM ATENAS? Somente os homens livres e nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população.

PERÍODO HELENÍSTICO (séculos III a I a.C.): marcado pela decadência da civilização grega, quando Felipe da Macedônia domina a Grécia.  Depois de sua morte , seu filho Alexandre o Grande, assume o poder e expande o Império Macedônico para o Oriente. Alexandre também expandiu a cultura grega entre os povos do Oriente e recebeu deles a influência de sua cultura. Assim surgiu a cultura helenística. Depois de sua morte, seu vasto império é dividido entre seus generais (Seleuco, Ptolomeu e Antígono).

GOVERNO: devido as Cidades-Estados, o governo era descentralizado. Existiram várias formas de governo nas diferentes cidades.

a) Monarquia: governo do rei.

b) Aristocracia: a nobreza governava.

c) Oligarquia: governo de poucos, geralmente dos donos de terras.

d) Tirania: governo de um homem que assumia o poder através da força

e) Democracia: governo dos cidadãos, porém é necessário lembrar que nem todos os habitantes eram considerados cidadãos.

RELIGIÃO: Eram politeístas (acreditavam em vários deuses, que tinham aspectos e formas humanas - Antropomorfismo). A religião se expressava através da Mitologia, com narrativas e lendas a respeito dos seus deuses, os quais influenciavam a vida das pessoas e estavam em todos os lugares: no céu, no mar ou sobre a terra.

PRINCIPAIS DEUSES E SUAS ATRIBUIÇÕES

ZEUS: Pai dos deuses; deus do céu. Era o mais poderoso de todos. Tinha o raio como arma.

HERA: Mãe dos deuses; protetora das mães e das esposas. Era ciumenta e esforçou-se para punir as amantes de seu marido.

ARES: Deus da guerra. Foi amante de Afrodite.

AFRODITE: Deusa do amor e da beleza. Mesmo casada com Hefestos, o traiu com Ares.

DEMETER: Deusa da terra, da fertilidade, da vegetação e das colheitas.

ÁRTEMIS: Deusa da caça.

APOLO: Deus da luz e das artes. Era tido como o mais bonito dos deuses.

HERMES: Mensageiro dos deuses e protetor dos comerciantes, viajantes e ladrões.

HEFESTO: Deus do fogo e protetor dos ferreiros e oleiros.

HÉSTIA: Deusa do fogo doméstico, dos lares. Protetora da família e das cidades.

ATENA: Deusa da sabedoria.

POSSÊIDON: Deus dos mares.

ECONOMIA: o território grego era muito acidentado e dificultava a agricultura, a qual era realizada pelo trabalho escravo. Devido ao litoral recortado e repleto de ilhas, os gregos se dirigiram ao  mar, dando impulso ao COMÉRCIO MARÍTIMO. Em Esparta o artesanato não era muito valorizado, porém em Atenas teve muita importância (produção de vidros, cerâmicas, móveis, tecidos e armas).

CULTURA: Destacaram-se na escultura, na arquitetura e no teatro. Também na medicina; na matemática e na história. No campo da filosofia, os gregos deixaram grandes contribuições, como a crença na razão humana e na sua capacidade para explicar os fenômenos do mundo. Principais filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

 A PÓLIS: era a cidade-estado onde os gregos viviam. Eram independentes uma das outras e   surgiram do desejo de proteção dos camponeses. Quando o inimigo atacava, os camponeses buscavam refúgio com os animais dentro das muralhas da cidade. Com o passar do tempo as populações foram abandonando as aldeias, instalando-se perto das muralhas. Surgindo assim a pólis, cidade-estado grega. Cada uma tinha as suas leis,  governo e sua própria moeda. A pólis era uma comunidade, isto é, uma organização cujos assuntos eram de interesse coletivo.

Principais construções públicas existentes nas cidades gregas: Odéon (local dos exercícios da música), Palestras (onde se praticavam os exercícios corporais), Teatros (onde se apresentavam), Ginásios (onde os filósofos davam lições ao ar livre), Estádios (onde se realizavam as corridas) e os Templos (onde os gregos realizavam seus cultos religiosos)

OS HERÓIS: não eram deuses ou simples mortais. Frutos de casos amorosos entre os deuses do Olimpo e os homens ou mulheres que habitavam a Terra. Nasciam com sangue misturado, metade humano e metade divino. Tinham, portanto, uma condição intermediária.

ALGUNS HERÓIS:

HÉRACLES ou HÉRCULES para os romanos: Foi o mais forte e popular. Era filho de Zeus com a camponesa Alquimena, tinha na força a sua principal característica.

ÉDIPO: Acertou  o enigma da esfinge e depois de se tornar rei, descobre que casou com a mãe, fura os próprios olhos e, cego, sai mundo a fora.

PERSEU: Pediu emprestadas as sandálias aladas de HERMES para chegar ao local onde morava a medusa. Sem poder olhar diretamente para o monstro, mirou-a no reflexo do escudo.

JASÃO: Comandou a equipe de argonautas que cruzou os mares para conquistar o velo de ouro (pelego de carneiro místico). Cometeu o erro de casar-se com Medeia, que não perdoou uma traição e matou os dois filhos do casal.

TESEU: Era o queridinho de Atenas. Entrou no labirinto do Minotauro e matou o animal.

AQUILES: Filho da deusa TÉTIS com o rei PELEU. Tinha o corpo fechado, apenas seu calcanhar era vulnerável.

ODISSEU ou ULISSES: Baixinho, seu forte era a inteligência. Protegido da deusa ATENA. Lutou na GUERRA DE TRÓIA. Demorou 10 anos para voltar para casa, pois desafiou o deus Poseidon. A viagem inspirou o poema ODISSÉIA, de Homero.

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/antiguidade-ocidental


Nenhum comentário:

Postar um comentário