terça-feira, 6 de abril de 2021

HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. CRISTINA

GUERRA FRIA

- Luta ideológica entre o COMUNISMO, liderado pela URSS e o  CAPITALISMO, liderado pelos EUA. Os dois países  nunca se enfrentaram diretamente num conflito bélico durante este período.

- O fim da Guerra Fria se dá  com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da URSS, em 1991. 

INÍCIO DA GUERRA FRIA (1947)

- Em 1947, para combater o comunismo e a influência soviética, o presidente americano Harry Truman discursa no Congresso americano afirmando que os EUA apoiariam as nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação externa.

- No mesmo ano, George Marshall, lançou o Plano Marshall, que propunha a ajuda econômica aos países da Europa Ocidental.

- A URSS criou o Kominform, encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus. Sua tarefa era afastar  a influência norte-americana sobre os países  do leste europeu.

- Surge o termo CORTINA DE FERRO  para mostrar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental,  com influência político econômica distintas.

- Em  1949, surge  o Comecon, uma espécie de Plano Marshall para os países socialistas.

 

EXPANSÃO DA GUERRA FRIA

- A parte oriental da Europa foi ocupada pelos soviéticos e  tornou-se área de influência da URSS.

- Os partidos comunistas locais, apoiados pela URSS, passaram a exercer o poder nesses países. Surgem as chamadas democracias populares na Albânia, Romênia, Bulgária, Hungria, Polônia e Checoslováquia.  Somente a Iugoslávia estabeleceu um regime socialista independente da União Soviética.

- A parte ocidental, ocupada principalmente por tropas inglesas e norte-americanas, ficou sob a influência dos EUA. Nessa área, consolidaram-se democracias liberais, com exceção das ditaduras na Espanha e em Portugal.

- A URSS e os EUA buscavam ampliar suas áreas de influência no mundo, intervindo direta ou indiretamente nos assuntos internos destes países.

 

OTAN E O PACTO DE VARSÓVIA

- Em 1949 formou-se  duas alianças político-militares:  Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia.

- A OTAN era composta inicialmente por EUA, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde juntaram-se Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à URSS.

- Em 1955 a URSS criou o Pacto de Varsóvia, para impedir o avanço capitalista na sua área de influência. No ano de sua fundação faziam parte URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia.

- Tanto a OTAN quanto o Pacto de Varsóvia tinham em comum o compromisso de mútua proteção entre seus membros, pois entendiam que a agressão a um deles atingiria a todos.

OBS.: O Pacto de Varsóvia desapareceu entre 1990 e 1991 devido ao fim dos regimes socialistas do Leste europeu. A OTAN perdeu o significado que lhe deu origem.

DISPUTAS NA GUERRA FRIA


- No início dos anos 60, a construção do Muro de Berlim, em 1961 e a Crise dos Mísseis, em 1962, provocaram o aumento das tensões internacionais. O muro dividiu a cidade de Berlim entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental. O objetivo era impedir a saída de profissionais e trabalhadores qualificados que deixavam a socialista Alemanha Oriental em busca de melhores condições de vida na capitalista Alemanha Ocidental.

 

CRISE DOS MÍSSEIS (1962)

- Teve início na pretensão soviética de instalar bases e lançamento de mísseis em Cuba. Se isto se concretizasse, seria uma ameaça constante para os EUA.

- A reação americana foi imediata, através de um bloqueio naval sobre Cuba, o único país da América que havia adotado o regime socialista.  As negociações foram tensas, mas os soviéticos desistiram de colocar os mísseis em Cuba. Em troca, os EUA fez o mesmo nas suas bases na Turquia, seis meses depois.

 

CORRIDA ESPACIAL

- Ocorreu a disputa entre a  URSS e os EUA para saber quem dominaria a órbita terrestre e o espaço. Os soviéticos saíram na frente, em 1957, com os satélites Sputnik. Os americanos fizeram o primeiro homem caminhar em solo lunar, em 1969.

- A corrida espacial envolvia o desenvolvimento de armas de longo alcance, como mísseis intercontinentais e escudos espaciais.

 

O FIM DA GUERRA FRIA (1991)

- Dois fatores ocasionam o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da URSS, em 1991.

- O conflito ideológico só foi terminado graças às negociações entre Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchov nos anos 80.

- A queda do Muro de Berlim simbolizou o fim dos regimes socialistas no Leste europeu. Após sua derrubada, os regimes socialistas foram caindo um a um, e em outubro de 1990, a Alemanha foi unificada.

- Em 1991 ocorreu a desintegração da URSS e inaugurou um novo período na história mundial, dando início ao processo de implantação do capitalismo em todos os países do globo.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/guerra-fria

Nenhum comentário:

Postar um comentário