segunda-feira, 23 de novembro de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

ASPECTOS DA POPULAÇÃO EUROPEIA

- A população da Europa está estimada em 750 milhões de habitantes, número elevado se considerar que a extensão territorial é relativamente limitada.

- O território europeu é bastante povoado. Com uma densidade demográfica de 72 hab./km².

- A população europeia é formada por diversos grupos étnicos, com destaque para: anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos. A maioria da população é constituída por brancos

- Quanto a religião, o cristianismo é a de maior destaque. Existe o catolicismo romano, especialmente na Espanha, Portugal, França e Itália; protestantismo em países como Alemanha, Noruega e Suécia; e o cristianismo ortodoxo, na Grécia e Rússia.

- A população está irregularmente distribuída pelo território. Existem áreas intensamente povoadas com densidade demográfica acima dos 300 hab/km², enquanto que em outras há verdadeiros vazios demográficos, com densidade inferior a 1 hab/km².

- As regiões mais povoadas estão na Europa centro-ocidental, com áreas que abrigam a maioria dos parques industriais e demais atividades produtivas, com destaque para Itália, Países Baixos, França, Reino Unido e Alemanha.

- Os vazios demográficos estão no norte da Europa, devido ao rigoroso clima.

- O país mais populoso é a Rússia, com cerca de 144 milhões de habitantes, seguido por Alemanha, com 82 milhões; França, com 59 milhões; Reino Unido, 59 milhões; Itália, 57 milhões; Ucrânia, 49 milhões; e Espanha, 39 milhões de habitantes.

- A Europa  apresenta a população mais envelhecida, devido a apresentar a menor taxa de crescimento populacional entre os continentes, com apenas 0,06% ao ano.

- Também possui a menor taxa de fecundidade, que é de 1,6 filhos por mulher, e a mais elevada taxa de idade média da população, que é de 42 anos.

- As Migrações possuem um papel importante para o reequilíbrio populacional, garantindo população em idade ativa para o mercado de trabalho.

 - De 1995-1998,  a Europa recebeu em torno de 600 mil imigrantes por ano. Essas migrações  despertaram hostilidade em vários países, muitos desses movimentos foram influenciados por partidos ultranacionalistas, com propostas e intenções claramente xenofóbicas.

- As três classes linguísticas faladas na Europa – germânica (norte e centro), românica (no sul) e eslava (no leste) provêm dos indo-europeus, conjunto de povos que invadiram a Europa há aproximadamente quatro mil anos. O grego e o albanês também têm a mesma origem. Da mesma família também são o letão e o lituano, no Báltico, e as línguas celtas, na costa atlântica. Para além dessas ramificações, encontram-se as línguas uralianas, as caucásias e o basco. Em diferentes países europeus, várias línguas locais se tornaram o principal veículo de reivindicações nacionalistas.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/aspectos-populacao-europa.htm

https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-europa/

 ATIVIDADES:

1- Crie um MAPA MENTAL caracterizando os principais aspectos da população europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário