quarta-feira, 5 de junho de 2019

SIMULADO DE LITERATURA:

01. Marque a alternativa que apresenta um equívoco com relação à arte literária:
(A) A Literatura permite-nos entrar em contato com nossa história para compreendermos melhor o presente, o passado e o futuro.
(B) A arte literária está relacionada à produção e à leitura de textos verbais escritos.
(C) Os textos ficcionais têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso acontece porque a Literatura nos permite sair do mundo real e chegar ao mundo da fantasia.
(D) Enquanto arte, a Literatura é capaz de registrar a realidade e fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus comportamentos.
(E) A literatura é uma forma de arte que provoca a reflexão por meio de construções simbólicas. O trabalho com as palavras pode ser realizado com sentido denotativo ou conotativo/figurado.

02.. – Marília de Dirceu, famosa obra arcádica brasileira, inspirada em Maria Dorotéia de Seixas Brandão, foi escrita por:
(A) Manuel Inácio da Silva Alvarenga.
(B) Inácio José de Alvarenga Peixoto.
(C) Tomás Antônio Gonzaga.
(D) José Basílio da Gama.
(E) Cláudio Manuel da Costa.

03. O gênero dramático, entre outros aspectos, apresenta como característica essencial:
(A) a presença de um narrador.
(B) a estrutura dialógica.
(C) o extravasamento lírico.
(D) a musicalidade.
(E) o descritivismo.

04. Os escritores desse movimento literário, ao contrário dos românticos, não se envolviam emocionalmente. Não existia mais aquele sentimentalismo do Romantismo. Estavam mais preocupados em representar a realidade da forma mais concreta e fiel possível. Por isso, suas narrativas eram bem detalhadas e seus personagens eram trabalhados psicologicamente (análise psicológica). A sociedade tinha que ser observada do modo mais real, concreto e objetivo possível (sem a interferência das emoções), analisando os valores da sociedade e criticando suas instituições e os comportamentos da época.
O trecho acima apresenta características do seguinte movimento literário:
(A) Parnasianismo
(B) Realismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo

05. Movimento literário caracterizado pela subjetividade, pela emoção, pelo sentimentalismo e pelo lirismo:
(A) Barroco
(B) Trovadorismo
(C) Quinhentismo
(D) Romantismo
(E) Naturalismo

06. Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de
(A) redondilha. 
(B) dístico. 
(C) escansão. 
(D) métrica. 
(E) quintilha.

07. “A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.”
Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que:
(A) os textos dessa época têm grande valor literário.
(B) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
(C) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
(D) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
(E) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

08. Em "A arte _______________ é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?
(A) clássica
(B) barroca
(C) romântica
(D) árcade
(E) parnasiana

09.A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
(A) tem grande valor informativo;
(B) marca nossa maturação clássica;
(C) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
(D) está a serviço do poder real;
(E) tem fortes doses nacionalistas.

10. Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que: 
(A) tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas. 
(B) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa. 
(C) nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro. 
(D) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor. 
(E) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.

11. O Naturalismo foi um movimento estético muito influenciado pelo pensamento cientificista da época. As teorias que interpretaram a realidade nesse tempo foram: 
(A) determinismo, positivismo, futurismo, surrealismo.
(B) determinismo, socialismo científico, expressionismo e futurismo.
(C) evolucionismo, positivismo, dadaísmo e surrealismo.
(D) determinismo, positivismo, evolucionismo e socialismo científico.
(E) evolucionismo, futurismo, socialismo científico e surrealismo.

12. A estética antirromântica iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o Realismo e aprofundou-se com o Naturalismo. Sobre esses movimentos, analise as proposições a seguir em verdadeiros ou falsos.

( ) As transformações econômicas, científicas e ideológicas possibilitaram a revolução industrial, na qual os valores burgueses e capitalistas suplantaram os valores românticos: a fantasia e o mito da natureza entram, assim, em crise.
( ) Surge, na literatura, o Realismo, movimento em que o artista é, ao mesmo tempo, um participante e um observador do mundo. Esse aspecto conduz à representatividade histórico-social e à análise psicológica dos personagens, examinados à luz do racionalismo e da contemporaneidade.
( ) Entre as características do Realismo brasileiro, estão a objetividade, a impessoalidade e o uso da linguagem regional.
( ) O Naturalismo é um prolongamento do Realismo, pois acrescenta uma visão cientificista da existência, a qual inclui o determinismo do meio ambiente, do instinto e da hereditariedade.
( ) O Realismo teve sua primeira manifestação importante com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e o Naturalismo, com "Dom Casmurro", do mesmo autor, ambos em 1881.
V- V- F – V - F

13. No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:
(A) Gregório de Matos
(B) Jerônimo Baía
(C) Bento Teixeira
(D) Bento Gonçalves
(E) Camões

14. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
(A) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
(B) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base na cultura greco-romana.
(C) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
(D) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
(E) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de muitas figuras de linguagem.

15. São características parnasianas:
(A) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
(B) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
(C) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
(D) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
(E) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.

16. O uso de pseudônimos tornou-se necessário em função do envolvimento político dos autores na luta pela libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa. O bucolismo e o pastoralismo também foram características deste período. O texto acima refere-se ao:
(A)Romantismo.
(B) Barroco.
(C) Modernismo.
(D) Arcadismo.
(E) Realismo.

Uma nova estrada para o turismo de natureza
“ Existe um paraíso escondido no interior do país com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060. A nova rota é conhecida como Estrada Turística e fica próxima da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, no Mato Grosso. O desafio dessa região é similar ao de muitas áreas naturais do Brasil: implementar o turismo de natureza para gerar desenvolvimento sócioeconômico e o empoderamento das comunidades locais. Seria possível trilhar esse sonho em uma região tão distante dos grandes centros urbanos?
O Brasil tem em seu território alguns dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo.  O Pantanal, com seus 250 mil quilômetros quadrados de extensão, é um desses exemplos.  Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o líder em um ranking  de 140 países em belezas naturais. (...)”.
Revista Época. Acesso no dia 11/09/14. Disponível em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/09/uma-nova-estrada-bpara-o-turismo-de-naturezab.html
17. A notícia veiculada em uma revista de grande circulação apresenta fatos relacionados com o turismo ecológico. Nessa situação específica de comunicação, a função referencial da linguagem predomina porque o autor do texto prioriza:
(A) as suas opiniões baseadas em fatos.   
(B) os aspectos objetivos e precisos.   
(C) os elementos de persuasão do leitor.   
(D) os elementos estéticos na construção do texto.   
(E) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.

18. Sobre a conotação e a denotação, podemos afirmar, exceto:
(A) A conotação é utilizada principalmente na linguagem poética e na literatura, mas pode ser encontrada em gêneros textuais do cotidiano, como letras de músicas, anúncios publicitários, entre outros.
(B) Uma palavra ou expressão é usada no sentido denotativo para representar diferentes significados dependendo do contexto da enunciação.
(C) Os textos não literários devem preferir a denotação, pois essa tem como finalidade informar o receptor da mensagem de maneira clara e objetiva, livre de ambiguidades e metáforas.
(D) A conotação e a denotação são as variações de significado que ocorrem no signo linguístico, que, por sua vez, é composto de um significante (letras e sons) e um significado (conceito, ideia).
(E) nenhuma das alternativas a cima

19. Sobre a poesia, é correto afirmar:
(A) A poesia é um gênero literário com características bem definidas, portanto, é facilmente possível identificá-la na literatura.
(B) A poesia é exclusividade da literatura e não pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a pintura ou a música.
(C) A poesia apresenta forma fixa e não admite variações em sua estrutura. Os moldes clássicos obedecem aos princípios hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e agradável.
(D) A poesia pode ser encontrada em diversas manifestações artísticas, como na música, na literatura, na fotografia e até mesmo em situações corriqueiras de nosso cotidiano.
(E) nenhuma das alternativas a cima

20. Sobre as diferenças entre a poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas:
I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma quantidade de versos e estrofes.
II. A poesia pode estar presente em paisagens e objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.
III. Não existem diferenças entre a poesia e o poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.
IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos.
(A) II e IV.
(B) Todas estão corretas.
(C) I e III.
(D) I e IV.
(E) III e IV.

21. A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-se dizer que:
(A) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
(B) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
(C) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
(D) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
(E) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

22. "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
(A) barrocos.
(B) arcádicos.
(C) românticos.
(D) simbolistas.
(E) parnasianos.

23. São todas características do Pré-Modernismo, exceto:
(A) É considerada literatura pré-modernista tudo o que, nas primeiras décadas do século XX, problematiza a realidade social e cultural do Brasil.
(B) A busca por uma linguagem mais simples e coloquial é uma das preocupações dos escritores pré-modernistas, especialmente do escritor Lima Barreto, um de seus principais representantes.
(C) O período pré-modernista foi marcado pela convivência entre várias tendências artísticas, ocasionando uma espécie de sincretismo cultural.
(D) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
(E) nenhuma das alternativas a cima

24. Dos tipos textuais abaixo, qual NÃO pode ser classificado como prosa?
(A) Crônica
(B) Conto
(C) Romance
(D) Verso.
(E) Notícia

Poetas Velhos [Paulo Leminski]
Bom dia, poetas velhos.
Me deixem na boca
o gosto dos versos
mais fortes que não farei.

Dia vai vir que os saiba
tão bem que vos cite
como quem tê-los
um tanto feito também,
acredite.

25. Assinale a alternativa correta:
(A) o poema tem dois versos e nove estrofes
(B) este texto é um soneto
(C) o poema tem duas estrofes e nove versos
(D) O poema está errado, pois ele usa pontuação e nesse tipo de texto não há uso deste recurso.
(E) nenhuma das alternativas a cima

26.
“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que vive de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelado e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
A presente estrofe reflete a temática predominante no período:
(A) romântico
(B) parnasiano
(C) arcádico
(D) simbolista
(E) modernista

27. Publicados quase simultaneamente, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "O Mulato", ambos os romances praticamente inauguram dois movimentos literários no Brasil. Num deles predomina a profundidade da análise psicológica e, no outro, a preocupação com as leis da hereditariedade e a influência do ambiente sobre o homem.
Esses movimentos foram:
(A) O Modernismo e o Pós-modernismo.
(B) O Futurismo e o Surrealismo.
(C) O Barroco e o Trovadorismo.
(D) O Romantismo e o Ultrarromantismo.
(E) O Realismo e o Naturalismo

28.“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
O mesmo texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade presente nesta estrofe é:
(A) o bucolismo;
(B) o misticismo;
(C) o nacionalismo;
(D) o regionalismo;
(E) o indianismo.

29. A escola realista, que contou com nomes como Machado de Assis, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, teve como principais características:
(A) retorno aos ideais românticos defendidos pela literatura indianista de José de Alencar;
(B) preocupação com a métrica e com a metalinguagem na arte literária;
(C) retratar a sociedade e suas mazelas, em uma linguagem irônica e impiedosa sobre o homem e suas máscaras sociais
(D) confronto direto com o ideário religioso, estabelecendo um paradoxo com a literatura barroca.
(E) defesa da cultura popular brasileira, resgatando símbolos e arquétipos do folclore nacional.

30. “(...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. (...)”.
De acordo com a leitura da célebre frase que integra o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se à tendência:
(A) Modernista.
(B) Naturalista.
(C) Árcade.
(D) Positivista.
(E) Realista

31.O soneto é uma das formas poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais e expressa, quase sempre, conteúdo:
(A) dramático.
(B) satírico. 
(C) lírico.
(D) épico.
(E) cronístico.

GABARITO

01
B
02
C
03
B
04
B
05
D
06
C
07
E
08
B
09
C
10
E
11
D
12
V-V-F-V-F
13
C
14
B
15
A
16
D
17
B
18
B
19
D
20
A
21
C
22
C
23
D
24
D
25
C
26
C
27
E
28
A
29
C
30
E
31
C



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