quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

EXERCÍCIOS DE LITERATURA

1. Os gêneros literários são empregados com finalidade estética. Leia os textos a seguir.
Busque Amor novas artes, novo engenho,
Para matar-me, e novas esquivanças;
Que não pode tirar-me as esperanças,
Que mal me tirará o que eu não tenho.
(Camões, L. V. de. Sonetos. Lisboa: Livraria Clássica Editora. 1961. Fragmento.)

Porém já cinco sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca doutrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece.
(Camões, L. V. Os Lusíadas. Abril Cultural, 1979. São Paulo. Fragmento.)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação dos textos.
(A) Épico e lírico
(B) Lírico e épico
(C) Lírico e dramático
(D) Dramático e épico

2. Sobre os gêneros literários, afirma-se:
I. O gênero dramático abrange textos que tematizam o sofrimento e a aflição da condição humana.
II. Textos pertencentes ao gênero lírico privilegiam a expressão subjetiva de estados interiores.
III. O gênero épico compreende textos sobre acontecimentos grandiosos protagonizados por heróis.
IV. Em literatura, o romance e a novela são formas narrativas pertencentes ao gênero dramático.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) III e IV
(B) I e IV
(C) I e II
(D) II e III

3. Identifique a alternativa que não contenha ideais clássicos de arte:
(A) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo.
(B) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza).
(C) Universalismo e racionalismo.
(D) Formalismo e perfeccionismo.
(E) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais.

4. Assinale a alternativa falsa, sobre Monteiro Lobato:
(A) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador de casos”
(B) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada
(C) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e deprimentes
(D) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café

5. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
(A) A expressão de aspectos até então negligenciados da realidade brasileira
(B) A prática de um experimentalismo linguístico radical
(C) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante
(D) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico
(E) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão

6.  Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a natureza:
(A) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor
(B) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX
(C) é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona como elemento determinante da ação
(D) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados
(E) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contraste entre o meio inerte e o homem agressivo.

7. A obra de Lima Barreto:
(A) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática
(B) É pré- modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas brasileiros
(C) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno
(D) É considerada pré- modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20
(E) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista

8. No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
(A) Falso
(B) Verdadeiro

9. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e maldizer:
(A) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
(B) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
(C) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
(D) Não havia diferença entre essas duas modalidades satíricas
(E) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego-portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade

10.  Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
(A) Verdadeiro
(B) Falso

RESPOSTAS:
1. B
2. D
3. E
4. B
5. A
6. B
7. B                     
8. B
9. D
10. A

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