segunda-feira, 30 de setembro de 2019

LITERATURA

1. Entre as obras mais comentadas do Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A Retirada da Laguna e, principalmente, o romance:

(A) A Moreninha;
(B) Inocência;
(C) Clarissa;
(D) Rosa;
(E) A Escrava Isaura

2. Em relação à obra Memórias de um Sargento de Milícias pode-se afirmar que:
(A) contraste entre o bem e o mal próprio dos romances românticos desaparece na figura do ator herói;
(B) personagem Leonardo nasce malandro feito, como em Macunaíma;
(C) Leonardo adquire as características da malandragem por força das circunstâncias;
(D) panorama traçado pelo autor é limitado espaço em que as ações se desenvolvem;
(E) panorama traçado pelo autor é ampliado espaço em que as ações se desenvolvem.

3. O gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do:
(A) movimento realista
(B) movimento árcade
(C) movimento romântico
(D) movimento barroco
(E) movimento naturalista

4."A situação de ..... relativamente à Literatura Brasileira lembra a de Gil Vicente na Literatura Portuguesa: seu teatro parece tão espontâneo quanto o do dramaturgo quinhentista. A peça Juiz de paz na roça pode ser considerada, por isso, o nosso Monólogo do vaqueiro".
No fragmento acima, o crítico Massaud Moisés comenta o grande expoente do teatro romântico brasileiro, que é:
(A) Gonçalves Dias.
(B) Gonçalves de Magalhães.
(C) Martins Pena.
(D) Dias Gomes.
(E) Artur Azevedo.

 5.O tema do excerto abaixo relaciona-se à representativa tendência de um determinado estilo literário. Assinale, então, a opção cujos autores pertencem à tendência e ao estilo em questão:
"Amei-te sempre: – e pertencer-te quero
Para sempre também, amiga morte.
Quero o chão, quero a terra - esse elemento
que não se sente dos vaivéns da sorte."

(A) Casimiro de Abreu, Visconde de Taunay, José de Alencar.
(B) Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire.
(C) Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama.
(D) Castro Alves, Gonçalves Dias, Manuel Antônio de Almeida.
(E) Gregório de Matos, Padre Vieira, Bernardo Guimarães.

6. Sobre José de Alencar é correto afirmar:
(A) Focaliza, em suas personagens, os traços mais objetivos dos caracteres, em termos de paixões, virtudes e defeitos morais, pelos quais a sociedade é frequentemente responsabilizada, como se vê, por exemplo, em Lucíola.
(B) Alcança sua maior glória com o romance histórico, que lhe deu oportunidade de pesquisar fielmente o passado nacional e fugir da observação da vida contemporânea, cujo aspecto urbano sempre evitou retratar.
(C) Mesmo sem abandonar definitivamente as soluções românticas para os problemas dos heróis, revelou grande capacidade de denunciar certos aspectos profundos da realidade social e individual, e, nesse sentido, pode ser considerado um precursor de Machado de Assis.

7. (PUC-MG) Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:
(A) "(...) No Guarani o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas..."
(B) "(...) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade."
(C) "(...) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação."
(D) "(...) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança."
(E) "(...) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz."

8. (FUVEST-SP) "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
(A) barrocos.
(B) arcádicos.
(C) românticos.
(D) simbolistas.
(E) parnasianos.


OBS: As respostas estão em negrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário