segunda-feira, 15 de junho de 2020

GEOGRAFIA - ENSINO MÉDIO

PROF. CRISTINA
CIDADES
- Cidade é uma área densamente povoada  e nela existem zonas comerciais, industriais e  residenciais.
-  O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) opõe-se ao de campo (zona rural). 
- Cidades são sedes de municípios. Elas existem em todos os países e cada  cidade tem sua história, arquitetura, cultura, religião,  entre outros.
- As cidades foram construídas pelo trabalho físico e mental do homem, ou seja, ela é uma construção social que ocupa o espaço geográfico, o qual foi  transformado de forma significativa pelo homem.
- Devido as diferentes origens, história, importância política e econômica, as cidades são classificadas de maneira diferente. Por exemplo, conforme a origem, classificamos as cidades em:

- CIDADES NATURAIS: surgiram e se desenvolveram sem planejamento prévio, ou seja, naturalmente. Nelas, geralmente, as ruas são estreitas,  o que dificulta a mobilidade e o fluxo de pessoas e veículos, além de outros problemas. Como exemplo, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

- CIDADES PLANEJADAS: surgiram a partir de um projeto ou plano diretor, o qual foi discutido e analisado. Nele existe a preocupação com a configuração da cidade, como por exemplo, a  largura das ruas, o espaço para o comércio, para as residências, para as indústrias e outras funções. Como exemplo de cidades planejadas no Brasil temos Teresina (fundada em 1851), Aracaju (1858), Belo Horizonte (1898), Goiânia (1937), Brasília (1960)  e Palmas (1990).

- As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

- CIDADES INDUSTRIAIS: possuem um grande número de indústrias, sendo essa a principal atividade econômica. Por exemplo, a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

- CIDADE COMERCIAL:  a principal atividade econômica são as transações comerciais e a prestação de serviços. Por exemplo, podemos citar Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

- CIDADES PORTUÁRIAS:  as atividades econômicas estão ligadas  à exportação e importação em portos. Por exemplo, temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

- CIDADES TURÍSTICAS:  tem como principal atividade econômica a indústria do turismo. Por exemplo, as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

- CIDADES RELIGIOSAS:  se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Aparecida (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

- CIDADES HISTÓRICAS: possuem um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar. Por exemplo, Sabará e Petrópolis (Brasil), Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra).

PRINCIPAIS CONCEITOS:

- METRÓPOLE: define uma cidade grande em dimensões territoriais e populacionais e com relevante influência econômica, jurídica, administrativa, cultural e política dos centros urbanos. As metrópoles, cidades grandes, com imensa densidade populacional, são conhecidas desde a antiguidade, mas somente no século XX tomaram as proporções que conhecemos hoje. Como exemplo de metrópoles brasileiras, temos São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Em outros países, podemos citar Tóquio, Nova Iorque, Cidade do México, Paris e Londres.

- REGIÃO METROPOLITANA: são as áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si, exercendo uma relação de dependência estrutural. Por exemplo, a região metropolitana de Porto Alegre, onde a metrópole exerce influência funcional, econômica e social sobre o municípios menores, os quais estão interligados a ela.

OBS.: a partir da organização metropolitana é que surgem as Conurbações.

CONURBAÇÃO: unificação urbana de cidades devido ao crescimento demográfico, ou seja, é a “integração” das cidades com seus arredores.

- METRÓPOLES REGIONAIS: cidades que possuem maior importância regional;
- METRÓPOLES NACIONAIS: as cidades consideradas mais importantes do país;

- MEGALÓPOLE: é uma grande região urbana formada por diferentes metrópoles conurbadas, ou em processo de conurbação. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. Apresentam problemas como esgotamento dos serviços e bens públicos, redução da sensação de segurança, especulação imobiliária e pressão ao meio ambiente. Por outro lado, são focos de investidores nos setores de serviços, comércio e indústria.

ENTÃO, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE METRÓPOLE E MEGALÓPOLE? Metrópole  é uma grande cidade, a qual possui mais de 1 milhão de habitantes e que têm alta concentração econômica, já a Megalópole  é a conurbação  de várias metrópoles. Por exemplo, nos EUA existe a Megalópole de BosWash que é a região que  vai de Boston a Washington, incluindo grandes metrópoles como Nova York, Filadélfia e Baltimore.

- MEGACIDADES: são cidades que têm mais de 10 milhões de habitantes, segundo a classificação da ONU. Atualmente, de acordo com a ONU, há 28 megacidades no mundo e, juntas, abrigam 453 milhões de habitantes. Dezesseis delas estão localizadas na Ásia. Quatro na América Latina, três na África e Europa. Conforme a ONU, até 2030, a quantidade de megacidades passe para 41.

- CIDADES GLOBAIS: também são chamadas de cidades mundiais. São cidades grandes e de intensa influência econômica, política e cultural. O conceito foi introduzido por Saskia Sassen em 2011, para determinar o caráter global de Londres, Nova Iorque e Tóquio na obra "The Global City". Conforme Saskia, o fenômeno da globalização criou e facilitou locais geográficos estratégicos conforme a hierarquia de suporte ao funcionamento das finanças e do comércio. A abrangência globalizada é o que diferencia as cidades globais das metrópoles. As cidades globais são classificadas em três níveis, o alfa, o beta e  gama. A classificação obedece o critério de conectividade internacional.

FONTE:
https://www.todamateria.com.br/metropole-e-megalopole/
https://beduka.com/blog/exercicios/geografia-exercicios/exercicios-sobre-geografia-urbana/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-cidades.htm

ATIVIDADES:

1- Centros urbanos como Londres, São Paulo e Nova York têm como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços. Por esse motivo, funcionam como polos atrativos de população interessada nessas características.
A que tipo de cidade refere-se o fragmento acima?
(A) Comerciais
(B) Industriais
(C) Planejadas
(D) Portuárias
(E) Religiosas

2- A cidade do Rio de Janeiro recebe todos os anos milhares de pessoas de diversas partes do país e do mundo. O estado atrai muitos visitantes por sua beleza natural (possui uma costa com 635 quilômetros de extensão banhada pelo oceano Atlântico), além de eventos como o carnaval. A importância histórica da cidade também é considerada, tendo em vista que o Rio de Janeiro tem mais de quatrocentos anos e foi sede do Império e capital da República.
Em que classificação se encaixa a cidade do Rio de Janeiro?
(A) Cidade religiosa
(B) Cidade comercial
(C) Cidade industrial
(D) Cidade turística
(E) Cidade religiosa

3- A respeito das características das cidades, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
(A) De acordo com sua origem, as cidades podem ser classificadas em naturais ou planejadas.
(B) Cidade e município são sinônimos que representam aglomerações de seres humanos. Estão presentes em quase metade dos países do globo.
(C) As cidades são construções sociais que promovem significativas modificações na paisagem e nas relações entre as pessoas e o espaço natural e entre os próprios indivíduos.
(D) As cidades resultam do trabalho físico e mental humano, ou seja, são um espaço produzido pelo homem.
(E) As cidades diferem-se quanto à história, importância econômica e política, permitindo, assim, categorizá-las em relação à sua função e grau de influência.

4- As metrópoles e suas regiões metropolitanas, em linhas gerais, consolidam-se a partir de uma cidade-núcleo principal e as cidades-satélites a ela interligadas econômica, estrutural e socialmente. Quando essa interligação é observada sob o aspecto da contiguidade espacial geográfica, dá-se o nome de:
(A) Continuidade urbana
(B) Urbanização
(C) Metropolização
(D) Conurbação
(E) Integração territorial

5- No mapa abaixo, podemos observar a representação de um dos maiores eixos econômicos e populacionais do mundo, chamado de “BosWash”, que aglomera estruturalmente importantes centros urbanos dos Estados Unidos, incluindo várias Cidades Globais.
Eixo BosWash, Estados Unidos * Título: Bos-Wash
* Créditos da imagem: Bill Rankin / Wikimedia Commons

Na referida representação cartográfica, temos um dos principais exemplos internacionais de:
(A) Megalópole
(B) Região metropolitana
(C) Conjunto metropolitano
(D) Macrometrópole
(E) Metápole

6- As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:
(A) Possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
(B) Apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
(C) Serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
(D) Não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário