segunda-feira, 30 de novembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

 DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

ORAÇÃO SEM NOME

O autor desse poema, quem o sabe? Foi encontrado em pleno campo de batalha, no bolso de um soldado americano desconhecido; do rapaz estraçalhado por uma granada, restava apenas intacta esta folha de papel.

Escuta, Deus: jamais falei contigo.

Hoje quero saudar-te. Bom dia! Como vais?

Sabes? Disseram-me que tu não existes, e eu, tolo, acreditei que era verdade.

Nunca havia reparado a tua obra.

Ontem à noite, da trincheira rasgada por granadas, vi teu céu estrelado e compreendi então que me enganaram.

Não sei se apertarás a minha mão.

Vou te explicar e hás de compreender.

É engraçado: neste inferno hediondo achei a luz para enxergar o teu rosto.

Dito isto, já não tenho muita coisa a te contar: só que… que… tenho muito prazer em conhecer-te.

Faremos um ataque à meia-noite.

Não sinto medo.

Deus, sei que tu velas…

Há! É o clarim! Bom Deus, devo ir embora.

Gostei de ti… vou ter saudade… Quero dizer: será cruenta a luta, bem o sabes, e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta!

Muito amigos não fomos, é verdade.

Mas… sim, estou chorando!

Vês, Deus, penso que já não sou tão mau.

Bem, Deus, tenho de ir.

Sorte é coisa bem rara.

Juro, porém: já não receio a morte.

(Rose Marie Muraro e Frei Raimundo Cintra, As mais belas orações de todos os tempos)

 

1. O tratamento com que o jovem soldado se dirigiu a Deus foi um tratamento:

a) familiar.

b) irreverente

c) reverencial

d) cerimonioso

 

2. Antes da guerra, para o jovem, Deus simplesmente:

a) estava afastado

b) não era considerado um amigo

c) não existia.

d) não atendia às suas orações

 

3. A frase que está de acordo com a questão anterior é:

a) “Escuta, Deus”

b) “Disseram-me que tu não existes… e eu, tolo, acreditei”.

c) “Muito amigos não fomos”

d) “…vi teu céu estrelado”

 

4. A descoberta de Deus pelo soldado americano veio através:

a) da luta cruenta

b) do soar do clarim

c) da trincheira rasgada por granadas

d) do céu estrelado.

 

5. O pressentimento da morte aparece numa das expressões do soldado. Que expressão mostra essa possibilidade?

a) “Muito amigos não fomos, é verdade”

b) “…e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta”.

c) “Bem, Deus, tenho de ir”

d) “…será cruenta a luta”

 

6. “Não sinto medo”. Essa frase pode ser resumida em apenas uma palavra:

a) coragem.

b) otimismo

c) ilusão

d) temor

 

7. A expressão que melhor traduz o ambiente de guerra é:

a) “Achei a luz…”

b) “…será cruenta a luta”

c) “… inferno hediondo”.

d) “Deus, sei que tu velas…”

 

8. O encontro com Deus despertou no jovem soldado uma visão de seu mundo interior. Dessa visão, ele concluiu que:

a) “Sorte é coisa bem rara”

b) “… tenho muito prazer em conhecer-te”

c) “Muito amigos não fomos, é verdade”

d) “… já não sou tão mau”.

 

9. A frase que revela a comoção e o arrependimento do jovem é:

a) “Bom dia!”.

b) “Gostei de ti…”.

c) “Mas… sim, estou chorando!”

d) “…vou ter saudade”.

 

10. A alternativa INCORRETA a respeito do texto é:

a) O soldado anônimo, em sua análise existencial, confronta conceitos que antes julgava estarem certos.

b) Por se tratar de um texto poético, há o emprego da linguagem conotativa, como no uso da expressão “inferno hediondo”, para se referir ao cenário da guerra.

c) A palavra oração, presente no título, justifica-se devido ao diálogo proposto pelo jovem com Deus.

d) Caso fosse suprimida a introdução precedente ao poema, a interpretação não seria prejudicada, uma vez que inexistem informações importantes no trecho

 

11. Assinala a alternativa correta sobre as palavras do texto:

a) Se retirarmos o acento de apertarás, originar-se-á uma nova palavra

b) A palavra ataque é proparoxítona.

c) Compreender recebia acento, mas isso mudou com a Reforma Ortográfica.

d) As únicas monossílabas do texto são: só, já, hás.

 

12. Em qual dos itens abaixo a acentuação gráfica NÃO está devidamente justificada?

a) será: vocábulo oxítono terminado em A

b) porém: vocábulo oxítono terminado em EM

c) há: vocábulo oxítono terminado em A.

d) céu: vocábulo com ditongo aberto

 

13. Assinala a palavra com ditongo aberto que NÃO recebe mais acento:

a) trofeu

b) colmeia.

c) papeis

d) ceu

 

14. Marca a alternativa que preenche as lacunas da frase: Os ______ de ______ exercem as atividades ______.

a) microempresários, Ijuí, tranquilamente.

b) micro-empresários, Ijuí, tranquilamente

c) micro-empresários, Ijui, tranqüilamente

d) microempresários, Ijuí, tranqüilamente

 

15. Por serem proparoxítonos, deveriam estar acentuados todos os vocábulos da opção:

a) rubrica, versiculo, hospede

b) arcaico, camera, avaro

c) leucocito, alcoolatra.

 

RESPOSTAS:
1. A
2. C
3. B
4. D
5. B
6. A
7. C
8. D
9. C
10. D
11. A
12. C
13. B
14. A
15. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário