segunda-feira, 5 de novembro de 2018

PRONOMES

Definição: O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação.
Ex.: Marcos perdeu seu caderno. Alguém encontrou-o?
Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES
♦ Pronomes pessoais: subdividem-se em pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento;
♦ Pronomes possessivos: indicam relação de posse, algo que pertence a uma das pessoas do discurso. São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas;
♦ Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais. São eles: este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo. Palavras que podem atuar como pronomes demonstrativos: o, a, os, as, mesmo, mesma, mesmos, mesmas, próprio, própria, próprios, próprias, tal, tais, semelhante, semelhantes;
♦ Pronomes interrogativos: são utilizados para interrogar, isto é, para formular perguntas de modo direto ou indireto. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas;
♦ Pronomes relativos: são empregados para retomar um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. São eles: que, quem, onde, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas;
♦ Pronomes indefinidos: são aqueles que se referem de modo indeterminado, vago, à terceira pessoa gramatical. São eles: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo, algum, algumas, nenhuns, nenhuma, todo, todos, outra, outras, muito, muita, pouco, poucos, certo, certa, vários, várias, tanto, tantos, quanta, quantas, qualquer, quaisquer, bastante, bastantes.
É importante ressaltar a importância dos pronomes para o processo de construção da coesão em um texto. Por meio da coesão é estabelecida a relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso, desde que os conectivos, entre eles os pronomes, sejam empregados de maneira correta, o que possibilitará o encadeamento lógico das ideias do texto.

1) Como sabemos, a língua escrita requer uma linguagem que esteja de acordo com a norma padrão. Assim sendo, as frases a seguir pertencem a um nível mais coloquial. Reescreva-as procurando adequá-las à forma correta:
a – Encontrei ela passeando no shopping.
b – Deixa eu sossegada, pois preciso descansar.
c – Desejas ir comigo e com minha irmã?
d - De hoje em diante está tudo terminado entre eu e você.
e -  Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegar ele.

2) Da oração que segue, propõe-se que seja feita uma análise e, posteriormente, responda às questões que a ela se refere:
Marcos, o André saiu com sua irmã!
a – O uso do pronome possessivo implica em uma  duplicidade de sentido? Relate.
b – Reescreva-a eliminando esta ocorrência de modo a torná-la clara e objetiva.

3) Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias:
a. Dedico ________ um carinho especial. (a eles)
b. Enganaram _______ com certa facilidade. (ele)
c. Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas)
d. Os deveres, fiz _________ com atenção. (eles)
e. Se precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f. Mandei _______ flores. (a você)
g. A professora fez _________ devolver a caneta. (ela)

4)  Coloque o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação correta:
01. pronome pessoal         02. pronome demonstrativo      03. pronome possessivo
04. pronome indefinido      05. pronome interrogativo         06. pronome de tratamento
a) A sua (   ) memória é ótima!
b) Pensou que eu (   ) não estivesse em pleno gozo de minhas (   ) faculdades mentais.
c) Nada (   ) em teu ( ) organismo funciona direito.
d) Está sempre doente e este (   ) remédio não (   ) cura.
e) Quem (   ) deu tal (   ) recado para ele (   )?
f) Para aquela (   ) mulher adoentada qualquer (   ) conforto é suficiente.
g) Quantos (   ) vivem aqui? Isto (   ) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria (   ) não merece consideração.

5) Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes “eu” ou “mim”:
a. Entregou o presente para ________
b. Esta fruta é para ______ comer?
c. Você nada poderá fazer por _______, infelizmente.
d. De ________ depende seu trabalho.
e. Isto é para _______ fazer amanhã cedo.

GABARITO

1)          
a – Encontrei-a passeando no shopping.
b – Deixe-me sossegada, pois preciso descansar.
c – Desejas ir conosco?
d - De hoje em diante está tudo terminado entre nós.
e - Entreguei o livro hoje, portanto poderás pegá-lo.
2)
a - Sim, o uso dos pronomes possessivos quando utilizado de forma inadequada incide de forma negativa na clareza do discurso, muitas vezes demarcado pela ambiguidade (duplo sentido). No caso em questão, o uso do pronome “sua” remete ao seguinte questionamento: trata-se da irmã de Marcos ou de André?

b -  Marcos, o André saiu com a irmã dele.
3)
a) dedico-lhes
b) enganaram-no
c) dizer-lhes
d) fi-los
e) buscá-lo
f) mandei-lhe
g) fê-la
4)
a) 3
b) 1, 3
c) 4, 3
d) 2, 1
e) 5, 4, 1
f) 2, 4
g) 5, 2
h) 6
5)
a) mim
b) eu
c) mim
d) mim
e) eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário