segunda-feira, 8 de junho de 2020

LÍNGUA ESPANHOLA - ENSINO MÉDIO

PROF. BERNADETE

PLURAL DE LOS SUSTANTIVOS (NOMBRES)

Quando um substantivo termina em vogal (a, e, i, o, u) o plural é formado apenas adicionando-se um -s.
Chico – chicos
Coche – Coches
Casa – casas
Padre – Padres

Quando termina em consoante adicionamos -es.
Árbol – Árboles
Universidad – universidades
Color –  Colores                                                                                                                Conversación – conversiciones

Se termina em z, o plural se forma substituindo z por -ces.
Pez – peces
Voz – voces
Nariz – narices
Lombriz – lombrices

Se falamos de um grupo com palavras de gênero masculino e feminino, no plural usamos o masculino:
el amigo y la amiga = los amigos

Alguns nomes são o resultado da combinação de duas palavras e sua forma não se altera no plural. Sabemos se é singular ou plural pela forma do artigo.
El abrelatas – los abrelatas
El paraguas – los paraguas
El sacacorchos – los sacacorchos

Exercícios
1. Lápiz
2. Ciudad
3. Canción
4. libro
5. María y Juan son
de Ana.

Respuestas
1. Lápices
2. Ciudades
3. Canciones
4. Libros
5. Los hijos

Sujeto                           Complemento Directo            Complemento Indirecto
Yo                                  Me                                             Me
Tú                                  Te                                              Te 
Él/ella/ud                        Lo/ la (Le )                                Le (se ) 
Nosotros/as                    Nos                                           Nos
Vosotros/as                    Os                                             Os 
Ellos/ ellas/uds               Los/ las (Les )                           Les (se )

a) O Complemento Indirecto substitui pessoas e sempre fica depois da preposição A ou PARA.
O pronome utilizado para a terceira pessoa do singular e do plural é: LE (singular) e LES (plural)
• Yo doy un libro a Juan. Yole doy un libro
   Yo doy un libro a Juan y María. Yo les doy un libro.

b) O Complemento Directo substitui coisas.
O pronome utilizado para a terceira pessoa do singular e do plural é:
LO (masculino/singular),
LA (feminino/singular),
LOS (masc./plural),
LAS (fem./plural).

• Yo compro un libro: Yo lo compro.
• Tú ves la televisión: Tú la ves.

(* O Complemento Directo é introduzido pela preposição A quando se refere a uma pessoa ou animal).

Yo doy a Juan el libro     -    Yo se lo doy                                                                                (LE )  (LO )Yo doy a los niños caramelos  -    Yo se los doy

Ordem dos pronomes
Os pronomes pessoais sempre estão na frente do verbo conjugado, primeiro o complemento indirecto e depois o complemento directo.

NOTA: Em espanhol é costume repetir o complemento indirecto de persona para dar ênfase ou evitar confusões:
Le doy un libro a Pedro (le/a).

Exercícios
Substitua os objetos direto e indireto pelos pronomes corretos, de acordo com os exemplos:

Juan y Miguel compran flores a la profesora:
Juan y Miguel se las compran.

¿Juan compra regalos a sus hijos?
Sí, él se los compra.

1. ¿La profesora explica el ejercicio a sus alumnas?
Sí, ella __________ explica.

2. El camarero os trae la comida a vosotros.
El camarero __________ trae.

3. ¿María hace la comida a su madre?
Sí, ella _______________ hace.

4. ¿Vuestros padres os compran regalos?
Sí, ellos ___________ compran.

5. La abuela cuenta historias a sus nietos.
La abuela __________ cuenta.

Respuestas:
1. Sí, ella se lo explica.
2. El camarero nos la trae.
3. Sí, ella se la hace.
4. Sí, ellos nos los compran.
5. La abuela se las cuenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário