terça-feira, 27 de abril de 2021

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. INGRID

Doenças cardiovasculares

Conheça algumas das doenças cardiovasculares mais comuns

Pressão alta (hipertensão)  caracteriza pelo elevado nível da pressão arterial.Se o resultado do exame for igual ou superior a 140/90 mmHg (ou 14 por 9), é constatado um elevado nível de pressão arterial. Esse valor faz com que haja esforço excessivo do coração. Se o sistema cardíaco for sobrecarregado pelo problema, o risco do paciente sofrer um acidente vascular cerebral, infarto, ou aneurisma aumenta.

Atividades físicas e controle do estresse contribuem para abrandar os sintomas da hipertensão.

Ataque cardíaco (infarto). O infarto, que se caracteriza pelo bloqueio do fluxo sanguíneo. Sintomas que devem ser levados em consideração o quanto antes. Dor no peito, desconforto irradiado para braços e costas, formigamento nos membros superiores, falta de ar, sudorese, palidez e tontura podem ser indícios de um ataque cardíaco.

Em alguns casos, o paciente é submetido a um cateterismo cardíaco para acabar com a obstrução do vaso. Em situações mais extremas, indica-se a angioplastia para que a placa de gordura que impede o fluxo seja expelida. 

Se houver muitos vasos comprometendo a passagem do sangue, o paciente deve passar por uma cirurgia de revascularização.

Angina. É um desconforto no peito, causado por redução do fluxo sanguíneo. Além da dor no peito, o paciente poderá manifestar dores no pescoço, axilas e membros superiores, além de fadiga e falta de ar.

O tratamento pode ser feito com base de medicamentos. Em alguns casos a cirurgia é requisitada, sendo a ponte de safena e a revascularização coronariana híbrida as mais comuns.

Miocardite. Essa cardiopatia se caracteriza pela inflamação do coração, decorrente de alguma infecção do organismo. Dentre os sintomas mais comuns destacam-se a dor no peito, falta de ar e tonturas. 

Doença Cardíaca Coronariana: Ocorre devido a problemas em vasos que irrigam o coração. Inclui o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a doença aterosclerótica (placa de gordura nas artérias.

Acidente Vascular Cerebral: O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC, é a  interrupção do suprimento sanguíneo de alguma área do cérebro e pode ocorrer de duas formas: a isquêmica, quando um trombo ou placa de gordura ocluem um vaso, ou a hemorrágica, quando o vaso se rompe e deixa de irrigar a área correspondente.

Aterosclerose: doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Conduzem a uma progressiva diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total do mesmo.  A aterosclerose, em geral, é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigénio.

A maioria das DCV podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida. 

A cessação do tabagismo, a redução do uso de sal na dieta, o consumo de frutas e vegetais, a prática regular de atividade física e o uso consciente do álcool demonstraram grande redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Além desses, o tratamento da diabetes, da pressão alta (hipertensão) e da dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos) também são necessários na prevenção de infartos e de AVCs.


 Exercícios:

1) São fatores de risco cardiovasculares exceto:
A) fumo.
B) colesterol auto.
C) sedentarismo.
D) alimentação saudável.
x

2) Considere as seguintes doenças que afetam o sistema cardiovascular: aneurisma, arteriosclerose, angina, infarto. Aquela que caracteriza pelo estreitamento e endurecimento de uma artéria devido ao acúmulo de placa de gordura em sua parede interna é:
A) aneurisma.
B) arteriosclerose.
x
C) angina.
D) infarto.

 

3) Dentre os fatores a seguir, assinale aqueles que predispõem o organismo humano para a aterosclerose, podendo contribuir para o funcionamento anormal do coração.
A) Hipertensão e estresse.x
B) Consumo exagerado de sal e prática regular de exercícios físicos.
C) Lazer e dieta pobre em gordura animal.
D) Idade (diminuição da aterosclerose com o aumento da idade)

E) obesidade.  

 

4) Processo dinâmico pelo qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco experimentam uma diminuição grave e prolongada no suprimento de oxigênio, devido ao fluxo sanguíneo insuficiente, ocorre necrose ou morte do tecido miocárdio. Esse distúrbio cardíaco é:

A) miocardite.

B) pericardite

C) angina do peito

D) infarto agudo do miocárdio.

5) Interrupção do suprimento de sangue numa região do cérebro:

A) AVC.

B) infarto

C) miocardite


D) hipertensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário