terça-feira, 16 de março de 2021

LITERATURA - ENSINO MÉDIO

DIGA SE É ALUNO CADASTRADO DO NEEJA E DEIXE SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÕES.

PROF. BERNADETE

POESIA E VERSIFICAÇÃO

A composição literária pode assumir duas formas: a prosa e a poesia

Prosa é a linguagem direta, usual, o veículo comum de comunicação do pensamento. Nela predomina a denotação.

Poesia é a linguagem subjetiva, emotiva, que apresenta um certo ritmo, e a predominância da linguagem figurada, da conotação.

   É muito difícil definir poesia. É uma criação rítmica e melódica, de conteúdo emotivo e lírico. Portanto, pode existir poesia mesmo num texto em prosa.

Exemplos: “Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba: verdes mares que brilhais, como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros”

José de Alencar, Iracema.

Poderíamos até dispor o texto em forma de versos livres.

“Verdes mares bravios (6)

Nas frondes da carnaúba (7)

Aos raios do sol nascente (7)

De minha terra natal (7)

Verdes mares que brilhais (7)

Perlongando as alvas praias (7)

Onde canta a jandaia (6)

Como líquida esmeralda (7)

Ensombradas de coqueiros” (7)

No texto poético predomina a linguagem emotiva, conotativa, com imagens, sugestões, metáforas, imitações sonoras, ritmo.

Versificação é a arte de fazer versos.                                                                    

Verso é a unidade rítmica de um poema e corresponde a uma linha de uma estrofe.

Estrofe é um agrupamento de versos.

Estribilho (refrão) é um verso que se repete ao fim das estrofes ou uma estrofe que se repete no poema.

Poema é o agrupamento de estrofes ou versos.

Metro (métrica) é a medida do verso (quantidade de sílabas poéticas). De acordo com o número de sílabas o verso pode ser:

Monossílabo (1), dissílabo (2), pentassílabo ou redondilha menor (5), hexassílabo (6), heptassílabo ou redondilha maior (7), decassílabo (10), hendecassílabo (11), dodecassílabo ou alexandrino (12), etc.

Escansão é a contagem das sílabas poéticas, que diferem das sílabas gramaticais.

Rima é semelhança de sons no final ou interior dos versos. (pranto/ espanto). As rimas podem ser ricas (classe gramatical diferente) ou pobres (mesma classe gramatical ). Versos brancos, quando não há rima, e livres, quando não seguem um esquema métrico.

Soneto é um poema de forma fixa, que surgiu em meados do século XV. Dos poemas de forma fixa, é o que mais tem sido praticado, até hoje, por grandes poetas, em vários idiomas. Compõe-se de quatro versos, distribuídos em duas quadras (quartetos) e dois tercetos.

 

Soneto da Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento

Antes e com tal zelo e sempre, e tanto.

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento.

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao se pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure.

Quem sabe a morte, angústia de quem vive.

Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama.

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

Exercícios:

A)   Faça a escansão do poema “Soneto da Fidelidade”

Siga o modelo:  De/ tu/do ao/ meu/ a/mor/ se/rei/ a/ten/to (10)

An/tes /e /com /tal/ ze/lo e /sem/pre, e/tan/to (10)

B)   Quantos versos tem o poema?

C)   Quantas estrofes?

D)   Se há rima, quais as palavras que rimam?

E)   Por que o poema é considerado um soneto?

F)   Quanto a escansão, os versos são chamados de?

Nenhum comentário:

Postar um comentário