segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ATIVIDADES HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL

1- Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
(A) Inglaterra e França
(B) Holanda e Itália
(C) Portugal e Espanha
(D) Alemanha e Noruega

2- Oceano que os portugueses atravessaram para chegar às terras onde hoje é o Brasil.   
(A) África
(B) Portugal
(C) Ceuta
(D) Atlântico

3- Segundo nome do navegador que chegou à América em 1492.
(A) Cabral
(B) Gama
(C) Colombo
(D) Cortez

4- País pioneiro nas Grandes Navegações:
 (A) África
 (B) Portugal
 (C) Ceuta
 (D) Atlântico

5- Portugal exerceu sobre a exploração do ouro controle maior do que aquele exercido no açúcar criando mecanismos de controle e fiscalização. Associe as colunas:
1-             Capitação
2-             Derrama
3-             Quinto
4-             Casa de Fundição
(          ) 20% do ouro extraído nas minas.
(          ) local onde o ouro em pó era transformado em ouro em barras.
(          ) local onde se gravava o selo real no ouro.
(          ) punição caso não se conseguisse arrecadar cem arrobas de ouro na região.
(          ) imposto cobrado de acordo com a quantidade de escravos que trabalhavam nas minas
(A) 4 – 4 – 3 - 1 – 2
(B) 3 – 4 – 3 - 2 – 1
(C) 2 – 4 – 4 – 3 – 1
(D) 3 – 4 – 4 – 2 – 1
(E) 1 – 3 – 4 – 2 – 1

6- Relacione as colunas levando em consideração informações sobre o Brasil Colônia.
1-             Exploração do Pau-brasil
2-             Exploração do Açúcar
3-             Extração do Ouro

(      ) ação litorânea envolvendo a mão-de-obra indígena.
(      ) aguçou o interesse holandês no Brasil, propiciando a invasão batava no Nordeste.
(      ) produção vinculada à existência de latifúndios.
(     ) deslocou o eixo de atenção do Nordeste para o Sudeste e estimulou atividades econômicas em outras regiões do país.
(      ) a organização visava à monocultura para exportação.
Assinale a sequência correta da 2ª coluna:
(A) 1 . 3 . 2 . 2 . 3
(B) 2 . 2 . 3 . 3 . 1
(C) 1 . 2 . 2 . 3 . 2
(D) 2 . 1 . 2 . 3 . 2
(E) 3 . 3 . 1 . 2 . 2

7- No período colonial fazia parte da administração nas câmaras das vilas os chamados “homens bons”. O homem-bom era:
(A) Explorador de minas de ouro e de diamantes.
(B) Dono de escravos.
(C) Proprietário de terras e escravos, branco e cristão.
(D) Homem  considerado de bom caráter .
(E) Qualquer homem livre.

8- O território colonial foi dividido em 14 lotes de tamanhos diferentes. A administração de cada capitania foi oferecida a nobres portugueses, que passavam a ter o título de capitães donatários. Para tornar o cargo mais atrativo, o governo determinou que o território e o título de capitão seriam hereditários.
 O trecho acima se refere às:
(A) Capitanias hereditárias.
(B) Sistema administrativo.
(C) Cartas de Doação.
(D) Sistema de governo.
(E) Governo Geral

9- Em se tratando do problema da escravidão no Império do Brasil, pode-se dizer que, de 1845 a 1850, o governo de Dom Pedro II começou a ter grandes problemas com os ingleses por conta de uma lei promulgada na Inglaterra. Essa lei conduziu o Brasil a aprovar também uma lei, em 1850, que resolvesse parcialmente o problema relacionado com o sistema escravista. Essas leis, a inglesa e a brasileira, eram, respectivamente:
(A) Lei do açúcar e Lei do Ventre Livre.
(B) Bill of Rights e Lei dos sexagenários
(C) Lei do chá e Lei Áurea.
(D) Homestead act e Lei José Bonifácio
(E) Bill Aberdeen e Lei Eusébio de Queiroz

10- A imagem abaixo retrata um italiano que lutou na Revolução Farroupilha e na Unificação Italiana.

Essa imagem é de:
(A) D. Pedro II
(B) Karl Marx
(C) Giuseppe Garibaldi
(D) Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira

11- A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai)
Para a guerra contra o Paraguai, os países que se uniram para formar a Tríplice Aliança foram
(A) Brasil, Argentina e Inglaterra
(B) Brasil, Argentina e Uruguai
(C) Brasil, Uruguai e Bolívia
(D) Argentina, Uruguai e Bolívia.

12- "O Brasil é o café e o café é negro." Essa frase se aplica à economia do século XIX, que pode ser relacionada com:
(A) Trabalho livre – latifúndio – demanda do mercado interno
(B) Escravidão – latifúndio – demanda do mercado externo
(C) Imigração – latifúndio – Região Nordeste
(D) Escravidão – pequenas propriedades – Região Norte
(E) Trabalho assalariado – médias propriedades – Região Sul

13- Os principais produtos de exportação do Segundo Reinado (1840-1889) foram agrícolas, colocando-se sempre em primeiro lugar o(a):
(A) Açúcar           
(B) Erva-mate              
(C) Café
(D) Trigo              
(E) Arroz

14- O período monárquico no Brasil costuma ser dividido em três momentos distintos: Primeiro Reinado (1822-1831); Regências (1831 1840) e Segundo Reinado (1840-1889). Sobre as principais questões que marcaram esses momentos, assinale a alternativa incorreta.
(A) A Guerra do Paraguai marcou o Primeiro Reinado e foi a grande responsável pelo enfraquecimento do poder de D. Pedro I, resultando na Independência do Brasil.
(B) A primeira etapa da monarquia brasileira teve dificuldades para se consolidar, o Primeiro Reinado foi curto e marcado por tumultos e conflitos entre D. Pedro I - que era português com os brasileiros.
(C) A primeira Constituição Brasileira foi outorgada em 1824, por D. Pedro I.
(D) A segunda etapa da história do Brasil monárquico inicia-se em 1831, com a renúncia de D. Pedro I em favor do filho Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos de idade.
(E) O terceiro momento da monarquia no Brasil inicia-se com o reinado de Dom Pedro II, período marcado pela centralização do poder de um lado e pelas disputas político partidárias entre liberais e conservadores, de outro.

15- Associe os períodos da História do Brasil Império, listados na Coluna A, às características que os identificam, indicadas na Coluna B.
Coluna A
1 – Primeiro Reinado (1822 a 1831)
2 – Período Regencial (1831 a 1840)
3 – Segundo Reinado (1840 a 1889)
Coluna B
(     ) Período conturbado, caracterizado pelas lutas entre restauradores, exaltados e moderados, assim como pelas rebeliões provinciais que colocaram em risco a integridade territorial e política do País.
(     ) Caracterizou-se por ser um período de transição, marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política, com a divisão do Partido Brasileiro em duas facções: a conservadora e a liberal.
(     ) Período em que a economia passou a ter o café como produto fundamental e foram realizados alguns reforços industrializadores, dentre os quais, um dos mais importantes, aquele empreendido pelo Barão de Mauá.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
(A) 1 – 2 – 3
(B) 3 – 2 – 1
(C) 2 – 3 – 1
(D) 3 – 1 – 2
(E) 2 – 1 – 3

16- A primeira constituição brasileira (1824) estabelecia, entre outros fatores, a existência de quatro poderes. Aquele que era exercido exclusivamente pelo imperador era o Poder:
(A) Legislativo.
(B) Judiciário.
(C) Executivo.
(D) Moderador.
(E) Republicano.

17- O sistema de capitanias hereditárias não produziu os efeitos esperados pela Coroa portuguesa em razão de alguns fatores:
I- Não havia na colônia um órgão governamental para auxiliar na administração.
II- A comunicação com a metrópole era muito precária e difícil.
III- Não havia mão de obra disponível.
IV- Havia o receio de investir em uma região desconhecida.
V- Não havia capital disponível para investir.
Após a leitura do exposto acima,  assinale a alternativa correta:
(A) I, II, III, IV.
(B) II, III, IV, V.
(C) I, III, IV, V.
(D) I, II, III, IV, V.
(E) Nenhuma alternativa está correta.

18- Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:
(A) Declarar a libertação dos escravos;
(B) Anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
(C) Decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
(D) Proibir a entrada de produtos ingleses na colônia;
(E) Iniciar a política da imigração.

19- Assinale a alternativa que não contém uma característica referente ao período do Segundo Reinado (1845 - 1889):
(A) Fim do tráfico negreiro;
(B) Elaboração da primeira Constituição brasileira;
(C) Domínio do café no quadro das exportações brasileiras;
(D) Início da propaganda republicana;
(E) Participação na Guerra do Paraguai.

20- "Como não há poder político sem a vontade de Deus, todo governo, seja qual for sua origem, justo
injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado; revoltar-se contra ele é cometer sacrilégio." (Jacques Bossuet)
A citação acima demonstra que:
(A) O governo, através de seu representante, deve atender aos anseios da comunidade;
(B) A escolha do governante deve obedecer à vontade de Deus;
(C) O povo é livre para escolher o chefe da nação;
(D) O poder do governante está baseado na Teoria do Direito Divino;
(E) O governo deve ser constitucional, para ser considerado legítimo.

21- Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
(A) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
(B) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
(C) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
(D) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

22- Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
(A) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
(B) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
(C) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
(D) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.

23- Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
(A) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
(B) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
(C) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
(D) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.

24- Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
(A) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
(B) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
(C) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
(D) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar.

25- A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
(A) Presença de petróleo no território; mão de obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
(B) Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
(C) Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão de obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
(D) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão de obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

26- Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
(A) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
(B) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
(C) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
(D) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.

27- O translado do governo português para o Brasil (1806) decorreu, entre outros fatores:
(A) Da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
(B) Da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
(C) Da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
(D) Das imposições do Tratado de Methuen sobre Portugal;
(E) Do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.

28- "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
(A) As Monarquias Constitucionais.
(B) Ao Despotismo Esclarecido.
(C) As Monarquias Parlamentares.
(D) Ao Regime Social-Democrático.
(E) Aos Principados ítalo-germânicos.

29- Verifique se as seguintes características associadas ao Iluminismo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
(      ) A defesa do absolutismo monárquico.
(      ) A busca pelo conhecimento com base na razão.
(      ) As críticas aos privilégios do clero e da nobreza.
(      ) A defesa dos direitos naturais do homem.
(A) F, V, V e F
(B) V, F, V e V
(C) V, V, F e F
(D) F, V, V e V

30-  Sobre a charge “Despertar do terceiro estado”, analise se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(      ) O homem no chão representa as camadas populares e está se livrando das correntes que o aprisionam.
(    ) Pertence a um grupo social desfavorecido e se mostra disposto a reagir contra as condições de vida precárias.
(      ) Os homens em pé, pertencentes à nobreza e o clero, são grupos prejudicados pelo Antigo Regime.
(      ) O nobre e o padre estão apavorados ao perceber a reação do homem no chão.



(A) F, V, V e V
(B) V, F, V e F
(C) V, V, F e V
(D) F, V, F e V


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