domingo, 6 de dezembro de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA 

CIDADES

- Cidade é uma área densamente povoada  e nela existem zonas comerciais, industriais e  residenciais.

-  O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). 

- Cidades são sedes de municípios. Elas existem em todos os países e cada  cidade tem sua história, arquitetura, cultura, religião entre outros.

- As cidades foram construídas pelo trabalho físico e mental do homem, ou seja, ela é uma construção social que ocupa o espaço geográfico, o qual foi  transformado de forma significativa pelo homem.

- Conforme a origem, história, importância política e econômica, as cidades são classificadas de maneira diferente. 

 

De acordo  com a origem, classificamos as cidades em:

- CIDADES NATURAIS: surgiram e se desenvolveram sem planejamento prévio, ou seja, naturalmente. Nelas, geralmente, as ruas são estreitas,  o que dificulta a mobilidade e o fluxo de pessoas e veículos, além de outros problemas. Como exemplo, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

- CIDADES PLANEJADAS: surgiram a partir de um projeto ou plano diretor, o qual foi discutido e analisado. Nele existe a preocupação com a configuração da cidade, como por exemplo, a  largura das ruas, o espaço para o comércio, para as residências, para as indústrias e outras funções. Como exemplo de cidades planejadas no Brasil temos Teresina (fundada em 1851), Aracaju (1858), Belo Horizonte (1898), Goiânia (1937), Brasília (1960)  e Palmas (1990).

 

As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

- CIDADES INDUSTRIAIS: possuem um grande número de indústrias, sendo essa a principal atividade econômica. Por exemplo, a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

- CIDADE COMERCIAL:  a principal atividade econômica são as transações comerciais e a prestação de serviços. Por exemplo, podemos citar Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

- CIDADES PORTUÁRIAS:  as atividades econômicas estão ligadas  à exportação e importação em portos. Por exemplo, temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

 - CIDADES TURÍSTICAS:  tem como principal atividade econômica a indústria do turismo. Por exemplo, as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

 - CIDADES RELIGIOSAS:  se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Aparecida (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

 - CIDADES HISTÓRICAS: possuem um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar. Por exemplo, Sabará e Petrópolis (Brasil), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra).

 

FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário