segunda-feira, 5 de novembro de 2018

CONJUNÇÕES

Conjunções são palavras que atuam como elementos de ligação entre termos semelhantes de uma oração ou entre duas orações, estabelecendo relações de coordenação ou de subordinação. 
As conjunções são invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.
Ex.: Vi sua mãe e seu pai na feira.
Classificação das conjunções:
ADITIVAS: Transmitem uma ideia de adição. Exemplos: e, nem, também, bem como, não só, mas também...
Eu vou para Teresópolis e a Heloísa vai comigo.

ADVERSATIVAS: Transmitem ideia de oposição. Exemplos: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante...

Eu esperei por você, mas você não veio.

ALTERNATIVAS: Transmitem ideia de alternância: Exemplos: ou...ou, já...já, ora...ora, quer...quer, seja...seja

Já chega de televisão: leia um livro ou jogue um jogo.

CONCLUSIVA:Transmitem uma ideia de conclusão:Exemplos: logo, pois, portanto, assim, por isso, por consequência...

Já fiz todas as tarefas, por isso vou descansar.

EXPLICATIVA: Transmitem uma ideia de explicação: que, porque, pois, isto é...

Não posso ir à praia porque estou com uma alergia na pele.

1)     Escreva a relação que a conjunção estabelece em cada uma das frases:
ADIÇÃO – OPOSIÇÃO – CONCLUSÃO – TEMPO – EXPLICAÇÃO – ALTERNÂNCIA

a)     Saiu cedo, mas não voltou ainda.
b)     Estava estudando quando você me telefonou.
c)     Você reage ou será dominado pela doença.
d)     Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
e)     Falou bonito, todavia não me convenceu.
f)      Você presenciou a cena, portanto pode explicar tudo.
g)     Errou, mas não quer reconhecer o erro.
h)     Nossas leis não são justas, portanto precisamos de uma Constituinte para modifica-las.
i)      Ele falava e eu ouvia.

Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
2) As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
d) adversidade.
e) comparação.

3) Sublinhe a conjunção e classifique-a:
a) Tinha feito vários cursos, logo devia estar preparado para o cargo.
b) Vocês falam muito, contudo agem pouco.
c) O ator não aceitava críticas ao seu trabalho e criou vários atritos com a imprensa.
d) Reativemos o transporte ferroviário, pois é mais econômico.
e) Os povos da América Latina enfrentam problemas, por isso devem unir-se.
f) Não escreverei nada nem darei entrevista.

4) Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecida por tal conjunção, de acordo com o código que segue.
(A) relação de adição;
(B) relação de oposição;
(C) relação de alternância;
(D) relação de conclusão;
(E) relação de explicação

1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (   )
2. Compre um carro, ou ande a pé. (   )
3. Ele deve ser importante, pois todos falam dele. (   )
4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (...)
5 Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (...)

5) Assinale a alternativa onde existe uma conjunção:
a) Era uma casa de tijolos.
b) Vi o carro de Mário.
c) Trajava roupas finas
d) Viu e comprou aquele sapato.
e) Falou contra nós.

6) "Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo." Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão

GABARITO
1) 
a) mas: oposição
b) quando: tempo
c) ou: alternância
d) pois: explicação
e) todavia: oposição
f) portanto: conclusão
g) mas: oposição
h) portanto: conclusão
i) e: adição

2) 
c) consequência

3)
a) logo: conclusiva
b) contudo: adversativa
c) e: aditiva
d) pois: explicativa
e) por isso: conclusiva
f) nem: aditiva

4)
(A)
(C)
(E)
(B)
(D)

5)
d) e

6)
d)

Nenhum comentário:

Postar um comentário