segunda-feira, 15 de junho de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO FUNDAMENTAL

PROF. CRISTINA
ECONOMIA DA OCEANIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- Austrália e Nova Zelândia representam mais de 90% do continente e são os únicos países desenvolvidos do território. Apresentam as maiores extensões territoriais e o maior número de habitantes, favorecendo  a produção de riquezas, se compararmos com as outras ilhas.
- Com exceção de Austrália e Nova Zelândia, o restante das ilhas tem sua atividade econômica baseada no turismo, em função das belezas naturais. Essas ilhas dependem da importação de alimentos, visto que as terras para o plantio agrícola são poucas. As pequenas áreas de plantio são para a subsistência e vivem também da pesca. Quando exportam, são produtos primários, como o cacau, o coco e a banana.
- Já, Austrália e a Nova Zelândia são grandes produtores de alimentos, seu setor agropecuário é desenvolvido e ligado ao parque industrial.

- DESTAQUES DA AUSTRÁLIA: o cultivo de tabaco, vinho e trigo,  reservas de gás natural, carvão, urânio, minério de ferro, ouro, cobre e outros. Também é um dos países que mais recebe investimento do exterior. Possui setor terciário  forte, representando quase 70% da produção local de riquezas. Exporta para a Ásia, principalmente para a China.

- DESTAQUES DA NOVA ZELÂNDIA: no setor agropecuário, a produção de lã, carne bovina, ovina e suína, produção de laticínios e mel. Produtos que  são exportados. Também destacam-se a produção de petróleo,  gás natural e  carvão mineral.
- Na Oceania existe o Bloco Econômico  APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), que integra Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e alguns países da Ásia (China e Japão) e da América (EUA).

POPULAÇÃO OCEANIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- Apresentando em torno de 36 milhões de habitantes, a população  é a segunda menor entre os continentes, possuindo 0,5% da população mundial. É um continente pouco populoso e pouco povoado.
- O crescimento demográfico é de 1,3% ao ano e em torno de 70% vive em áreas urbanas.
- Na Austrália e Nova Zelândia predomina os descendentes de europeus, principalmente britânicos. Os nativos (aborígenes australianos e os maoris neozelandeses) foram quase que extintos. Em outros países da Oceania, existe um grande número de nativos.
- A Densidade Demográfica (divisão da população total pela área), é em torno de  4,3 habitantes por quilômetro quadrado, sendo assim um continente pouco povoado.
-  A Austrália possui mais de 60% da população do continente, em torno de 25 milhões de habitantes.
- Existem diferenças gritantes com relação ao desenvolvimento socioeconômico. Austrália e Nova Zelândia possuem um elevado padrão, com elevados índices de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja,  esses países destacam-se no cenário mundial. Em contrapartida, existem na região países com médio ou baixo IDH.

FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/economia-oceania.htm
              https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/populacao-oceania.htm

ATIVIDADES DE PESQUISA:
1) A respeito da ocupação europeia na Austrália, leia o trecho do aborígene Edward Wilkes, sobre a atual situação de seu povo nativo. “Nosso povo foi retirado do lugar onde morava e ainda há indiferença e intolerância com o povo nativo, o que sabemos que é racismo. (...) Grande parte da juventude aborígene recorre ao álcool e às drogas para escapar das pressões ocidentais de viver em um mundo capitalista. Isso está atingindo também os mais velhos. (...).”
De acordo com o relato de E.Wilkes, como foi a ocupação dessa região?

A ocupação do território pelo europeu foi de forma violenta. Os europeus buscavam riquezas e submeter o nativo a sua vontade. Não respeitavam a cultura do aborígene, considerando-o inferior. Com a chegada dos colonizadores ingleses, deu-se início ao massacre dessa comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário