quarta-feira, 5 de junho de 2019

FUNÇÕES QUÍMICAS (ENSINO MÉDIO)

Na natureza existe uma grande variedade de substâncias, naturais, que compõem os organismos vivos, e as artificiais, que são produzidas em laboratório. Todas substâncias podem ser classificadas de acordo com suas características e comportamento químico. Essa classificação é denominada função química. Existem 4 funções químicas: ácido, base, óxido e sal.

ÁCIDOS: “Frutos cítricos”- laranja, limão: ácido cítrico. Vinagre: acido acético. Apresentam uma característica em comum o sabor azedo.
Em laboratório, um ácido é identificado usando substâncias específicas os indicadores,cuja coloração  é alterada na presença de ácidos. A denominação mais apropriada é indicadores ácido-base, eles também servem para indicar bases. Um dos indicadores bastante usados é papel de tornassol (nas cores azul e vermelho). Em meio ácido o papel de tornassol azul adquire coloração vermelha, já o vermelho não muda de cor.
Outra propriedade dos ácidos é originar íons quando em solução aquosa, sendo um desses íons o cátion H+.são compostos moleculares (covalentes). Permitem a condução da corrente elétrica.
Hidrácidos: não tem oxigênio em sua molécula: HF (ácido fluorídrico), H2S (ácido sulfídrico), HBr (ácido bromídrico).
Oxiácidos: possuem oxigênio em sua molécula. H3PO4 (ácido fosfórico), HNO3 (ácido nítrico), HBrO3 (ácido bromico), HNO2 (ácido nitroso) HBrO2 (ácido bromoso),... 
Aplicações: Ácido clorídrico HCl comercialmente o nome  ácido muriático – limpeza de pisos superfícies metálicas antes da soldagem. Presente no suco gástrico.
Ácido sulfúrico: H2SOusado para fazer gravações em vidros, deve ser armazenado em frascos  plásticos. Baterias de automóveis funcionam com um líquido que uma solução aquosa de acido sulfúrico.
Ácido nítrico HNO3 usado na fabricação de explosivos , como trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite) e na indústria de fertilizantes agrícolas, como matéria-prima para a fabricação  de nitratos de amônio e de cálcio.
Ácido cianídrico HCN, usado na indústria, como a de plástico, acrílico e corantes. Altamente letal (mortal) usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial nas câmeras de gás dos campos de concentração .
Ácido fosfórico H3POentra na fabricação de tinturas, na indústria de alimentos, de vidro e de fertilizantes agrícolas.

BASES: Os indicadores, o papel de tornassol vermelho adquire a coloração azul quando colocado em meio básico, o tornassol azul permanece azul.
Bases são substâncias formadas pelo ânion OH-, chamado hidróxido ou hidroxila e um cátion. Por isso as bases são também chamadas de hidróxidos. Em solução aquosa, seus íons se separam num processo chamado dissociação iônica. São substâncias iônicas. Permitem a condução da corrente elétrica quando dissolvidos em água.
KOH ( hidróxido de potássio), NaOH ( hidróxido de sódio), AgOH ( hidróxido de prata, Al(OH)3 hidróxido de alumínio, Fe(OH)2 (hidróxido de ferroII), Fe(OH)3 (hidróxido de ferro III).
Aplicações:  NaOH  conhecido como soda caustica, o hidróxido de sódio é utilizado na fabricação de sabão, detergentes, produtos para desentupir pias e ralos, na fabricação de celofane e na fibra do náilon, no processo de extração da celulose na indústria do papel.
Hidróxido de magnésio Mg(OH)2 “leite de magnésia” pode ser utilizada como laxante e antiácido.
Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 “cal hidratada”usada na construção civil, na preparação da argamassa (cal + areia + cimento) e caiação (pintura a cal). As indústrias açucareiras utilizam essa substância para a purificação do açúcar comum.
Hidróxido de amônio NH4OH comercializado como amoníaco, usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos e na indústria têxtil.
SAIS: Podem ser obtidos em laboratório pela reação de um ácido com uma base. HCl + NaOH          NaCl + H2O .
Um sal pode ser definido como um composto iônico formado por um cátion diferente H+ e pelo menos por um ânion diferente de OH-. Sabemos que uma substância é um sal se nela houver um ligação iônica  (entre um metal  e um não metal) com um cátion diferente  de H+ e um ânion diferente de OH-.  Permitem a condução de corrente elétrica em solução aquosa.
Na Cl ( cloreto de sódio); CsBr ( brometo de césio); CaF2 ( fluoreto de cálcio); AgNO(nitrato de prata).
Aplicações: NaCl “cloreto de sódio” utilizado no preparo de alimentos, é um dos componentes do soro caseiro usado na desidratação. No sal além do cloreto de sódio, acrescenta-se um pequena quantidade de iodeto de sódio (NaI) e iodeto de potássio (KI) para evitar o bócio ou papo (crescimento exagerado da glândula tireoide) e é decorrente da alimentação deficiente de iodo.
Fluoreto de sódio (NaF) sal usado como produto  anticárie na confecção de pasta de dente.
Salitre do chile, o sal  nitrato de sódio (NaNO3) é um dos adubos nitrogenados mais utilizados na agricultura.
Bicarbonato de sódio (NaHCO3)  usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. Empregado como fermento na fabricação de bolo, pães uma vez que libera gás carbônico quando aquecido esse gás provoca o crescimento da massa, ainda é usado em extintores de incêndio de espuma.

ÓXIDOS: São abundantes na Terra. Podem ser encontrados naturalmente em todos os ambientes, nas rochas da crosta terrestre, na água dos rios dos mares, no ar atmosférico. São fontes de matéria-prima para muitas atividades humanas. Metais como o fero o alumínio são obtidos de minérios, como a hematita (minério constituído de Fe2O3, óxido de ferro III), bauxita (minério constituído de Al2O3 óxido de alumínio). No ar atmosférico ou dissolvidos em água o dióxido de carbono CO2 é fundamental para que ocorra a fotossíntese.
Óxidos podem ser definidos como compostos binários( dois elementos químicos), sendo um desses  elementos sempre o oxigênio.
Os óxidos ácidos podem reagir com a água formando ácidos. É o caso do dióxido de carbono e do trióxido de enxofre.
Os óxidos básicos podem reagir com a água formando bases. É o caso do óxido de magnésio d do óxido de cálcio.
K2O ( óxido de potássio); BaO (óxido de bário); CaO (óxido de cálcio).
Aplicações:
Obtido da decomposição do calcário( CaCO3)   o óxido de cálcio CaO (cal virgem), em aplicação na agricultura para diminuir a acidez do solo e também produção na construção civil.
Monóxido de nitrogênio (N2O) conhecido como gás hilariante(produz o riso). Inalado em pequena quantidade provoca euforia. Pode ser utilizado como anestésico.
Dióxido de enxofre (SO2) é usado na obtenção do ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios entre outras aplicações. É um dos principais poluentes do ar atmosférico.
Dióxido de carbono (CO2) utilizado para produzir gelo-seco, para fabricar bebidas espumantes e na refinação do açúcar comum. É fonte de carbono para a ocorrência da fotossíntese.
Fonte: Física e Química / ciências 9º ano Carlos Barros/ Wilson Paulino   SP. Ática 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário